TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Basquete

Tese: Basquete. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 7

CONTEÚDO – BASQUETEBOL

(MANEJO DE CORPO / MANEJO DE BOLA / DRIBLE / PASSE)

Faixa Etária: 12 á 18 anos (da 5ª série do Primeiro Grau á 3ª série do Segundo Grau)

Quantidade de alunos: 40 alunos (turma mista)

Materiais: Bola, e Rede de Vôlei.

Espaço: Quadra.

Escola: E.E. Nello Lorenzon, Rua São Gonçalo do Sapucaí, 61 – Ponte Rasa / São Paulo - SP.

Tipo de Ensino: Ensino Fundamental - 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Série / Ensino Médio - 1ª, 2ª e 3ª Série.

TEMA DA AULA: MANEJO DE CORPO

O Manejo de corpo é a capacidade de fazer movimentos e gestos específicos para uma determinada atividade seja corrida com mudança de direção, saltos, giros, dribles, etc. Não é simplesmente controlar o corpo, más também, coordena-lo de forma que o mesmo seja capaz de realizar improvisadamente e/ou reproduzir movimentos específicos para cada situação.

O objetivo desta aula é fazer com que o aluno tenha noções de corpo, espaço, tempo, ritmo, direção e coordenação. E que com isto o mesmo execute os diversos movimentos do Basquetebol com maior aproveitamento.

PARTE INICIAL: “COSTURA HUMANA”

Inicialmente os participantes se formarão duas filas com um espaço de um metro entre uma fila e outra. Os dois últimos de cada fila terão que fazer um “zigue-zague” em progressão para frente, em velocidade sem encostar-se em nenhum participante e sem girar o corpo. Terminando o percurso, esta dupla se posicionará adiante formando novamente a fila e os dois últimos da fila iniciarão o mesmo percurso e assim sucessivamente. Após todos realizarem o trajeto deverão fazê-lo voltando de costas.

PARTE PRINCIPAL: QUEIMADA “PROTEGENDO A BOLA”

Os participantes serão divididos em igual quantidade para lados opostos da quadra. Cada um terá que proteger uma bola que estará atrás de si no chão.

Um time começará com a posse da bola principal (elemento que “queima”), que usará para tentar atingir o adversário. Este além de proteger a si mesmo terá que proteger também a bola que está atrás de si no chão. Se esta bola que está atrás do jogador for atingida passará a pertencer ao time que a atingiu podendo ser usada também para “queimar”. A única parte do corpo em que a bola pode tocar, sem que caracterize “queimada” é a mão.

PARTE FINAL: RODA DE CONVERSA

Os alunos vão expor suas opiniões e dificuldades que tiveram durante a aula, o professor incentivará os alunos a apresentarem sugestões de como a aula poderia ser melhorada.

TEMA DA AULA: MANEJO DE BOLA

Conceito: é a capacidade de manusear a bola nas mais diversas situações.

O objetivo desta aula é fazer com que o aluno tenha noções de manipulação da bola, através das vivências em contato direto com a bola durante a aula. A psicomotricidade, integração, sociabilização e a coordenação são aspectos que serão estimulados de forma que o aluno tenha maior aproveitamento para outras atividades também.

PARTE INICIAL: JOGO PARA MANEJO DE BOLA

O professor dividirá os alunos em duas equipes, cada equipe terá que conduzir a bola passando de um integrante para o outro, sem que a mesma seja quicada no chão. O objetivo é fazer gol na equipe adversária. Os passes e manuseios só poderão ser feitos abaixo da linha dos ombros, e se a bola cair no chão, a equipe adversária ficará com a posse da bola.

PARTE PRINCIPAL:

Em duplas, um aluno estende os braços e segura uma bola à altura da cintura, o seu companheiro segura a bola que está em sua posse acima da primeira bola. Ao sinal do professor, ambos trocam: o que estava segurando a bola de cima passa a segurar a bola de baixo e vice-versa sem que a bola caia no chão.

Os alunos deverão quicar a bola por 5 vezes, apos as cinco quicadas, vão passar a bola em volta do corpo por 2 vezes e entre as pernas por 3 vezes. Os alunos deverão executar esses movimentos nas posições em pé, agachados e sentados. Estes movimentos serão executados 4 vezes para o lado direito e 4 vezes para o lado esquerdo.

PARTE FINAL

Os alunos quicaram a bola algumas vezes, arremessarão a bola contra a parede e antes de recebê-la terão que fazer algum movimento, como girar, saltar, agachar, pular 2 ou 3 vezes e outros. Para que tenham melhor controle na hora de receber a bola e ate mesmo de força, pois terão que dosar a força para que a bola volte para si dando tempo para realizar os movimentos antes de recebê-la.

TEMA DA AULA: DRIBLE

Definição: Drible é o ato de bater a bola, impulsionando-a contra o solo com apenas uma das mãos.

O objetivo desta aula é que o aluno aprenda o fundamento do Basquetebol drible, em diversas situações, e suas finalidades executando da melhor maneira durante o jogo.

PARTE INICIAL: INTRODUÇÃO AO DRIBLE

O professor demonstrará os dois tipos de drible: drible alto e drible baixo. Em seguida os alunos deverão executar o drible alto andando de um lado ao outro da quadra para frente e voltar andando para trás (de costas).

Em um segundo momento o aluno deverá andar driblando com os olhos fechados (um por vez até o outro lado da quadra).

PARTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com