TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanco Patrimonial

Artigo: Balanco Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

O balanço patrimonial é de extrema importância, é a representação gráfica do patrimônio, nele constam os valores do ativo, do passivo e do patrimônio liquido da empresa em um determinado momento data em que o balanço foi elaborado, ele é uma das principais demonstrações contábeis.

Ativo: Utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos, que formam o patrimônio de uma pessoa/empresa em um determinado momento.

Ativo Circulante: São contas que constantemente estão em movimento, faz parte do capital de giro da empresa caixa, banco, ou itens que são transformados em dinheiro á curto prazo, depósitos bancários e caixa.

Disponível: Caixa, conta em banco em movimento, aplicação de liquidez imediata, cheques em cobrança.

Realizáveis no exercício seguinte curto prazo duplicatas a receber, impostos a recuperar, cheques a receber,adiantamentos a fornecedores e empregados.

Estoque: Matéria prima, material de expediente, produtos acabados, mercadorias.

Despesas apropriáveis no exercício seguinte despesas antecipadas.

Seguros a vencer, encargos financeiros a apropriar, alugueis a apropriar.

Ativo Não Circulante: Neste grupo são incluídos todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da empresa e da sociedade. Investimentos: Ações controladas, ações de outras empresas, importâncias aplicadas na aquisição de imóveis que não sejam para revenda ou destinadas à manutenção das atividades da empresa.

Imobilizado: Moveis e utensílios, veículos, ferramentas, maquinas e equipamentos, edificações.

Intangível: Marcas e patentes, ponto comercial, formulas e processos de fabricação.

Passivo: são obrigações presentes, decorrentes de eventos passados, que se espera que resultem em saídas de caixa futuros. Obrigações com terceiros e patrimônio liquido.

Passivo circulante: Obrigações da empresa, quando se vencerem no exercício seguinte prazo de um ano, como fornecedores, impostos á pagar recolher, salários, empréstimos e financiamentos.

Passivo não circulante: As obrigações da empresa que se vencerem após o exercício seguinte após o prazo de um ano, financiamentos, parcelamento de débitos, credito de empresas coligadas.

Patrimônio Líquido: Diferença entre o ativo e o passivo, chamado também de passivo não exigível ou situação liquida, é a parte que vai avaliar a situação condição da empresa. Representa as obrigações da entidade com os sócios ou acionistas.

Prazo: Para a contabilidade curto prazo significa período de ate um ano e longo prazo o período superior a um ano.

Exigível a longo prazo vencidos após um ano.

Regras basicas

No Ativo, as contas são dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez.

Já no Passivo, as contas são dispostas em ordem decrescente de exigibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com