TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanco Patrimonial Clube Atlético Paranaense

Monografias: Balanco Patrimonial Clube Atlético Paranaense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  1.426 Visualizações

Página 1 de 6

COMO ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE, FOCANDO APENAS A QUESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS?

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA FINANCEIRA DO SISTEMA UNIMED

Um estudo realizado pela Unimed do Brasil, em 2008, estima que, até o final de 2017, se uma operadora de planos de saúde quiser permanecer no mercado, ela precisará ter o montante equivalente a três faturamentos livres em ativos financeiros.

Diante desta perspectiva e dos custos sempre crescentes no segmento de saúde privada, oriundos, principalmente, das mudanças da pirâmide etária e das evoluções tecnológicas na medicina, a Unimed do Brasil promoveu uma reformulação em seus processos com o objetivo de tornar mais efetivo o acompanhamento econômico financeiro das suas filiadas, garantindo, assim, o fortalecimento econômico-financeiro do Sistema Unimed e primando pela sua sustentabilidade.

Dentre as atividades desenvolvidas estão:

- Análise das demonstrações econômico-financeiras das Unimeds, compreendendo todas as peças contábeis exigidas para este segmento;

- Análise trimestral da situação econômico-financeira, por meio do DIOPS (Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Saúde);

- Definição de diagnóstico da situação nas categorias Risco, Alerta ou Normal, com base em indicadores econômicos e financeiros;

- Atuação in loco por meio de visitas técnicas e de assessoria para melhoria de processos e performance, cuja finalidade é a sustentabilidade financeira.

- Capacitação aos profissionais das áreas Contábil e Financeira, de forma presencial em todos os Estados do Brasil.

- Treinamentos de curta duração por meio de videoconferência.

Comitês técnicos

Com foco na sustentabilidade econômica, diversas áreas da Unimed do Brasil possuem comitês técnicos, visando gerar melhores resultados para as Cooperativas.

Os Comitês Contábil e Financeiro, por exemplo, desenvolvem atividades que objetivam a normatização de procedimentos e técnicas para auxílio na gestão e demonstração das informações contábeis e financeiras nas operadoras do Sistema.

Para tanto, são desenvolvidas parcerias com fornecedores de serviços especializados, mediante negociação em nível nacional, de forma a gerar ganhos de escala, com redução de custos e despesas.

Também é mantido um canal de comunicação online, via chat, e-mail e telefone, além de serem disponibilizadas matérias técnicas e modelos em área restrita do Portal Unimed – www.unimed.com.br - a serem utilizadas pelos profissionais do Sistema.

Crescimento econômico-financeiro

Com base nas informações dos Balanços Sociais enviados por 230 Cooperativas à Unimed do Brasil, foi identificado um crescimento econômico em 2010 em relação ao ano anterior, conforme demonstrado nos gráficos abaixo:

Crescimento do faturamento/ingressos

Valores em milhares de Reais

Crescimento da Receita/Ingressos Líquido (os) Operacional (ais)

Valores em milhares de Reais

Crescimento do Valor Adicionado a Distribuir

De acordo com a publicação 2011 do Valor 1000 Maiores empresas, promovido anualmente pelo Jornal Valor Econômico, que analisa as 1.000 maiores empresas em 25 setores diferentes, dentre as 50 maiores organizações que operam planos de saúde, 25 delas são Cooperativas do Sistema Unimed, que, por sua vez, obtiveram, em sua maioria, em 2010, avanço em suas respectivas posições neste ranking em relação ao ano anterior.

Valores em milhares de Reais

Desafio

- Manter a sustentabilidade econômico-financeira do Sistema Unimed frente aos crescentes custos da medicina e a mudança na pirâmide etária.

BALANÇO SOCIAL

Desde o início da década de 20 havia certa preocupação com os aspectos sócio ambientais, no entanto foi a partir da década de 70 na Europa, que a responsabilidade social das empresas se popularizou. O primeiro Balanço Social publicado foi em 1972, na França; onde em 1977 foi tornada obrigatória sua publicação. Já no Brasil, o primeiro Balanço Social foi elaborado em 1984, na Bahia. (IBASE, ) Atualmente o Balanço Social não é uma demonstração obrigatória no Brasil, no entanto a preocupação com os aspectos socioambientais crescem vertiginosamente no meio empresarial, e por conta disso muitas organizações procuram demonstrar suas ações ou projetos sociais e ambientais, para tanto utilizam de uma ferramenta atual e que pode gerar muitos recursos para a empresa futuramente: o Balanço Social.

Segundo o site do IBASE, o balanço social é um demonstrativo que reúne um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. No balanço social a empresa mostra o que faz por seus colaboradores tanto internos como externos, e torna pública a responsabilidade social empresarial, a qual visa unificar a empresa, com a sociedade e com meio ambiente. É utilizada como uma ferramenta que possibilita o usuário daquela informação saber como a empresa se preocupa com o social e com o ambiental. Segundo Tinoco e Kraemer (2004, p. 87):

Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação que visa evidenciar, de forma mais transparente possível, informações contábeis, econômicas, ambientais e sociais, do desempenho das entidades, aos mais diferenciados usuários.

O Balanço Social é uma ferramenta que veio auxiliar as empresas para que possam demonstrar à comunidade como é a interação dela com o meio interno e externo. E como contrapartida, o usuário dessa informação, sabe se a empresa é social e ambientalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com