TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base conceitual da teoria da aprendizagem

Projeto de pesquisa: Base conceitual da teoria da aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

Introdução 5

1. Etapa 1 5

A compreensão do educador 5

2. Etapa 2 – Quadro Conceitual sobre teorias da aprendizagem 7

3. ETAPA 3 – Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos. 10

4. ETAPA 4 - A relevância do jogo no processo de desenvolvimento da criança 12

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 12

4.1. Quadro de jogos interativos 13

5. Considerações Finais 17

Referencias Bibliográficas 18

Introdução

A Psicologia da aprendizagem com intuito de obter resultados positivos no aprendizado faz elaborações de ensino para obter o resultado.

O trabalho foi desenvolvido individualmente com entendimento de todos para assim ser desenvolvido o trabalho.

O conteúdo apresentado trata-se de como é possível estimular os alunos na aprendizagem não somente com conteúdo, mas com atividades que desenvolvem o educando e concretiza conceitos de aprendizagem ao educando e como o papel do educar tem muita importância para o desenvolvimento de ambos. O tema é amplo com conceitos específicos para cada método a ser aplicado, mas trata principalmente a importância do educando ser assíduo e profissional.

1. Etapa 1

A compreensão do educador

A Psicologia permite-nos compreender e respeitar o ser humano. Os educadores fazem sondagem com intuito de analisar o aluno visando o que será necessário aplicar individualmente a necessidade de cada educando, repassando para o coletivo a análise feita em forma de atividades e matérias a serem aplicadas. Quanto maior o desempenho do educador à análise de seus alunos, maior serão os resultados obtidos.

O aluno precisa de incentivo, aprendizado cultura e lazer cabem aos educadores desenvolver cada etapa da melhor maneira possível.

A psicologia torna o educando um ser de reflexões, com ideias critico construtoras em suas atividades escolares e pessoais. Permite a criação como instrumento a comunicação e dinamiza as atividades educativas aplicadas aos educandos.

Compreender o educando é a melhor maneira que o educador tem para iniciar o seu trabalho, a desenvolver e aplicar com um objetivo. O educando precisa ser reconhecido conforme a sua necessidade. Segundo Skinner todo comportamento é previsível e, portanto controlável.

O educador ministrará aulas para: crianças, adolescentes e adultos, ou seja, pessoas, contudo o educador tem a responsabilidade de envolvê-las na aprendizagem. Por isso a importância de desenvolver o como lidar com as pessoas, base da psicologia. A aplicação da ciência no cotidiano é necessária.

A compreensão do educador em entender a necessidade do educando o que lhe falta e qual a dificuldade de aprendizagem e assim prosseguir sua didática. O educador não deve com a sua responsabilidade deixar simplesmente o educando com as suas dificuldades continuar sem ao menos ter tentado inserir sua semente para uma progressão de aprendizado, se não o fizer significa que a psicologia da aprendizagem simplesmente não existe para esse educador.

Segundo Gestalt, estimular um acontecimento reforça-se um comportamento.

A Psicologia da Aprendizagem permite nos compreender e respeitar as fases do desenvolvimento humano, permitindo ao educador obter metas e técnicas pedagógicas para atender a necessidade individual do educando, por isso temos a psicologia de forma e base importante na aprendizagem do educando, afinal somos diferentes com inteligências diferentes, formas de aprendizado diferentes, com isso a ciência – psicologia nos ajudará ao que a teoria behaviorista também nos estimula que o aprendizado vem de fora para dentro, estuda o comportamento, o meio ambiente e o mais importante para o aprendizado não levando em consideração as experiências que já possui e sim o que será estimulado a aprender e a didática que será aplicada, o que levará a interação, a vivencia coletiva do individuo e leva a formação da subjetividade, ou seja, sua interação com o meio é o que nos torna únicos.

2. Etapa 2 – Quadro Conceitual sobre teorias da aprendizagem

Etapa: 2

Teorias Aspectos conceituais Contribuição para âmbito Educacional

Teoria Verbal • Estrutura cognitiva

• Aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos)

• Significado, interação e conhecimento.

• Muda o foco do ensino modelo- estímulo para modelo aprendizagem significativo. • Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

• O processo é dinâmico e vai sendo construído

Teoria Genética da Aprendizagem • Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados.

• Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.

• Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar.

• Estágios do desenvolvimento: sensório- motor ( do nascimento aos 02 anos) pré- operatório ( 02 a 06 anos) operatório-

Concreto (07 a 11 anos) e operatório- formal (12 a 16 anos).

Teoria Sócio Cultural • Desenvolvida por Vygotsky

• As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura.

• O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro, a relação professor-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com