TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BSC - BALANCED SCORECARD

Artigo: BSC - BALANCED SCORECARD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 9

BSC - BALANCED SCORECARD

ESTUDO DE CASO: EMPRESA APOLLO ASSESSORIA

RESUMO

Para alcançar os objetivos estratégicos é preciso garantir a implementação daquilo que foi planejado. Entretanto, o ambiente externo e interno à organização são dinâmicos, podendo reagir de uma forma não prevista ou ocorrer imposição de mudanças de rumo, para que a organização consiga atingir seus objetivos.

Portanto, é fundamental que haja um método formal para implementação da estratégia e controle da organização rumo aos objetivos estratégicos definidos.

Os sistemas utilizados para isto, são os sistemas de avaliação de desempenho e gestão estratégica, que estabelecem indicadores de desempenho. Estes deverão representar da melhor maneira possível, a estratégia elaborada, os fatores críticos de sucesso e os resultados almejados.

Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo que apresente a contribuição do Balanced Scorecard sob quatro perspectivas: Financeira; Cliente; Processos Internos e Aprendizado e Crescimento, como instrumento gerencial a ser utilizado pelas empresas em sua gestão, tomando como base de estudo de caso, uma empresa de pequeno porte de serviços, especializado no ramo de negociações.

Palavras-Chave: Balanced Scorecard , Gestão e Perspectivas.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. A ORIGEM DO BSC 5

2.1 Objetivos 6

2.2 Componentes do BSC 6

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 6

4. ESTUDO DE CASO: EMPRESA APOLLO ASSESSORIA 7

4.1. Apresentação da Empresa 7

4.2. Visão 7

4.3. Missão 8

4.4. Valores 8

4.5 – Análises SWOT 8

4.6 – Mapa Estratégico 9

4.6.1 Relação de Causa e efeito 10

5. PLANO DE AÇÃO 12

6. CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

Ocorreram diversas mudanças em anos anteriores, nos métodos de avaliação de desempenho empresarial, que baseavam-se apenas em indicadores contábeis e financeiros, e, que com o tempo tornaram-se insuficientes.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma proposta para administração estratégica, em empresas. Desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton ainda na década de 1990, esta proposta tem uma representação equilibrada das medidas financeiras e operacionais, organizando-se com base em quatro perspectivas:

 Financeira

 Cliente

 Processos internos

 Aprendizado e Crescimento

Permite às organizações, utilizarem o desdobramento da estratégia para fazer o seu planejamento. É um sistema baseado em indicadores que impulsionam o desempenho, proporcionando à organização de forma abrangente, visão atual e futura do negócio.

O Balance Scorecard – BSC traduz a visão e a estratégia em objetivos e medidas organizadas nas quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

Segundo Robert Kaplan e David Norton (1997), as quatro perspectivas citadas normalmente são suficientes para a maioria das organizações, porém, não há nenhum impedimento que uma outra perspectiva relacionada com resultados que gerem vantagem competitiva para a empresa, venha a ser incorporada ao BSC.

O trabalho traz um embasamento teórico das quatro perspectivas, objetivando compreender sua finalidade e importância. Realizando um estudo sobre a contribuição do Balanced Scorecard como instrumento gerencial a ser utilizado em uma pequena empresa de assessoria.

A principal finalidade de um sistema de avaliação de desempenho e gestão estratégica é controlar a obediência à estratégia adotada pela organização. Os sistemas de avaliação de desempenho utilizam indicadores financeiros e não financeiros em todos os níveis. (ANTHONY e GOVINDARAJAN, 2001)

As pequenas empresas apresentam-se com bastante destaque no cenário econômico brasileiro, inclusive, por suas histórias de crescimento e, até mesmo, de decadência.

O Balanced Scorecard é um grande avanço rumo à qualidade profissional das pequenas empresas.

Muitas empresas de pequeno porte correm riscos devido à falta de planejamento estratégico na organização. A maneira como é administrada não torna possível a solução de problemas, inviabiliza recursos e gera um ambiente de insegurança sobre os rumos que lhe garantiriam mais estabilidade.

2. A ORIGEM DO BSC

Desenvolvida pelos professores de Harward Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1.992.

Foi criado para uma alternativa às limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho, inicialmente como um sistema de mensuração do desempenho e posteriormente, como um modelo de gestão estratégica.

O Balanced Scorecard significa Indicadores Balanceados de Desempenho.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta que materializa a visão e a estratégia da empresa por meio de um mapa corrente com objetivos e medidas de desempenho, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.Tais medidas devem ser interligadas para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução de riscos ou o aumento de produtividade.(Norton e Kaplan, 1.997, p.24-25; 44)

2.1 Objetivos

 Alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa.

 Viabilizam processos gerenciais críticos, como: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia:

 Comunicar e associar objetivos e medidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com