TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bebidas Alcoolicas

Artigos Científicos: Bebidas Alcoolicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 4

O álcool é consumido há muito tempo. Porém, O álcool é uma bebida psicotrópica. Além de causar dependência, causa também mudanças no comportamento. Inicia-se com uma alteração no humor acompanhada de uma euforia, depois vem o momento da sonolência, onde o indivíduo não possui mais sua coordenação motora e apresenta comportamento depressivo. Isso acontece devido ao fato de o álcool agir diretamente no sistema nervoso central.

O álcool compromete partes do cérebro responsáveis pela memória, aprendizagem, motivação e autocontrole. É considerada uma droga depressora, causa efeitos semelhantes aos da depressão como sonolência, tonturas, distúrbios no sono, náuseas, vômitos, fala incompreensível, reflexos comprometidos e ressaca.

As principais bebidas alcoólicas comercializadas no Brasil são: a cerveja, o vinho, o licor, a cachaça, o uísque, o conhaque e os coquetéis. Segundo pesquisas, os jovens de 13 a 21 anos têm facilidade em adquirir bebidas alcoólicas, as quais muitas vezes são permitidas ou providenciadas pelos próprios pais. Dentro da sociedade atual há um estímulo muito grande ao seu consumo. Independentemente desse fator, é importante a conscientização da sociedade em relação aos perigos que o uso da droga acarreta para quem a consome..

Na Idade Média, os árabes trouxeram para a Europa o processo de destilação, e as bebidas alcoólicas passaram a ser divididas em dois grupos principais:

Destiladas e fermentadas

As bebidas fermentadas se diferenciam das outras pelo processo de produção, onde estas são preparadas pelo processo de fermentação que é mais lento que o processo de destilação. A fermentação é definida como reação espontânea de um composto orgânico, pela presença de um fermento que o decompõe. É o processo de transformação química acompanhada de efervescência. Mas uma das mais importantes é a alcoólica que é a transformação do açúcar de certas substâncias em álcool etílico e anidrido carbônico com desprendimento de calor. Como bebidas alcoólicas fermentadas temos os vinhos, as cervejas, as champagnes e as sidras.

Antes do processo de destilação, as bebidas tinham um teor de álcool mais baixo, pois sofriam a fermentação. Eram elas a cerveja e o vinho.

Bebidas destiladas são obtidas da destilação do mosto fermentado de frutas e grãos e outras partes vegetais. Estas bebidas deverão possuir teores alcoólicos entre 38 a 54° GL, podendo atingir valores maiores. O processo de destilação permite a separação de uma mistura de substâncias, através do aquecimento, e subseqüente evaporação, em duas ou mais frações de concentrações diferentes.Geralmente contém alto teor alcoólico e precisam ser dosadas com um cuidado redobrado, visto que são bem mais fortes que as fermentadas.

As mais conhecidas são: a cachaça ou aguardente, rum, whisky,conhaque e vodca.

Benefícios malefícios

Em relação às calorias, o vinho e a cerveja light são bebidas que possuem menos calorias. Bebidas alcoólicas como o whisky e a vodka, por exemplo, possuem um teor alcoólico maior e por isso são mais calóricas.

Até duas canecas de 250 ml para homens e apenas um copo para mulheres. Com essa quantidade daria, a cerveja pode proteger o coração, prevenir alguns tipos de câncer e ainda fortalecer músculos. “O álcool em quantidades moderadas é um dos maiores protetores cardiovasculares.

É RICA EM ANTIOXIDANTES

Compostos fenólicos e antioxidantes presentes em seus ingredientes (cereais e lúpulo) se relacionam com a saúde cardiovascular. O principal composto fenólico (o ácido ferúlico) traz benefícios como a manutenção de níveis saudáveis de colesterol e proteção contra o risco de câncer e diabetes. O ácido fólico aparece como um dos constituintes da bebida, e é responsável pela regulação dos processos celulares e a síntese do DNA.

TEM BOA COMBINAÇÃO DE MINERAIS

Cerveja também possui uma quantidade considerável de magnésio (até 12% das quantidades diárias necessárias), mineral que tem função essencial na contração muscular e na composição sanguínea. O líquido detém ainda quantia razoável de potássio. Em associação, esses dois minerais são componentes tão importantes quanto o cálcio para a manutenção de bons níveis de densidade óssea, segundo o nutrólogo Lara, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com