TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Diagnósticas

Artigos Científicos: Bases Diagnósticas. Pesquise 794.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 12

Estudo dirigido – Hematologia

1. Descreva sobre a composição e função sanguínea.

RO sangue é formado por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue, cada tipo com anatomia e funções próprias; essas imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células sanguíneas são classificadas em três grupos básicos: os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; os eritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea..

. O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo

2. Um tubo de ensaio com sangue acrescido de solução anticoagulante é centrifugado. Após esse processo, ocorre a formação de três camadas nesse mesmo tubo. Quais camadas são essas e de que elas são compostas?

R: Entre as proteínas plasmáticas, encontram-se a albumina, responsável pela manutenção da pressão osmótica sanguínea; o fibrinogênio e a protombina, que participam na coagulação; e as globulinas, incluindo os anticorpos, proporcionam imunidade face a muitas doenças.

Uma grande parte do plasma (95%) é composta pela água, meio que facilita a circulação de muitos fatores indispensáveis que formam o sangue.

O nível de sal no plasma é semelhante ao nível de sal na água do mar.

Glóbulos vermelhos: São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas protéicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro

Buffy coat:

Glóbulos brancos

Plaquetas

3. Um hemograma é composto por quais exames? Diferencie-os.

R: No hemograma são avaliadas as três séries celulares componentes do sangue: eritrócitos, leucócitos e plaquetas, compondo o eritrograma, leucograma e plaquetograma. No eritrograma, são contados os eritrócitos, são medidas as concentrações de hemoglobina e hematócrito, são determinados os índices hematimétricos (volume celular médio, concentração de hemoglobina corpuscular média, hemoglobina corpuscular média), além da determinação do RDW, que indica a variação do tamanho dos eritrócitos. No leucograma, três populações de leucócitos são classificadas e contadas segundo suas características citológicas. No plaquetograma, as plaquetas são contadas e seu tamanho médio é determinado (VPM).

4. Discorra sobre o eritrócito quanto ao seu tamanho, distribuição coloração em um eritrograma.

R: 1: cor: a intensidade da cor fornece uma orientação do conteudo de Hb nos eritrocitos, e sao usados nos termos: normocrômio, hipocrômio e hipercrômio.

Anisocromia: presenca de hemacias hipocromicas e normocromicas no mesmo esfregaço.

Policromatofilia ou policromasia: presença de eritrócitos com cor azul-acinzentada, indicando presença de eritrocitos jovens liberados prematuramente.

2: tamanho: MACROCITOS: eritrocitos anormalmente grandes, MICROCITOSE: eritrocitos anormalmente pequenos, ANISOCITOSE: variação anormal no tamanho dos eritrocitos.

3: forma: POIQUILOCITOSE: variação na forma.

-Eliptócito: celulas em forma elíptica, geralmente aparece em anomalia hereditaria, pessoas normais podem até ter mas menos de 10%.

-Esferócitos: eritrocitos esfericos, nao possuem o centro pálido.

-Células-alvo: são eritrócitos mais delgados que o normal (leptócitos), ocorrem em anemia hipocromicas.

-Esquizócitos: fragmentos celulares indicando hemólise. Podem ter forma triangular ou eliptica pequena com denteações. comum em anemia hemolitica.

-Célula falciforme: eritrócitos com forma bem definida de foice e se cora mais intensamente. comum em anemias falciforme.

-Estomatócito: a área biconcava parece uma fenda, comum em um tipo incomum de anemia hemolitica hereditaria.

-Ancatócitos: eritrócitos com finas projeções partindo da superficie. comum em anormalidades com o metabolismo fosfolipidico.

-Equinócitos: possuem espículas distribuidas sobre a superficie dos eritrocitos.

5. O que é poiquilocitose? Cite e defina os principais tipos de pecilócitos.

R: POIQUILOCITOSE OU PECILOCITOSE A célula que tem forma anormal. Fala-se em poiquilocitose, quando há um número exagerado de células de forma anormal. A altitude produz um certo grau de poiquilocitose em indivíduos hematológicamente normais. A poiquilocitose é uma anormalidade comum, inespecífica, encontrada em várias desordens hematológicas: pode resultar de produção de células anormais pela medula óssea ou de dano às células normais após serem liberadas para a corrente sangüínea. A presença de poiquilocitose com certas formas específicas como por exemplo, esferócitos ou eliptócitos, pode Ter um significado especial.

Estudo dirigido – Bioquímica e Imunologia

1. Diferencie hiponatremia de hipernatremia, e hipocalemia de hipercalemia.

R:

a)Hiponatremia

Hiponatremia aguda associada à intoxicação hídrica provoca alterações cognitivas que pode rapidamente evoluir para convulsão e coma. É importante salientar que nem sempre a alteração cognitiva é reversível com a correção da hiponatremia, podendo ocorrer seqüelas permanentes.

b)Hipernatremia

A Hipernatremia causa menos freqüentemente alteração cognitiva. Déficit de memória e alterações de pensamento são sintomas tardios. O idoso e a criança são mais susceptíveis à hipernatremia.

Hipocalemia: é a concentração sérica de potássio abaixo do normal, menos que 3 mEq/L de potássio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com