TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barraca Azul Do Mar

Trabalho Universitário: Barraca Azul Do Mar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  4.561 Palavras (19 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

É impossível negar a importância que o setor de eventos vem tomando com o passar dos anos, essa é uma das atividades com maior crescimento no mundo. Os eventos destacam-se pela capacidade de apresentar bons resultados aos investimentos através das atividades e empreendimentos. O que resulta na geração de emprego e renda e a possibilidade dos países, que têm potenciais naturais e históricos-culturais, de desenvolverem grandes eventos e negócios visando a oportunidade de competir no mercado internacional. Portanto a atividade turística vem ganhando cada vez mais importância no mundo, considerando a sua forte influência para o desenvolvimento econômico e social do país.

São milhares de pessoas indo de um lugar para outro do mundo, utilizando-se dos mais variados meios de transportes. Turismo de lazer, negócios e eventos, assim como visita a amigos e parentes são os principais motivos que levam ao desenvolvimento da atividade turística nos mais variados países, estados ou cidades. Pode-se dizer ainda que o setor de turismo seja um dos mais modernos e atrativos na economia globalizada. É evidente a interação cada vez maior das economias do mundo, fazendo despontar para um aumento dos investimentos públicos e privados. Com o aquecimento da economia mundial nos últimos anos, verificou-se que o fluxo internacional de turistas vem crescendo significativamente. No mundo, o turismo movimenta em receitas cambiais algo em torno de US$ 919 bilhões, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

O Brasil será sede de dois dos maiores eventos esportivos do mundo nos próximos anos, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Fortaleza será uma das cidades sedes e isso trará grande impacto positivo para a economia da cidade e naturalmente para os que aqui residem. Mas não só esses aspectos são vistos, são inúmeros os desafios propostos para realização de um evento desse porte, um dos problemas mais comuns observados diz respeito a questão da qualificação de profissionais para esses eventos. Visto que é essencial não somente oferecer uma infra estrutura de apoio adequado, serviços diversificados mas também qualificação do trade para receber essa demanda.

De acordo com o avaliado acima encontrou-se o seguinte problema: Os profissionais cearenses estão preparados e qualificados para os grandes eventos que vão acontecer em Fortaleza?

Portanto, o objetivo do presente artigo é buscar identificar e analisar a qualificação dos profissionais do setor do turismo no Ceará, mais especificamente de funcionários de barracas de praia da orla de Fortaleza sob o ponto de vista dos cursos e formação para atuação no setor. Para maior entendimento metodológico propõe-se a divisão em capítulos.

No capítulo 2 será visto um resumo do histórico da empresa Barraca Azul do Mar, que serviu como fonte de estudo.

No capitulo 3 será visto os problemas detectados na empresa analisada.

No capitulo 4 será destacado as ações de melhoria dos problemas detectados no tópico anterior.

No capítulo 5 será apresentado a metodologia usada na realização do artigo e no capítulo 6 será apresentado o cronograma do projeto.

No capitulo 7 será a finalização do trabalho com a apresentação das considerações finais.

2. HISTÓRICO DA BARRACA AZUL DO MAR

A empresa Azul do Mar é uma barraca de praia que fica localizada no litoral de Fortaleza na Praia da Cofeco extremo sul de Fortaleza, distante 24 km do centro da cidade.

Essa barraca está no mercado há cerca de oito anos foi fundada pelo o empresário Marcos Silva surgiu a parti da idéia de trazer ao mercado uma empresa simples de estrutura média porem com uma grande visão de crescimento para o futuro.Em 2010 ele deixou o comando da Barraca e arrendou para terceiros e há um ano e meio foi arrendada pelo Srº Michel e Fátima da Silva que são os atuais dirigentes da estabelecimento.

A Azul do mar é voltada para área de alimentos e bebidas, mas conta com shows de seresta e forró pé-de-serra para atrair o público. A barraca tem como público alvo turistas e população local para isso investe em uma boa estrutura e uma boa qualidade nos serviços.

A mesma veio ao mercado com a missão de “Levar ao cliente a excelência no atendimento e qualidade nos serviços”, a visão de “Ser uma empresa conceituada e conhecida em Fortaleza, onde possa ser indicada como uma das melhores”, valores “Honestidade, responsabilidade e Empatia”.

A azul do mar tem o funcionamento diário das 8h ás 17h sendo o maior movimento aos finais de semana e feriados. Conta com uma equipe de treze colaboradores fixos, pois no período de alta estação esse número sobe para vinte. Esses colaboradores estão distribuídos nas seguintes funções: um cozinheiro, dois auxiliares de cozinha, dois caixas, dois atendentes, cinco garçons e um gerente.

A organização agora está investindo em uma melhor estrutura e otimização dos serviços, pois com a vinda de grandes eventos no estado visa aumentar a clientela.

3. DESAFIOS DETECTADOS PARA INTERVENÇÃO

A Praia de Abreulândia, também conhecida como Praia do Cofeco está a cerca de 20 km do centro de Fortaleza e fica apenas a 5 km do Beach Park . O Rio Pacoti deságua no canto direito, na divisa com a Praia Porto das Dunas que fica na cidade vizinha de Aquiraz.

Com oito quilômetros de areia clara e fina, a praia é cercada por dunas de areias claras e finas onde os visitantes curtem os passeios de bugue. O mar é verde com boas ondas, muito propício para o banho Dezenas de barracas ao longo da orla oferecem aos visitantes petiscos baseados nos frutos do mar, a especialidade local. São muitas opções de divertimento como praticar sandboard nas dunas, passear de barco. A praia é bastante freqüentada pelos praticantes de kitesurf e windsurfque com suas manobras atraem admiradores e muitos fortalezenses freqüentam a Abreulândia nos finais de semana.

É uma praia tranqüila, é um dos refúgios de Fortaleza. Ainda pouco conhecida por turistas, costuma ser freqüentada na maior parte do tempo por moradores próximos. O clima de entrando, com a chegada dos grandes eventos, muitas casas locais estão sendo ofertadas para aluguel no período dos eventos, o que fará que aconteça uma maior movimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com