TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme "Benjamin Button"

Artigos Científicos: Filme "Benjamin Button". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  2.596 Visualizações

Página 1 de 2

CENA

De acordo com o conteúdo apreendido em sala, podemos observar que no envelhecimento existem fatores genéticos e alguns desses fatores seria o processo dinâmico, no qual ocorrem modificações tanto fisiológicas quanto psicológicas. No filme “O curioso caso de Benjamin Button” podemos observar que o ator principal passa por esses fatores de forma inversa, pois no primeiro ano de vida possui um desenvolvimento físico de um idoso com aproximadamente 80 anos e um desenvolvimento psicológico de uma criança. A partir da fecundação o organismo passa a se autodeterminar ao longo de seu amadurecimento e reprodução, o envelhecimento seria a última etapa do desenvolvimento humano e Benjamin vivencia essa etapa como sendo a primeira.

Benjamin ao nascer possui características de um envelhecimento normal, pois apresenta mudanças biológicas e universais, como: cabelos brancos, rugas e entre outras, e do envelhecimento usual, como: doenças crônicas. Segundo Berger o envelhecimento compreende dois processos: a senescência e a senilidade, podemos identificar que acontece o processo inverso de senescência nos primeiros anos de vida do Benjamin, pois se trata do envelhecimento inevitável, são as mudanças físicas, fisiológicas e cognitivas que ocorrem de forma gradual com o passar do tempo.

No final identificamos outro conceito da psicologia do desenvolvimento, a teoria da integração social. Segundo Durkhein os efeitos da estrutura social interferem no bem estar psicológico do indivíduo, o conceito de interação e de que forma o indivíduo se sente sendo membro de um grupo social, e por partilhar as suas normas, valores e crenças. Ao nascer Benjamin faz parte de um grupo social que seriam os idosos, indivíduos que estão na ultima etapa do envelhecimento e mesmo ele não tendo um conhecimento dessas etapas de vida, começa a se interagir e acostumar com as perdas frequentemente das pessoas ao seu redor e isso fica claro na seguinte cena:

Benjamin:

- “Eram muitos aniversários... para economizar velhas só usávamos uma... e a morte sempre nos visitava. As pessoas chegavam e partinham... sempre sabíamos quando alguém partia .. havia um silêncio na casa. Era um lugar maravilhoso para se crescer... eu convivia com pessoas que não se preocupavam pelas inconsequências na juventude, elas se interessavam pelo tempo, pela temperatura do mar e com o por do sol de cada dia... Para cada pessoa que morria outra tomava o lugar dela.”

Mas em contrapartida quando Benjamin torna-se marinheiro e faz parte de outro grupo social, podemos perceber que ele fica em estava de choque quando em uma batalha presencia a morte de pessoas que tinham sonhos e ainda eram novas para encarar a morte, na seguinte cena podemos perceber esse acontecimento:

Benjamin:

- “Mil trezentos e vinte homens morreram naquele dia... disse adeus a todos os outros homens que tinham os seus sonhos..todos os homens que queriam ser corretores de seguros, médicos, advogados, chefes de tribos... no mar a morte não parecia natural.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com