TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Diagnosticadas

Trabalho Universitário: Bases Diagnosticadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

No setor de Terapia intensiva há um conjunto de doenças agudas reversíveis que não teria muitas possibilidades de melhoria ou sobrevivência em outros setores do hospital. Por isso busca manterem-se níveis adequados de oxigênio no sangue arterial evitando a hipóxia tecidual. É realizado avaliação de transporte de oxigênio através de procedimentos invasivos que avaliam o consumo e suprimento de oxigênio, porem exige a manipulação invasiva que aumenta o risco de agravamentos do estado geral do paciente.

O oximetro de pulso permite uma monitorizarão continua e não invasiva da saturação parcial de oxigênio (psO2). Porem somente uma porção do total de hemoglobinas é considerado, ou seja, aquela disponível para o transporte de oxigênio podendo ser referencia como saturação funcional.

A monitorização correta é essencial para o tratamento de pacientes críticos porem a validade de informação depende da técnica executada para adquirir a exatidão dos dados fornecidos. A equipe preocupa-se com a utilização indiscriminada dos equipamentos e questionam a influencia deles no tratamento e resultados obtidos.

O estudo teve por objetivo verificar a confiabilidade de medidas da saturação arterial de oxigênio em pacientes internados na U.T.I e submetidos a assistência respiratória mecânica, utilizando a oximetria de pulso e avaliar o desempenho de dois oxímetros de pulso, de diferentes fabricantes e estabelecer o grau de exatidão e precisão tendo como padrão a hemo-oximetria. Foi realizado no Núcleo de Assistência Médica Intensiva do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC-UNICAMP); realizados em 35 pacientes submetidos a assistência respiratória mecânica, incluídos os pacientes que necessitavam de exames de gasometria para acompanhamento clínico. Os pacientes foram monitorizados com os dois oxímetros de pulso simultaneamente.

O aparelho possui um receptáculo para acomodar a porção distal do dedo, com um dos lados contendo uma fonte de luz composta de dois fotoemissores de luz (LED) e do outro lado um fotodetector. Um LED emite luz vermelha e outro luz infravermelha.

O oxímetro é equipado pelo software e hardware, e o alinhamento dos componentes permite assumir que toda luz incidente sobre o fotodetector tem o comprimento de onda do LED iluminante. Em alguns modelos a leitura é processada em três intervalos de tempo: um para o comprimento de onda vermelha, um para a infravermelha e outro com os dois desligados. Este último intervalo de tempo é utilizado para captar a luz ambiente, possibilitando a compensação do efeito dessa interferência sobre o fotodetector.

O oxímetro de pulso possui dois componentes. O primeiro é o componente basal (CB), com uma transmitância constante ao longo do tempo, originária do conjunto de elementos não pulsáteis, formados por tecidos, capilares, sangue venoso e pele. O segundo componente é pulsátil (CP), decorrente do fluxo fásico de sangue arterial no leito tecidual, que muda de intensidade no tempo, em sincronia com o ciclo cardíaco. Durante a sístole há um aumento do volume de sangue o que promove maior absorção da luz, com decréscimo correspondente na transmitância; durante a diástole, quando diminui o volume sanguíneo, haverá aumento proporcional na intensidade da luz transmitida. A mudança de absorção da luz em função da pulsação é utilizada para o cálculo da psO2 baseada na razão (R) de transmitância da luz absorvida nos dois comprimentos de onda.

Nos oxímetros de pulso somente a absorbância do componente pulsátil entre a fonte e o fotodetector é considerada decorrente do sangue arterial. A absorbância dos dois componentes (CB e CP) nos dois comprimentos de onda estabelece uma razão empiricamente correlacionada com a saturação.

Os equipamentos eram: dois oxímetros de pulso portáteis capazes de monitorizar a saturação da hemoglobina arterial e o pulso, baseados nos princípios da espectrofotometria e plestimografia de diferentes fabricantes, o Pulsat IM e o Satlite TRANS TM e um hemoximetro capaz de medir automaticamente o total de hemoglobina, de oxiemoglobina, de carboxiemoglobina de metemoglobina e conteúdo de oxigênio numa amostra de sangue total, Os resultados encontrados foram expressos em números absolutos e índices percentuais. O sangue coletado em seringa de plástico previamente heparinizada com 0,2 ml de heparina de uma solução de 5000 unidades por ml de anticoagulante e lubrificada com movimentos do êmbolo. Ao término da coleta a seringa era vedada e procediam-se movimentos rotatórios para homogeneizar a amostra; os exames do material foram realizados em laboratório dentro da unidade.

O diagnóstico pode ser insuficiente para estabelecer a gravidade dos pacientes, metade dos pacientes admitidos em terapia intensiva está no período pós-operatório de cirurgias eletivas, com baixo risco de mortalidade e necessitando exclusivamente de monitorização.

Observa-se que os níveis de carboxiemoglobina determinados pela hemo-oximetria estiveram dentro do intervalo de normalidade inferior a 2% em humanos, portanto não poderiam afetar a fidedignidade dos valores de saturação fornecidos pelo oxímetro de pulso. Os níveis aumentam em caso de tabagistas crônicos ou em situações de inalação de fumaça.

Com base nos resultados, podemos observar que os níveis de metemoglobina determinados pela hemo-oxímetria poderia não ser da magnitude registrada. Este fenômeno adquire importância na medida em que o óxido nítrico, vem sendo cada vez mais utilizado na U.T.I., no suporte ventilatório de pacientes com Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto (S.A.R.A.).

Na apresentação percebe-se que há diferenças entre o método invasivo e não invasivo. E observamos que a leitura no oxímetro de pulso não foi afetada em situações de anemia moderada na ausência de hipóxia. Quando a anemia foi moderada e associada à hipóxia, a queda nos valores de saturação acompanharam a queda nos níveis da PaO2. Entretanto, observamos que a anemia associada à hipóxia provocou falhas na leitura, com o oxímetro de pulso registrando valore superestimados para a saturação.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com