TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias e parasitas

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

A bactéria Staphylococcus Aureus, também conhecida como Estafilococos aureus é encontrada na pele e fossas nasais de todos, mas que podem causar doenças com infecções leves até as mais graves, como espinhas, pneumonia, furúnculo, meningite, endocardite, síndrome de choque tóxico (maioria em mulheres), terçol, entre outros.

Qualquer lesão mau cuidada, falta de higiene ou alimentos contaminados podem causar essas infecções. Uma vez que a bactéria ultrapassa a pele e entra no sangue, ela pode afetar qualquer órgão se tornando algo grave.

A Escherichia Coli são um grupo de bactérias que atingem o intestino humano e animal. Ela surge quando há contaminação dos alimentos e da água por fezes, depois ingeridos por nós.

Essas bactérias podem se tornar um problema quando começam a passar do intestino para outros órgãos, podendo causar infecção urinária (mais comum), pneumonia, apendicite, artrite, meningite, infecção da vesícula, entre outros. Quando permanecem apenas no intestino elas podem causar diarreias e disenteria.

Por isso, sempre lave bem os alimentos, as mãos e cuidado com a água que irá beber.

Sarcoptes Scabiei é o ácaro causador da escabiose humana popularmente conhecida como “sarna”. Possui um corpo globoso, tem o tamanho cerca de 400um de comprimento, possui uma forma ovoide e possui quatro pares de pernas em uma forma cônica, na extremidade dos dois primeiros pares de pernas existem ventosas que estão fixas á apêndices penducucalados.

Cavam túneis na pele. Climas quentes e úmidos favorecem o parasita a se propagarem. Atacam tanto animais como os humanos. A transmissão ocorre entre os indivíduos que estão contaminados ou por contato com objetos infectados.

O habitat dos Sarcoptes Scabiei é a pele humana onde os parasitas encontram as condições ideais para sobreviverem. Após copularem os machos morrem e enquanto isso as fêmeas penetram nas camadas córneas da pele escavando pequenos sulcos, ou galerias onde depositam seus ovos. Algumas semanas depois as fêmeas morrem e as lavas nascem após o período de incubação aglomerando-se em volta dos folículos pilosos, tornam-se adultas e repetem o mesmo ciclo.

O sintoma clássico da escabiose é a coceira difusa pelo corpo, sendo mais intensa à noite. O período de incubação é de cerca de 6 semanas, em pacientes reinfectados os sintomas podem surgir em 24 horas. As lesões típicas da escabiose são pápulas (pontinhos/bolinhas com relevo), avermelhadas de 1 a 3 cm de diâmetro. As lesões podem ser difusas em locais mais envolvidos são as mãos ( principalmente entre os dedos) pulsos, cotovelos, genitália, joelhos, mamilos, ao redor do umbigo, nádegas, coxas e pés.

O tratamento recomenda-se ao paciente toma banho morno demorado e com sabão próprio para amolecer e retirar as crostas, em seguida, aplicar medicamentos como: Benzoato de benzila (Arcasan/ Escabiol), Deltametrina (Deltacid loção) Tiabendozol (Foldan) ou Monossulfeto de Tetratiltiluram (Tetmosol) durante 3 dias. Em caso de infecção bacteriana acrescenta-se permanganato de potássio à água do banho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com