TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balança Comercial

Seminário: Balança Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Seminário  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

“A balança comercial é o resultado das exportações menos as importações. As exportações e importações são consideradas pelos valores fob, ou seja, livre dos custos internacionais de transporte e seguro.

Com relação ao momento do registro das exportações utiliza-se o Sistema Geral, que leva em consideração a fronteira física de um país. Para as importações utiliza-se o Sistema Especial, ou seja, o momento do despacho aduaneiro (liberação alfandegária) da mercadoria.

A metodologia e cobertura utilizadas na apuração estatística de comércio exterior no Brasil estão baseadas nas recomendações internacionais.” (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX))

“A Balança Comercial é uma das componentes da Balança de Pagamentos de determinado país, onde são registadas as importações e as exportações de mercadorias, nomeadamente bens primários / matérias-primas (bens alimentares, combustíveis, minério...) e bens industriais (equipamentos, veículos...).

Quando o montante das exportações é superior ao montante das importações diz-se que se verifica um superavit comercial. Na situação inversa diz-se que se verifica um défice comercial. Para efeitos de análise e comparação entre diferentes países, é comum efetuar a análise em função do PIB.” (Autor: Paulo Nunes Economista, Professor e Consultor de Empresas)

“Resultado líquido das importações e exportações de mercadorias e serviços relatados na balança de pagamentos.

Para a palavra balança comercial também podem existir outras definições e significados, o significado e definição acima indicados são indicativos não podem ser utilizados para fins médicos e legal ou especial.” (Floriano do Amaral Gurgel)

5 Produtos mais exportados pelo Brasil: Minério de ferro, Aço e ferro Fundido, Petróleo bruto, Soja e produtos derivados, açúcar de cana e café em grãos.

5 Produtos mais importados pelo Brasil: Petróleo bruto, automóveis, óleos combustíveis, autopeças e medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com