TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Ayrton Senna

Artigo: Biografia Ayrton Senna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 6

Biografia Ayrton Senna, o Herói revelado

Ayrton Senna nasceu no dia 21de Março de 1960, em São Paulo, na madrugada, de parto normal. Sua casa em que Ayrton passou os primeiros quatro anos de vida pertencia a João Senna, pai de dona Neyde.

Nos primeiros anos de vida, Ayrton não deu o menor sinal de que poderia se tornar o prodígio de precisão e concentração que assombraria o mundo do automobilismo.

De uma família de classe média em ascensão para a classe alta. Seu pai Milton, um homem de origem simples começou a construir sua fortuna pessoal no ramo de compra e venda de automóveis, negociando com as lojas situadas nas proximidades do complexo penitenciário do Carandiru, no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo.

Habilidoso e rigoroso no trato com o dinheiro, Milton não demorou a acumular um capital que lhe permitiu não só financiar os donos das lojas como ampliar os negócios e montar a metalúrgica Universal, que o transformou num próspero fornecedor da nascente indústria automobilística brasileira. Milton também entrou no ramo da construção civil e, anos depois, tornou-se proprietário de dezenas de fazendas e milhares de cabeças de gado na região Centro-Oeste e na Bahia.

Seu Milton gostava de carros e corridas, mas jamais achava que seu filho Ayrton fosse piloto de fórmula 1.

Nos primeiros anos de vida, não deu menor sinal de que poderia se tornar o prodígio de precisão e concentração.

Era um sujeito desastrado e de sua média preocupante de tombos, tropeções e batidas e batidas de cabeça, algumas delas fortes o suficiente para deixar grandes marcas pelo corpo e galos na cabeça. Ser canhoto, naquela época, no Brasil, era motivo de preocupação até para educadores. Dona Neyde chegou a agradecer a oferta curiosa de uma professora de Ayrton: ela se ofereceu para forçar Senna a trocar a mão esquerda pela direita, na hora de escrever. A preocupação de dona Neyde com o que no futuro se chamaria de hiperatividade do filho a levou a procurar até um neurologista.

Os exames foram normais, na qual tranqüilizou sua mãe. Em 1964, mudou-se para um bairro nobre de São Paulo. Era fã da série Nacional Kid e fã do desenho speed racer. Senna tinha brinquedos mais bonitos e caros, tímido emprestava seus brinquedos para crianças. Aos quatro anos, Senna ganhara um kart de seu pai, na qual construiu. Ao entrar no kart, seus familiares ficaram impressionados a forma que entrou no kart e as voltas que ele dava.

Seu pai levava Ayrton nos finais de semana para correr de kart, num local mais seguro.

João Alberto foi um dos primeiros adversários de Senna no volante: "Não dava. Eu tinha uns 12 anos e não corria como ele, que tinha somente seis.”

Com o tempo Ayrton ganhou autonomia dos pais, pela forma que guiava o kart. Aos sete anos, já por conta própria, ficava observando na oficina mecânica do Martino Gaeta, a forma de mexer nos carros.

Em 1968, durante um fim de semana na cidade de Itanhaém, litoral de São Paulo, a família tomou um susto que depois virou motivo de muitas risadas. Ayrton, então com apenas oito anos, foi conduzido à casa de praia da família pelo delegado da cidade, que o flagrara dirigindo, sozinho, a camionete Veraneio do pai.

Aos 10 anos, ele e um grupo de pessoas mais velhas saiam de carros, na qual ele dirigia.

Com nove anos, Ayrton participaria da primeira competição de kart, na qual conquistara a pole position. Liderando 35 voltas, sofreu um pequeno acidente. Ficou irritado da forma que saiu da corrida, por causa de um garoto que tirou da prova.

Carreira

Começou a competir oficialmente nas provas de kart aos treze anos. Depois de terminar como segundo colocado em várias ocasiões, em 1977 ganhou o Campeonato Sul-Americano de Kart e também em 1978 e 1980, o Brasileiro em 1977, 1978 e 1980. Faltaram para Senna as conquistas no Paulista e principalmente no Mundial. Ele sentia-se frustrado por não ter alcançado o título de melhor piloto do mundo; tentou quatro vezes, sendo vice em 1979 (foi punido numa das baterias por estar com o escapamento 0,5 decibel acima do regulamento) e 1980 (empatou com o campeão nos pontos, mas perdeu no desempate). Como ele dizia, é o primeiro lugar ou nada. Em 1981 começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600 (12 vitórias em 20 corridas), pela equipe de Ralf Firman.

Em 1982 foi campeão europeu e britânico de fórmula Ford 2000 ( 22 vitórias em 27 corridas. Nessa época adotou o sobrenome da mãe, Senna, pois Silva é um nome bastante comum no Brasil. Em 1981 começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600 (12 vitórias em 20 corridas), pela equipe de Ralf Firman. Em 1982 foi campeão europeu e britânico de Fórmula Ford 2000 (22 vitórias em 27 corridas), pela equipe de Dennis Rushen. Nessa época adotou o nome de solteira da mãe, Senna, pois Silva é um nome bastante comum no Brasil. Em 1983 Senna venceu o campeonato inglês de Fórmula 3 (13 vitórias em 21 corridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com