TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço De Pagamento

Artigos Científicos: Balanço De Pagamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 12

Balanço de pagamentos, começando a entendê-lo.

novembro 18, 2009

O comércio é uma atividade benéfica para todos os participantes das negociações, através dele é possível adquirir algo que você não possui a custo, do que a contraparte exige em troca. Esse benefício é valido não só para as relações entre pessoas, mas também para os países.

A negociação internacional tem se intensificado nas últimas décadas, entre os países há um crescente volume de transações de bens como: computadores, carros, petróleo, alimentos, máquinas e até mesmo serviço. Para registrar todas essas transações, ocorridas entre os residentes e não residentes de um país, faz-se necessário utilizar uma das maiores ferramentas da economia internacional, o Balanço de Pagamentos (BP).

O resultado do BP é um importante orientador da situação financeira do país, demonstra principalmente sua interdependência econômica em relação ao restante do mundo, bem como suas sub-contas que evidenciam os pontos principais dessas transações. Portanto, serve como referência para a escolha da política econômica do governo.

A idéia inicial da BP surgiu no período mercantilista, com a expansão do comércio internacional, foi gradativamente adotada pelas nações européias na contabilização das contas nacionais (contabilidade nacional). Nesse período foi usado basicamente o modelo de partidas dobradas, recurso posteriormente adotado pela contabilidade empresarial.

Resumidamente, o fluxo do que entra e sai do país está dividido em duas contas: conta corrente e conta de capital. O saldo das transações correntes se refere às transações de bens e serviços realizadas pelos residentes com o exterior, o saldo da balança de capitais se refere ao fluxo de moedas entre o país e o mundo. Semelhante ao modelo de partidas dobradas, a soma de ambas deverá ser igual a 0, pois a saída de um bem (transação corrente) representa a entrada de capital (Conta Capital e Financeira) e vice-versa.

Estrutura do Balanço

1) Transações correntes

1.1) Balança comercial (FOB)

1.1.1) Exportação

1.1.2) Importação

1.2) Serviços e rendas (líquido)

1.2.1) Serviços

1.2.1.1) Receita

1.2.1.2) Despesa

1.2.2) Rendas

1.2.2.1) Receita

1.2.2.2) Despesa

1.3) Transferências unilaterais correntes

2) Conta capital e financeira

2.1) Conta capital

2.2) Conta financeira

2.2.1) Investimento direto

2.2.1.1) Investimento direto do país

2.2.1.1.1) Participação no capital

2.2.1.1.2) Empréstimo entre empresas

2.2.1.2) Investimento estrangeiro direto

2.2.1.2.1) Participação no capital

2.2.1.2.2) Empréstimo entre empresas

2.2.2) Investimentos em carteira

2.2.2.1) Investimento do país em carteira

2.2.2.1.1) Ações de companhias estrangeiras

2.2.2.1.2) Títulos de renda fixa

2.2.2.2) Investimento estrangeiro em carteira

2.2.2.2.1) Ações de companhias do país

2.2.2.2.2) Títulos de renda fixa

2.2.3) Derivativos

2.2.3.1) Ativos

2.2.3.2) Passivos

2.2.4) Outros investimentos

2.2.4.1) Outros investimentos do país

2.2.4.2) Outros investimentos estrangeiros

3) Erros e Omissões

4) Resultado do Balanço

5) Conta de Capitais Compensatórios

5.1) Contas de Caixa

5.1.1) Haveres no exterior

5.1.2) Reservas em ouro

Transações Correntes

Balança Comercial – Se refere à importação e exportação de mercadorias. Caso as exportações sejam maiores que as importações, tem-se um superávit na balança comercial, caso contrário tem-se um déficit na conta.

Free on board (FOB) – as despesas de envio não são consideradas.

Serviços e Rendas – Local onde se contabiliza os serviços pagos e recebidos pelo país, como: fretes, seguros, lucros, juros, royalties, assistência técnica e viagens internacionais.

Transferências Unilaterais – Como o próprio nome diz, é o envio de divisas/mercadorias sem um pagamento em troca. Ocorre por exemplo, quando estrangeiros residentes no país enviam o que economizaram para parentes residentes em sua terra natal.

A soma da balança comercial, de serviços e de transferências unilaterais, resulta no saldo em conta corrente ou balanço de transações correntes.

Conta de Capital e Financeira

Conta de Capital – Onde é registrada a transferência unilateral de capital e a aquisição/alienação de bens que não são financeiros e nem produtivos. Um exemplo é a cessão de marcas e patentes.

Conta Financeira – É o registro das transações com ativos e passivos financeiros, entre os residentes e não residentes de um país. Basicamente, é dividido em investimento direto, como empréstimos e aquisições de empresas no exterior, e investimento em carteira, como a compra de títulos. São considerados na conta outros tipos de investimento, a exemplo dos derivativos, como o direito de compra de títulos.

Algumas análises realizadas sobre o BP

Qualidade da pauta de exportações

É a apuração do que é exportado e importado. Verificando, por exemplo, se são produtos básicos, semimanufaturados ou industrializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com