TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bens Da Argentina

Resenha: Bens Da Argentina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Resenha  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  232 Visualizações

Os bens enviados à Argentina são o café, produtos diversos da indústria química, plásticos, materiais têxteis, ferro e aço. Mas o carro-chefe é formado pelos bens do setor automobilístico, incluindo veículos e seus componentes e acessórios. 

Em contrapartida,os argentinos exportam ao Brasil cereais (trigo, em especial), derivados de petróleo, minerais metálicos e suas obras, além de, também, produtos do setor automotivo. 

Deste modo, eventuais medidas protecionistas de parte a parte podem afetar os fluxos de bens, em especial para os manufaturados presentes nas respectivas pautas de exportação. recentemente, houve rodadas de negociações entre empresários da indústria dos dois lados. Do lado, argentino a orientação é ampliar as exportações de pequenas e médias empresas para obterem autorização para importações. De outro lado, desde 2011 os dois países discutem rumos para o setor automotivo, face a medidas brasileiras de restrições às importações, o que afeta a produção e exportação portenha de veículos e peças. 

Diversos analistas apontam que tais contenciosos setoriais devem ser resolvidos ao sem prejuízo dos mecanismos de comércio externo do bloco. É importante lembrar que está no horizonte a negociação de acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que pode alterar substancialmente as relações entre ambos os blocos. Tais situações estão também associados a efeitos da forte crise econômica de 2008/2009; períodos como esse dão margem ao surgimento de novas medidas de proteção dos mercados e da produção nos países. 

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com