TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanco Patrimonial

Dissertações: Balanco Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 7

BALANÇO PATRIMONIAL

INTRODUÇÃO

Para a Contabilidade o termo técnico CONTA é uma denominação dada aos ELEMENTOS PATRIMONIAIS, isto é, aos BENS, aos DIREITOS, às OBRIGAÇÕES e ao PATRIMÔNIO LÍQUIDO, assim como aos elementos “de resultado”, isto é, às RECEITAS e às DESPESAS.

A Lei 6.404/76 (alterada pela Lei 11.638/07 e 11.941/09) estabelece as regras a serem observadas para a elaboração do BALANÇO PATRIMONIAL, no que tange ao conteúdo de cada GRUPO DE CONTAS DO BALANÇO.

Conforme o art. 177 da Lei 6.404/76, a escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da Legislação Comercial e desta Lei e aos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos, devendo observar os critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o Regime de Competência.

BALANÇO PARIMONIAL

Ativo Passivo

Circulante Circulante

Não Circulante Não Circulante

Realizável a Longo Prazo Total do Passivo

Investimentos Patrimônio Líquido

Imobilizado Capital Social

Intangível Reservas de Capital

Ajustes de Avaliação Patrimonial

Reservas de Lucros

Ações em Tesouraria

Prejuízos Acumulados

Total do Ativo Total do Patrimônio Líquido

O termo “ativo” pressupõe algo positivo, dinâmico, que produz, que gera ou tem capacidade para gerar riquezas no futuro. O termo “passivo” dá uma idéia de negativo, dívidas, obrigações.

ATIVO

A Lei 6.404/76 prescreve que, no Ativo, as contas devem ser dispostas em ordem decrescente de liquidez dos elementos nela registrados, determinando que no ativo, as contas devem encabeçar a lista são as que se convertem mais rapidamente em dinheiro.

Liquidez: refere-se à velocidade e à capacidade com a qual algo pode ser revertido em caixa e deve ser observada por duas óticas: a facilidade de se converter em dinheiro versus perda de valor.

Exemplo: o ouro tem grande liquidez, pois pode ser convertido rapidamente em dinheiro sem que se perca valor. Se uma empresa estiver em dificuldade e resolver vender um imóvel para obter dinheiro, provavelmente precisará reduzir, e muito, seu valor.

ATIVO CIRCULANTE

A Lei 6.404/76 prescreve que no ativo circulante as contas serão classificadas do seguinte modo: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas dos exercícios seguintes.

Análise da trajetória do ciclo operacional:

• Com o dinheiro em caixa ou em bancos, paga-se o fornecedor;

• O fornecedor entrega as mercadorias;

• As mercadorias são vendidas e trocadas por um direito a receber;

• Na data do vencimento, troca-se o direito a receber por dinheiro que retornará ao caixa ou bancos;

• Com o dinheiro em caixa ou bancos é reiniciado o ciclo.

Quando o ciclo operacional completa sua trajetória de 12 meses, todos os recursos envolvidos são classificados como de curto prazo:

 Dinheiro de caixa e bancos;

 Créditos a receber;

 As mercadorias para revenda;

 As matérias-primas brutas que aguardam para serem transformadas em produtos;

 As aplicações de recursos em despesas que beneficiarão o exercício seguinte e outro.s assemelhados.

O Ativo Circulante, para efeito de análise de balanços, corresponde ao Capital de Giro, ou Capital em Giro ou Capital Circulante.

Disponibilidades: na Contabilidade, correspondem aos recursos que estão disponíveis de imediato (dinheiro em caixa e em bancos e aplicações financeiras a curto prazo).

DIREITOS REALIZÁVEIS NO CURSO DO EXERCÍCIO SOCIAL SUBSEQUENTE

Considera-se que são Direitos Realizáveis no Curso do Exercício Social Subseqüente as aplicações de recursos cuja conversão em dinheiro ocorrerá dentro do exercício seguinte ao encerramento do balanço:

• Duplicatas a Receber (clientes), desconsiderando as Duplicatas Descontadas e a Provisão para Crédito de Liquidações Duvidosas;

• Estoque de mercadorias, desconsiderando-se a Provisão para Ajuste do estoque ao Valor de Mercado;

• Aplicações Financeiras;

• Adiantamentos concedidos (saídas de caixa ou bancos cuja utilização dos recursos ainda não foi completada;

• Impostos a Recuperar;

• Benefícios Sociais a Recuperar;

• Bens destinados à venda que tenham sido adquiridos com essa intenção e não utilizados na manutenção das atividades da empresa (veículos, imóveis);

• Outras Contas a Receber, de pequena expressão monetária e que, por isso, não necessitam ser destacadas. Por determinação não podem ser superiores a 10% do grupo de contas a receber.

APLICAÇÕES DE RECURSOS EM DESPESAS DO EXERCÍCIO SEGUINTE

As Aplicações de Recursos em Despesas do Exercício Seguinte são as despesas, e somente despesas, que afetarão o resultado do exercício subseqüente àquele que ocorreu o gasto. Trata-se de uma Antecipação de Despesa, ou seja, uma obrigação a pagar já assumida, por alguma coisa ou serviço cujo fornecimento somente ocorrerá no exercício seguinte: Despesas Antecipadas; Despesas pagas antecipadamente; Aluguéis a vencer; Seguros a vencer, etc.

ATIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com