TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benjamin Franklin

Trabalho Escolar: Benjamin Franklin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 4

Benjamin Franklin nasceu em Boston, no ano de 1706. Foi um jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense. Era um dos líderes da Revolução Americana, e ficou conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade, além de ser religioso, calvinista, e uma figura representativa do iluminismo.

Aos dez anos de idade deixou os estudos, e aos doze começou a trabalhar como aprendiz, com seu irmão, um impressor que publicava no jornal “New England Courant”. Acabou tornando-se colaborador da publicação e editor, e escreveu cartas, sob o pseudônimo de “Silencio faz bem”, uma viúva de meia idade. Após uma discussão com seu irmão, fugiu indo a Nova Iorque e depois a Filadélfia, em 1723, onde encontrou um trabalho. Depois mudou-se novamente, para Londres, onde, desiludido, voltou a trabalhar como compositor tipográfico. Ainda em Londres, encontrou um mercador, Thomar Denham, que o fez voltar a Filadélfia, dando-lhe um emprego em sua empresa.

Em 1731, Franklin, juntamente com outros maçons, uniram recursos e abriram a primeira biblioteca pública de Filadélfia. Tal ato acabou encorajando outras cidades americanas a fundarem algumas bibliotecas, e com essa iniciativa, Franklin percebeu que começava uma parte da luta das colônias na defesa dos seus interesses.

Em 1732, começou a publicar o famoso Almanaque do Pobre Ricardo, que o deixou popularmente conhecido nos Estados Unidos. Provérbios deste almanaque, tais como "um tostão poupado é um tostão ganhado" e “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, que acabaram tornando-se conhecidos em todo o mundo.

Franklin, ainda fundou a Universidade da Pensilvânia e a sociedade filosófica americana. Nesta época, ele já havia começado uma pesquisa sobre estática, juntamente com outros temas científicos, e engajava-se com a política e com os negócios.

A partir de 1748, Franklin fez descobertas sobre a eletricidade. Identificou as cargas positiva e negativa e demonstrou que os raios são um fenômeno de natureza elétrica.

Sua teoria tornou-se inesquecível, pelo fato de ele ter realizado uma experiência bastante perigosa, fazendo uma pipa voar durante uma tempestade, em 1º de outubro de 1752, a fim de demonstrar que o trovão era elétrico. E em suas anotações, deixou evidente que ele não fez a experiência de forma descrita, pois teria sido fatal.

São suas invenções: o pára-raios, o aquecedor de Franklin (franklin stove), as lentes bifocais e o corpo de bombeiros norte-americano. E Franklin estabeleceu duas áreas de estudo importantes das ciências naturais: eletricidade e meteorologia. Na meteorologia substituiu os mapas sinópticos da meteorologia dinâmica pelos gráficos da climatologia.

Em 1751, Franklin e o Dr. Thomas Bond estabeleceram um hospital na Pensilvânia, que seria o primeiro a ser criado naquela nação nascente que se chamará Estados Unidos da América. Em 1754, liderou a delegação da Pensilvânia ao congresso de Albany, onde propôs um amplo plano de união para as colônias, porém o plano não foi adotado, mas alguns elementos dele encontraram posteriormente lugar nos artigos da confederação e da Constituição Americana. Atuou ainda na ligação das colônias com a Grã-Bretanha e com a Rússia.

No ano de 1758, ele deixou de escrever para o almanaque,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com