TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOLOGIA ORAL ODONTOLOGIA

Exames: BIOLOGIA ORAL ODONTOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 11

Ação anticariogênica

A ação anticariogênica está diretamente relacionada à presença de flúor na sua composição. Existem diversos materiais com essa propriedade, representados pelos cimentos de ionômero de vidro, algumas resinas compostas, alguns amálgamas dentários, e os mais recentes materiais chamados "inteligentes". A presença de flúor no material é fundamental para sua ação anticariogênica, e vários estudos demonstraram que, além da propriedade de liberar flúor, é interessante ressaltar que tal material seja capaz de reincorporá-lo para, posteriormente liberá-lo. Desses materiais, o ionômero de vidro é o mais efetivo na prevenção da cárie. De importância semelhante, alguns fatores inerentes ao paciente e ao material restaurador influenciam tanto na efetividade do mecanismo de ação do flúor quanto no tempo e quantidade liberada.

Ação letal contra micro-organismos

O uso de substâncias químicas antissépticas para a redução ou eliminação do biofilme dental é recomendado para pacientes com dificuldades operacionais frente ao controle mecânico. Elas estão incorporadas em dentifrícios ou em soluções para bochechos, os enxaguatórios ou colutórios. As propriedades de um antisséptico ideal incluem: estabilidade, baixa tensão superficial, poder germicida e letal em baixas concentrações, ausência de toxicidade e poder de penetração. No entanto, nenhum produto disponível no mercado possui todos os requisitos acima citados, o que justifica os efeitos colaterais ou a pouca eficiência apresentada por alguns.

Várias substâncias antimicrobianas são utilizadas sob a forma de enxaguatórios: fluoreto de sódio, cloreto de cetilpiridínio, triclosan, timol, clorexidina, tirotricina, dentre outras.

O cloreto de cetilpiridínio, presente nas marcas comerciais Cepacol e Oral B, é um composto monovalente, catiônico, tenso ativo e pertence ao grupo dos compostos quaternários de amônia (MENDES et al., 1995). É mais efetivo contra Gram-positivos, provocando da permeabilidade celular e rompimento da parede celular bacteriana. O uso prolongado dessa substância pode causar sensação de queimação, descoloração dos dentes, ulcerações recorrentes e aumento da formação do cálculo.

clorexidina é uma bisguanida catiônica, disponível principalmente na forma de sais de digluconato. Apresenta amplo espectro sobre as bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, fungos e leveduras. Diminui significativamente a placa, pois afeta a aderência microbiana, aumenta a permeabilidade celular por meio do rompimento da bactéria ou age através da coagulação e precipitação dos seus constituintes citoplasmáticos. Pode ser utilizada em concentrações de 0,12%, 0,2% e 2%, sendo a clorexidina a 0,12% a mais indicada, devido à associação da eficácia contra os microrganismos e a diminuição dos efeitos adversos, quando

comparada com soluções mais concentradas

O triclosan é um fenol sintético, não iônico, de baixa toxicidade, e não provoca desequilíbrio na cavidade bucal (SABA-CHUJFI et al., 1998; GEBRAN; GEBERT, 2002). Tem amplo espectro bacteriano, sendo eficaz contra Gram-positivos e Gram-negativos, demonstrando efetividade também contra Mycobacterium e principalmente bactérias anaeróbias, assim como esporos e fungos da espécie Candida. Sua ação ocorre pela lise da membrana citoplasmática do microorganismo. O triclosan pode ser encontrado associado ao copolímero gantrez0,2% (metoxietileno mais ácido maléico). Essa associação é realizada para aumentar a sua presença na cavidade bucal, devido à baixa substantividade apresentada pelo antisséptico de ação sobre bactérias Gram negativas eleveduras.

A tirotricina (gramicidina 20 a 25% etirocidina cerca de 60%), presente no enxaguatório Malvatricin, é oriunda do Bacillusbrevis. A depender da concentração, pode ter ação bacteriostática ou bactericida. Atua sobre bactérias Gram-negativas e tem ação tópica duradoura O enxaguatório também apresenta extrato de malva além de outros componentes em sua composição, existindo formulações sem tirotricina.

O enxaguatório comercialmente denominado Listerine está na categoria dos óleos

essenciais, sendo composto por timol, eucaliptol, mentol e salicilato de metila. Age lesando a parede celular bacteriana, inibindo os sistemas enzimáticos e diminuindo os lipopolissacarídeos e o conteúdo protéico da placa bacteriana. Possui baixa substantividade. Sensação de queimação, gosto amargo, manchas nos dentes e injúrias ao tecido bucal constituem seus efeitos colaterais. O peróxido de hidrogênio, presente no enxaguatório Peroxil, é um agente oxidante, que atua sobre a membrana lipídica e no DNA, sendo ativo contra micro-organismos anaeróbios. Apresenta como efeitos colaterais o desequilíbrio da microbiota oral, queimaduras e irritação dos tecidos bucais.

No Brasil, os enxaguatórios bucais são classificados como produtos de higiene pessoal

e cosméticos. As formulações que apresentam indicações específicas como antissépticos, antiplaca e de uso infantil são classificadas como produtos de grau 2 e demandam a comprovação da sua segurança e eficácia antimicrobiana.

Sensibilidade Dentinária

A sensibilidade dentária tem sua origem na exposição da dentina (parte do dente que recobre o nervo), devido à perda do esmalte ou à retração gengival. As mudanças de temperatura e certos alimentos (ácidos ou doces) podem causar hipersensibilidade. A dor geralmente desaparece depois de algum tempo.

Ilustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa gengival, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. Abaixo está uma ilustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio:

O que se pode fazer?

Se a sensibilidade for causada por cárie, pode-se restaurar o dente. Se a causa for gengivite, o dentista pode fazer uma profilaxia completa da área afetada. Contudo, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento para a redução da sensibilidade requer vários procedimentos tanto em consultório como em casa.

Procedimentos em consultório:

• Aplicação de verniz de flúor nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com