TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINCAR FAZ - DE - CONTA

Ensaios: BRINCAR FAZ - DE - CONTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 3

BRINCAR FAZ – DE - CONTA

O faz – de – conta é marcado por um dialogo que a criança estabelece com seus parceiros e mesmo com bonecos. Ele requer constante negociação de significados e de regras que regem uma situação conforme as crianças assumem papeis, o que faz com o que desenrolar do enredo construído pelas interações das crianças seja sempre imprevisível. Com isso a brincadeira cria novidades.

Por meio do brincar de faz – de - conta, as crianças buscam superar contradições, motivadas pela possibilidade de lidar com o acaso, com a regra e a ficção, e pelo desejo de expressar uma visão própria do real, embora por ele marcada. Na linguagem criada no jogo simbólico, dentro de uma atmosfera, a criança recombina elementos perceptuais, cognitivos e emocionais, cria novos papeis para si e reorganiza cenas ambientais, criando espaço para fantasia.

Ao brincar de faz – de – conta, as crianças, ao mesmo tempo em que desenvolvem importantes habilidades, elas rabalham alguns valores de sua comunidade, examinam aspectos da vida cotidiana, apreendem os matizes emocionais de diferentes personagens, são capturadas por representações sociais sobre determinados eventos.

O jogo de faz – de – conta desenvolve – se a partir das atitudes e desejos dos “ jogadores “ que usam certos objetos na definição de uma situação onde há determinadas regras.

Conforme têm maior experiência de criação de situações imaginadas, as crianças passam a ter maior controle sobre a historia que vai sendo criada, podendo planeja-la, distribuir com maior facilidade os papeis que a compõe, construir cenários para neles brincar. Tais aquisições tornam a brincadeira não só mais complexa, mas muito mais prazerosa, pois ampliam o controle da criança sobre a produção do enredo e consolidam a dimensão da fantasia que ela está desenvolvendo.

Segundo os autores:

Vygotsky (1998) focaliza o contesto social em que a criança está inserida, valorizando-o, pois através da interação e da comunicação dentro de uma situação imaginaria, ela incorpora elementos de seu contesto cultural.

Sendo assim, “as interações da criança com pessoas de seus ambientes desenvolvem- lhe, pois, a fala interior, o pensamento reflexivo e o comportamento voluntario. A brincadeira fornece, pois ampla estrutura básica para mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real, nela aparece a ação na esfera imaginativa numa situação de faz – de - conta” ( OLIVEIRA: 1994:44-45).

De acordo com Vygotsky (1998), o faz- de – conta é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita no plano da imaginação, a capacidade de planejar, imaginar situações lúdicas, o seus conteúdos e as regras inerentes a cada situação. Para este autor, “ a situação imaginaria de qualquer forma de brinquedo já contém regras de comportamento, embora possa não ser um jogo com regras formais estabelecidas a priori. A criança imagina – se como mãe da boneca e a boneca como criança e, dessa forma, deve obedecer às regras do comportamento maternal”. (VYGOTSKY, 1998:124).

Kishimoto (2003) destaca a situação imaginaria e as regras, como elementos importantes na brincadeira infantil, onde, nas situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com