TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Se Basquete

Trabalho Universitário: Se Basquete. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 6

Materias necessários/recursos/duração:

– Quadra

– Bola

Plano de aula Basquetebol

Wesley Schultz Alves

São Paulo

Setembro de 2013

Tema:

Treinamentos especializados na iniciação do fundamento de passe do basquete em clubes.

Fase de iniciação especializada no basquetebol

Paes e Oliveira S/D sugerem para a etapa de iniciação especializada em basquetebol, uma proposta que atenda ao ensino formal e não formal, na qual elegeram três fases para seu desenvolvimento. Ressaltam ainda que, a proposta para a iniciação especializada no basquetebol vise as fases de especialização I e II, à busca da especialização dos gestos motores (técnica), á capacidade estrategico-cognitiva, á tática e á capacidade física. Segundo os autores é nesse período que os atletas, ano a ano, aperfeiçoam e aprofundam suas capacidades e qualidades, aproximando-se do profissionalismo, almejando a obtenção e manutenção dos resultados.

Fases I. E fase I I.E fase II I.E fase III

Categorias ensino não formal Infanto e cadete Juvenil e sub 21 Adulto

Idade cronológica 15 aos 17 anos 18 aos 20 anos Acima de 20 anos

Faixa escolar do ensino formal 1º ao 3º ano do ensino médio Universitário Universitário e profissional

Idade biológica Segunda idade puberal Adolescência Adulta

Objetivos para cada fase Aperfeiçoamento e aprofundamento Direcionamento e aproximação Resultados superiores

Paes e Oliveira (s;d) citam que o sucesso dos jogadores de basquetebol, em nível estadual, nacional e internacional, depende de múltiplos fatores; um deles é o sistema de treinamento, o qual visa, nas fases de especialização, à busca de resultados.

Fases Idade Capacidades físicas Técnica Tática

Iniciação especializada (fase I) 15 a 17 Resistência de força, resistência aeróbia inicio da força explosiva máxima Aperfeiçoamento dos fundamentos individuais de grupo e coletivo Aperfeiçoamento nas funções especificas e nos sistemas de ataque e defesa

Iniciação especializada (fase II) 18 a 20 Desenvolvimento da foca máxima, velocidade máxima e resistência aeróbia máxima Aprofundamento dos conteúdos individuais, de grupo e coletivos Aprofundamento nas funções especificas e nos sistemas de ataque e defesa

Iniciação especializada (fase III) Acima de 20 Melhores resultados da força máxima, velocidade máxima, resistência aeróbia e anaeróbia máxima Perfeição máxima na execução dos fundamentos individuais de grupo e coletivo Capacidades ótimas de decisão: individuais, em grupo e coletivamente sem necessidade de ter jogadas pré-determinadas

No quadro 4 – os autores demonstram de forma sistemática nossas sugestões para a iniciação especializada no basquetebol. Espera-se que, a partir do momento que os adolescentes optem pela dedicação exclusiva nos treinamentos e competições no basquetebol, o técnico conduza o processo de treinamento, valorizando as competências básicas dos atletas, aprimorando-se desenvolvendo novas competências de forma continua.

Podemos concluir a respeito da iniciação especializada no basquetebol, segundo os autores citados acima, que esta deve ser dada acima dos quatorze anos e devemos sempre buscar o aprimoramento e aperfeiçoamento dos conteúdos trabalhados em fases anteriores.

Segundo Coutinho (2001), passe é o movimento de lançar a bola de um jogador para outro de uma mesma equipe e recepção e ato de receber a bola provinda de um passe do jogador da mesma equipe.

Salienta Daiuto (1991) que o êxito de uma equipe em uma partida de basquetebol está ligado aos acertos precisos de um passe. Segundo Larry Bird (1990; apud COUTINHO, 2001, p.7):

A maioria não entende qual é a chave para ganhar partidas de basquetebol. E aqueles que realmente compreendem a importância dos passes não se dão conta de que nesta arte há algo mais que simplesmente lançar a bola com prontidão e precisão. Passar é uma arte que consome muitos anos de prática para dominá-la. Inverta o tempo, desenvolva seus reflexos, use sua criatividade. Converta-se em um bom passador e será você o jogador mais valioso da sua equipe.

TIPO DE PASSE: Passe de peito: utilizado para lançar a bola à curta e média distância. Passe picado: é o passe que pode ser utilizado quando o jogador estiver sendo marcado.

Passe por cima da cabeça: utilizado para lançamentos curtos, geralmente feito para os pivôs.

Passe lateral: é também um tipo de passe utilizado quando o jogador estiver sendo marcado.

Passe de ombro: é um passe realizado com apenas uma das mãos, utilizado quando se quer fazer um lançamento mais longo. (COUTINHO, 2001

Habilidade:

As habilidades que se fazem necessárias para o entendimento e iniciação dessa prática são:

O compromisso das crianças

A repetição dos gestos dos exercícios

Experimentar tarefas motoras com características diferenciadas

Resumindo apenas a prática leva a habilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com