TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA. UM ESPAÇO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR.

Artigos Científicos: BRINQUEDOTECA. UM ESPAÇO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ADRIANA MENDONÇA VASCONCELOS MOTA

ALESSANDRA CAETANO SILVA

MAURIZELIA DIVINA NOGUEIRA

ELIS REGINA DE CARVALHO

MARIA DO ESPIRITO SANTO LIMA DA SILVA FEREIRA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: BRINQUEDOTECA. UM ESPAÇO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR.

Uberlândia

2013

ADRIANA MENDONÇA VASCONCELOS MOTA

ALESSANDRA CAETANO DA SILVA

AMAURIZELIA DIVINA NOGUEIRA

ELIS REGINA DE CARVALHO

MARIA DO ESPIRITO SANTO LIMA DA SILVA FERREIRA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: BRINQUEDOTECA. UM ESPAÇO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Organização do trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Reflexão e Pesquisa; Alfabetização e Letramento; Lucidade e Educação.

Profs. Edilaine Vagula Célia Cabral; Raquel Franco; Rosely Montangnin.

Tutora eletrônica: Telma Silva Ribeiro.

Tutor(a) de sala: Daniela Rodrigues Gomes Carvalho.

Uberlândia

2013

Introdução

A cada dia que passa, as crianças vão mais cedo à escola. As escolas, por sua vez, valorizam-se do aceleramento de seus programas e da objetividade de seus currículos. Encurta-se a infância do ser humano, o período em que a semente brotada começa a desabrochar, vivendo um processo que a transformará em adulto.

A fragilidade dessa pequena plantinha deixa-a totalmente a mercê dos que a cercam.

Infelizmente muitos adultos que convivem e brincam com as crianças não se dão conta da importância de seus gestos e movimentos, limitam-se apenas no achar que o mais importante para a criança é estar limpa, saciada, cuidada e saudável, desconsiderando a brincadeira como promotora da aprendizagem.

É importante ressaltar que desde o primeiro instante da vida uterina e logo após extrauterina, a criança já sofre muitos estímulos sensitivos, começando com o toque e o contato corporal com a mãe. Estes estímulos emocionais devem ser transmitidos com alegria e prazer para que a criança compreenda e sinta que sua chegada e permanência é essencial. Dai então a importância de dar continuidade a este processo de maturação e desenvolvimento com prazer, satisfação, espontaneidade e alegria, e isso acontece através do brincar durante toda a sua infância.

Os jogos e brincadeiras infantis que parecem apenas passatempo, na verdade preparam o terreno para o aprendizado gradativo. E para a prática de todas essas atividade acontecerem é necessário um espaço organizado eadequado onde o professor será o mediador na estimulação para o desenvolvimento da inteligência, pensamento, emoção e ação da criança, e neste contexto a brinquedoteca é um ambiente satisfatório.

Para Kishimoto (1999 apraud SOUSA, 2008, p. 1.)

brinquedoteca e:

Um espaço de animação sociocultural que é encarregado da transmissão da cultura infantil como também pelo desenvolvimento da socialização, interação social e construção das representações infantil. Kishimoto. ( 2008,p.1)

Vale destacar que o surgimento da brinquedoteca fez com mais teóricos e pesquisadores debruçassem suas investigações sobre o lúdico, onde o brincar é uma atitude voluntária e consciente, é uma forma social infantil onde a característica e a imaginação, favorece uma ocasião educativa única para a criança.

Diante dessas reflexões é que a presente proposta de pesquisa do semestre tem como objetivo buscar dados e informações sobre as demandas de brinquedoteca existente nas escolas de educação infantil das redes municipais do nosso município.

A partir desses pressuposto serão apresentadas a seguir a importância de ser ter um espaço lúdico dentro do ambiente escolar.

Desenvolvimento

Brinquedoteca espaço lúdico onde a criança, sente prazer em extravasar suas energias, pensamento e ações sem preocupações com o mundo que a cercam. Esse espaço de exploração infantil, deve ser adequado e atender as etapas de desenvolvimento de cada criança em suas necessidades físicas e intelectuais, expressando assim seus sentimentos, se conhecendo e desenvolvendo suas potencialidades e se socializando com o outro.

Os diferentes propósitos e características das brinquedotecas em sua relevância a educação infantil, torna-se um agente provocador de mudanças, quando se trata do personagem principal que é a criança. A brinquedoteca como espaço lúdico de fantasias e entretenimento e espontaneidade, torna as atividades coletiva ou individual das crianças numa interação mais confiante e segura.

Nesse espaço de construção, interação e transformação das habilidades do desenvolvimento infantil se caracteriza na perspectiva mútua dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com