TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Paulo Freire

Trabalho Escolar: Biografia De Paulo Freire. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 2

Paulo Reglus Neves Freire

Nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife Pernambuco .Nasceu em uma família de classe media ,mas com 13 ano de idade passou a enfrentar dificuldade econômica devido a crise econômica mundial de 1929 e a perda de seu pai.

Foi alfabetizado pela mãe , escrevendo com galho de arvore no quintal da casa da família.Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa .Com 22 anos de idade , Paulo Freire começou a estudar Direito na faculdade de Direito de Recife,enquanto cursava a faculdade de direito,casou-se com a professora primaria Elza Maia Costa Oliveira ,com ela teve cinco filhos e começou a lecionar no colégio Oswaldo Cruz em Recife.Ele formou-se em Direito mas não seguiu carreira , encaminhou a vida profissional pelo magistério e apaixonou se pela educação e seu empenho era ensinar os pobres .No Rio Grande do Norte em 1963 ele ensinou 300 adultos a ler e escrever em 45 dias ele desenvolveu métodos inovador da alfabetização.

Sua carreira foi interrompida no Brasil em 31 de março de 1964 pelo golpe militar , acusado de subvenção ele passou 72 dias na prisão e em seguida partiu para o exílio .

Em 1969 lecionou na Universidade de Harvard (Estados Unidos),em 1980 lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)e na pontifícia Universidade Católica de São Paulo(Puc-SP).

Em 1989 foi secretario da educação de São Paulo sob a prefeitura de Luiza Erundina,exerceu um cargo importante onde desenvolveu um belíssimo trabalho.

Teve sua principais obras como:

Pedagogia da esperança

A sombra desta mangueira

Pedagogia da autonomia

Pedagogia da indignação entre outras.

Foi nomeado doutor honoris causa de 28 universidade entre vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas.

Com a morte da sua primeira esposa Paulo Freire casou pela segunda vez com uma ex aluna Ana Maria Araujo Freire com ela viveu ate morrer , vitima de um enfarte em São Paulo em 02 de maio de 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com