TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofísica Da Audição

Monografias: Biofísica Da Audição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  3.098 Palavras (13 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 13

Publicado em 14 de junho de 2010 em Arte e Ciência

BIOFÍSICA DA AUDIÇÃO

INTRODUÇÃO

Os órgãos dos sentidos formam um conjunto que é responsável por captar e transmitir as informações externas para o cérebro através de transformações biofísicas, que convertem os estímulos recebidos em impulsos elétricos.

O objeto de estudo desse trabalho, o aparelho auditivo dos mamíferos e dos humanos, é um sistema com mecanismos que se relacionam entre si, convertendo estímulos mecânicos (ondas mecânicas) em informações para o cérebro. Essas informações são processadas pelo cérebro em forma de impulso elétrico, onde causam a sensação psicofísica da audição.

Além de permitir a percepção dos sons, a audição tem também a capacidade de transmitir mensagens emocionais, ativando outros sentidos e áreas do cérebro, sendo também de fundamental importância no equilíbrio e postura humana e como sentido de localização de alguns animais.

Desde os insetos até humanos, o som é um precioso agente de informação e comunicação, por isso pode-se observar a especialização do aparelho auditivo e suas estruturas internas.

A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi a revisão bibliográfica e pesquisa em meio eletrônico.

O objetivo geral foi compreender de uma forma geral o funcionamento biofísico do aparelho auditivo, suas funções, os fenômenos internos e importância desse sen-tido na percepção dos estímulos externos.

Os objetivos específicos foram :

? Descrever sumariamente a física do som;

? Descrever algumas características e propriedades do som;

? Descrever o aparelho auditivo do homem e outros mamíferos;

? Compreender a estrutura e funções do aparelho auditivo;

? Compreender os tipos de anomalias da audição;

? Descrever a ecolocalização através do sistema de audição

FÍSICA DO SOM

Uma definição direta e comum de som o caracteriza como uma perturbação material que se propaga através de impulsos ondulatórios e longitudinais, conheci-dos como ondas mecânicas. Dentro de sua gama de comprimento de onda, as on-das mecânicas são utilizadas como meio de comunicação por diversas espécies. São também utilizadas na medicina, odontologia e biologia, como tratamento de sa-úde, observação interna de organismos e pesquisas em geral.

Segundo HENEINE (2005, p.321), "o som é um fenômeno do campo gravita-cional." Entendemos então, que ele não é transmitido no vácuo.

Os sons têm particularidades e distinguem-se um do outro por características físicas (comprimento de ondas, velocidade, freqüência) e fisiológicas (intensidade, altura e timbre), esta ultima denominada de acústica.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO SOM

? Comprimento de ondas: é a distância percorrida em um ciclo completo e va-ria conforme o meio de propagação. Representa-se pela letra grega lambda.

? Velocidade: é o espaço percorrido pela onda no intervalo de tempo. Depende do meio de propagação. Obtemos a velocidade dividindo o comprimento pelo período.

? Frequência: é o número de vezes que o fenômeno se repete em determinado intervalo de tempo, medida em valor por segundo.

CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS DO SOM: ACÚSTICA

? Intensidade: está ligada a amplitude das vibrações. É o nível de energia so-nora e no movimento ondulatório. Decresce com o inverso do quadrado da distância, denominado de amortecimento de onda.

? Altura: está ligada a freqüência da onda sonora. Cada emissor tem uma fre-qüência típica de emissão. Os sons de maior freqüência são os mais altos e os de menor freqüência são mais baixos ou mais graves.

? Timbre: Dependem dos harmônicos associados ao som fundamental. Os sons harmônicos embelezam e dão "colorido" ao som fundamental, daí a ra-zão do timbre ser denominado também de qualidade do som. As freqüências harmônicas são múltiplos inteiros de uma freqüência mais longa.

PROPAGAÇÃO DO SOM

"O som se propaga em função das propriedades do meio transmissor. A veloci-dade é diretamente proporcional a temperatura e inversamente proporcional ao mó-dulo de elasticidade do meio." (HENEINE, 2005, p. 324)

Nos tecidos biológicos, assim como ocorre na água, o som apresenta-se com movimentos ondulatórios devido ao aumento de energia cinética das moléculas do meio, o que facilita a perturbação material.

REFLEXÃO DO SOM

Para HENEINE (2005, p. 325) quando há uma superfície que se opõe a pro-pagação do som, ele muda de direção, com ângulo de incidência igual ao da refle-xão. A reflexão do som também é o princípio do sonar e da exploração biológica a-través de ultra-som.

DIFRAÇÃO DO SOM

É descrito como sendo a capacidade que as ondas possuem de contornar os obstáculos. Por exemplo, por uma porta entreaberta passa muito som e ruído.

INTERFERÊNCIA

É responsável pela perda da discriminação de sons e ruídos, ou seja, o au-mento ou diminuição da intensidade do som, devido ao somatório dos pulsos de on-da.

EFEITO DOPPLER

É a mudança aparente de freqüência, quando existe movimento relativo entre emissor e receptor, seja se aproximando ou se afastando um do outro. Nesse caso, a freqüência Vr do receptor não será a mesma que a freqüência Vo da onda na fon-te. Podemos observar esse fenômeno em sirenes de ambulâncias. Esse efeito é u-sado para determinar a velocidade da circulação sanguínea, usando ondas refletidas pelo sangue que se afasta.

APARELHO AUDITIVO

É o conjunto de subsistemas que tem a capacidade de transformar estímulos externos de origem física (ondas mecânicas) em impulsos elétricos internos, que terminam agindo sobre células ciliadas e seus nervos terminais, sendo enviadas ao cérebro, que codifica o estímulo mecânico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com