TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bateria De Lition

Trabalho Universitário: Bateria De Lition. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

Bateria de Lítio

Bateria de íon lítio é um tipo de bateria recarregável onde os íons se movem do ânodo para o cátodo durante o descarregamento e oposto quando estão carregando. Essas baterias são utilizadas em aparelhos eletrônicos tais como, celular, câmeras digitais, notebook, tablets, etc..

Os experimentos com bateria de lítio começaram em 1912 com o G.N. Lewis, mas somente em 1970 começaram a disponibilizar as primeiras baterias de lítio no mercado.

Por causa dos grandes riscos das baterias de lítio metálicos durante o seu carregamento, desenvolveram-se bateria de íon de lítio não metálica que reduziu o risco. As baterias de íons de lítios não tinha a mesma densidade de energia de uma bateria de lítio metálica.

Uma das empresas pioneiras nesse ramo foi a Sony Corporation, que começou a comercializar as bateria de íons de lítios no mercado em 1991.

Aplicação de Bateria de Íons de Lítio na Aviação

Na aviação as baterias mais usadas são as de chumbo acido e de níquel cádmio, mas elas têm uma desvantagem por ser pesadas, ocuparam um grande espaço e por precisar de manutenção constante.

Bateria de Níquel Cádmio Bateria de chumbo acido

Já as bateria de lítio são pequenas mais leves que as de chumbo acido e de níquel cádmio, requer uma baixa manutenção, elas não tem o problema de viciar, então elas podem ser carregadas parcialmente descarregar e carregar outra vez que não haverá risco de viciar, as baterias citadas anteriormente tem este risco, outras vantagens das baterias de lítio são que elas carregam rapidamente e a durabilidade delas são maiores do que das outras no mercado.

Bateria de lítio

Essa tabela mostra a diferença entre as baterias citadas.

Tipos de Bateria Voltagem Nominal da Célula (Volts) Energia Específica

[W.h/kg] Densidade de

Energia [W.h/L]

Chumbo ácido 2 30-40 60-75

Níquel Cádmio 1,2 40-60 50-150

Íon de Lítio 3,2 – 3,7 100-260 250-730

Tabela 1

Por esse motivo as baterias de íon lítio foram utilizadas no Boeing 787 Dreamline, a tabela a seguir mostra a comparação da bateria de íon lítio do B787 versus NiCd a do B777

Característica Bateria de Li-ion usada no B787 Bateria de NiCd usada no B777

Voltagem 32V 24V

Peso Máximo 63Ib 107Ib

Corrente fornecida para o Power-up da

APU 150A 16A

Tabela 2

A única aeronave até o presente momento que utiliza bateria de Lítio é o Boeing 787 Dreamline citado anteriormente na tabela², mas por motivo de pane nas baterias, a aeronave ficou suspensa por cerca de 4 meses ate resolver os problemas.

Matéria de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com