TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced Scorecard (bsc)

Monografias: Balanced Scorecard (bsc). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO

O “Balanced Scorecard – BSC”, traduzido de forma literal significa algo como

“Indicadores Balanceados de Desempenho”. Foi apresentado inicialmente pelos professores da Harvard Business School, Robert S. Kaplan e David P. Norton, na década de 1990, como um modelo de avaliação e performance empresarial. Evoluiu em seu potencial, pois a aplicação em empresas proporcionou o seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica de organizações de grande, médio e pequeno porte. Pouco tempo após sua criação, o conceito tornou-se amplamente disseminado e aplicado por executivos em todo o mundo.

O BSC alinha os resultados de desempenho da empresa com as metas traçadas,

buscando identificar as falhas. Neste sentido Kaplan e Norton (1997, p. 231) comentam que “A construção de um “Balanced Scorecard” que ligue a missão e a estratégia de uma unidade de negócios a objetivos e medidas explícitos é apenas o começo da utilização do “Scorecard” como sistema gerencial”.

Este trabalho propõe um estudo relativo à aplicação dessa ferramenta de gestão, o “Balanced Scorecard”, como um diferencial estratégico para que a empresa possa avaliar o seu desempenho e favorecer a tomada de decisões mais acertadas.

O trabalho de pesquisa científica se justifica, pois a empresa será capaz de medir como o seu negócio está criando valor e essas informações podem se transformar em decisões que proporcionem à empresa sair na frente de seus concorrentes e ainda obter economicidade e eficiência.

2. Problema

O mundo dos negócios vem sofrendo grandes e constantes mudanças sobre tudo que impactam direta ou indiretamente as finanças das empresas, em um cenário de mudanças contínuas é importante que as corporações acompanhem a evolução do mercado de forma a reestruturar seus processos e capacitar sua equipe para lidar com os novos desafios que a evolução do mercado impõe. Um dos desafios mais difícil de superar é o gerenciamento e administração financeira, tal dificuldade é encontrada, pois a atual velocidade das operações financeiras, assim como novos tipos de operações que surgem continuamente torna o gerenciamento dos recursos da empresa cada vez mais árduo. Entretanto devemos observar que ao passo que o mercado apresenta novas operações, também surgem novas ferramentas para auxiliar os gestores na administração e gerenciamento dos recursos da empresa, neste projeto integrado optamos em apresentar o “Balanced Scorecard” o simplesmente o “Balanced Scorecard”, uma ferramenta da administração moderna que na concepção de muitos administradores dinamizar as ações não apenas de gerenciamento, mas também de tendências. Qual a eficiência do “Balanced Scorecard”, quanto ferramenta de alinhamento estratégico?

3. Estratégia e a Relação com o “Balanced Scorecard”

“O que é estratégia? Não existe uma única definição universalmente aceita. Alguns autores e gerentes usam o termo de maneira diferente; por exemplo: alguns incluem metas e objetivos como parte da estratégia, enquanto outros fazem uma firme distinção entre eles.” (MINTZBERG e QUINN, 1998, p. 19).

A abordagem de estratégia para Thompson Jr. & Strickland III (2000, p.1) define-se como: “Um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa”. É também “o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho”.

Conforme Hitt, Ireland e Hoskisson (2001, p. 179), a estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações, cujo objetivo principal é “ alcançar uma vantagem competitiva através da exploração das competências essenciais em mercados de produtos específicos e individuais”.

De modo similar, Porter (2004, p. 3), define estratégia como um método de defesa das organizações diante desse mercado competitivo, e o grande diferencial da organização está na sua habilidade de lidar com as forças externas que afetam toda a organização.

A definição de estratégia para Mintzberg e Quinn (1998, p. 20) é:

O padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e seqüência de ações de uma organização em um todo coerente. Uma estratégia bem formulada ajuda a ordenar e alocar os recursos de uma organização para uma postura singular e viável, com base em suas competências e deficiências internas relativas às mudanças no ambiente antecipadas e providências contingentes realizadas por oponentes inteligentes.

Uma outra pesquisa chegou a constatação de que pode-se associar estratégia à palavra “como”, pois pelas estratégias determina-se como satisfazer clientes, como vencer a concorrência, como responder as condições variáveis de mercado, como gerenciar cada segmento, como alcançar metas. “Os “comos” da estratégia tendem a se transformar em específicos da empresa, adaptados para a situação própria da empresa e seus objetivos de

desempenho”. (THOMPSON E STRICKLAND III , 2001, p. 22).

Neste sentido o BSC pode ser uma ferramenta estratégica para conhecer o desempenho da empresa e corrigir as deficiências para atingir a eficiência.

3.1 “Balanced Scorecard” Alinhamento Estratégico

Traçar a estratégia empresarial através de indicadores de desempenho estruturados em quatro perspectivas do BSC (Financeira, dos Clientes, dos Processos Internos e de Aprendizagem e Crescimento) proporciona uma avaliação de desempenho que extrapola apenas a mensuração dos dados operacionais, delineando um novo sistema estratégico capaz de criar valor econômico para o futuro.

Segundo Kaplan & Norton (1997) o alinhamento do BSC com a estratégia empresarial inicia-se com a definição da missão e dos objetivos estratégicos do negócio em cada uma das quatro perspectivas. Na seqüência realiza-se uma análise dos fatores críticos de sucesso para o atingimento dos objetivos estratégicos e selecionam-se indicadores de desempenho para obter-se o feedback da implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com