TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios do uso da tricologia

Por:   •  23/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

[pic 1]

JEANE RILSE GOMES DA COSTA SANTOS

RELATÓRIO FINAL

LOURDES DA SILVA GIL

VICENTINOPÓLIS 2011

JEANE RILSE GOMES DA COSTA SANTOS

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

[pic 2]

RELATÓRIO FINAL

OS BENEFÍCIOS DO USO DA TRICOLOGIA NOS SALÕES DE BELEZA

                           

[pic 3]

Professora Orientadora: Lourdes da Silva Gil

VICENTINOPÓLIS-2011

[pic 4]

SUMÁRIO

1 OBJETIVO.................................................................................................................5

1.1 TEMA...........................................................................................................5      1.2 OBJETIVO GERAL......................................................................................5

           1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

2 JUSTIFICATIVA        ..................................................................................................... 5

3 OBJETO................................................................................................................... 6

3.1 PROBLEMÁTICA        6

3.2 HIPÓTESE        6

4 METODOLOGIA        ..................................................................................................... 7

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5.1Histórico        8

       5.2 Anatomia do Cabelo....................................................................................... 8

    5.3 Ciclo de Vida do Cabelo        9

5.4 Alopécia        9

       5.5 Pitiríase (Caspa)        10

    5.6 Tricologia        10

6 CRONOGRAMA        12

7 ORÇAMENTO        12

8 CONCLUSÃO        13

9 REFERÊNCIAS        14

OBJETIVOS

1.1 Tema

        Os Benefícios do Uso da Tricologia, nos salões de beleza como auxiliar nos tratamentos que promovam a saúde do couro cabeludo e dos cabelos.


1.2 Objetivo Geral

        Compreender a probabilidade do uso da Tricologia como auxiliar  nos tratamentos de beleza, com a finalidade de proporcionar mais saúde aos cabelos.

        Refletir sobre a necessidade de um tricologista nos salões de beleza, de forma a prevenir problemas e promover equilíbrio aos clientes como um todo.  

1.3 Objetivos Específicos

Analisar os efeitos da tricologia no tratamento dos problemas capilares dentro de um salão de beleza.

        Verificar de que forma a tricologia, pode auxiliar o profissional dos salões de beleza a desenvolver melhor o seu trabalho.

 

2 JUSTIFICATIVA

            Os cabelos, desde os mais longínquos tempos, desempenham um papel de grande valor para o ser humano, como símbolo de status, força e fascínio, unido intensamente à auto-imagem e à auto-estima, estes têm atualmente um lugar de evidência na competição comercial. Os fabricantes de cosméticos têm buscado por novidades, a tecnologia acende num compasso veloz; novidades aparecem no comércio na busca do combate ao dano e agressões aos cabelos; agressões estas causadas por diversos autores, até mesmo, por substâncias indicadas para embelezamento.

            Com a finalidade de adotar os ditames da moda e da própria cobrança do mercado de trabalho, o qual ressalta o aspecto como um componente importante a ser avaliado; a mulher e mesmo os homens estão procurando, cada vez mais, os centros de estética e clínicas de terapia capilar, numa busca por melhoria e mudanças no aspecto ou a forma original de seus cabelos, entendendo desta forma estarem ganhando pontos na disputa profissional.                 

            Porém acondicionado no valor que o aspecto do cabelo tem para a coletividade como um todo, o atual profissional de estética capilar necessita ser o diferencial do mercado, tendo conhecimento aprofundado daquele que é o seu instrumento de trabalho. Precisa conhecer a sua anatomia, as patologias a que são acometidos e seus efeitos na fibra, os agressores exteriores da haste, os testes desempenhados para analisar danos e a terapêutica disponível para reparo da própria.

3 OBJETO

3.1 Problemática

        Quais benefícios o uso da tricologia pode trazer aos tratamentos capilares nos salões de beleza? E de que forma esta pode ser trabalhada pelos profissionais de estética.

3.2 Hipóteses

        O tricologista realiza as seguintes tarefas: anamnese (obtém dados e percepções anormais do paciente), exame físico (baseado nos relatos faz uma exame do couro cabeludo e fio de cabelo), diagnóstico (avisa ao paciente as patologias descobertas) e prognostico (demonstra como estão as tricoses seu desenvolvimento e os tratamentos). Após obter todas as informações, com os diagnósticos e prognósticos concluídos ele define quais terapias serão utilizadas. De forma que, por meio da tricologia, é possível aos profissionais de beleza fazerem um completo diagnóstico capilar antes de efetuar qualquer tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com