TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Trabalho Escolar: Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  3.774 Visualizações

Página 1 de 3

Só para vocês ficarem experts.

Exercícios 1 – Conceitos Básicos01) (Osec-SP) Um gene é:a) uma molécula de DNA.b) uma molécula de proteína.c) um segmento de DNA que codifica uma enzima.c) um segmento de DNA que codifica uma moléculaprotéica.d) uma seqüência de três bases nitrogenadas.02) (Cesgranrio) Um indivíduo apresenta alelos paraolhos azuis. Isso significa que esses alelos sãoencontrados:a) apenas nos gametas.b) apenas nas células das gônadas.c) em todas as células do corpo.d) em todas as células do globo ocular.e) apenas nas células da íris.03)

(U. F. Uberlândia-MG) Cromossomos homólogosaparecem em todas as células citadas, exceto:a) gamelas de traira.b) epidérmicas de folhas.c) meristemáticas de plantas.d) ganglionares de minhoca.e) musculares de peixes.04) (F.C.Chagas-SP) “A mosca drosófila, de

olhobranco

, apresenta a constituição genética

X

W

Y

enão possui gene para olho vermelho, que

impede

a

manifestação do outro gene,

para olho branco.” Nafrase, os termos destacados correspondem aosconceitos abaixo na seguinte ordem:a) fenótipo, alelo, dominância, genótipo.c) genótipo, fenótipo, alelo, dominância.b) fenótipo, genótipo, dominância, alelo,e) genótipo, alelo, fenótipo, dominância.e) genótipo, fenótipo, dominância, alelo.05) (UFCE) Analise as definições, relativas aalgumas terminologias utilizadas em genética.I. Indivíduo que apresenta alelos iguais para um par de genes considerado. Exemplo CC ou cc.II. Conjunto de genes ou cada par de genes de ummesmo indivíduo.Marque as opções que contenham as terminologiascorrespondentes a uma das definições acima.(01) Fenótipo.(02) Genótipo.(04)

Locus gênico.

(08) Homozigoto.Dê como resposta a soma dos itens corretos.06) (Fesp-PE) Todas as características relacionadasconstituem exemplos de fenótipos, exaceto:a) estatura e formato do nariz.b) cor dos olhos.c) tipo de cabelo e cor da pele.d) constituição genética.e) cabelo crespo.07) (UFES) A talidomida, quando usada por gestantes no primeiro trimestre da gravidez podedeterminar uma anomalia congênita denominadafocomelia, que também é causada por mutaçãogênica autossômica recessiva. Trata-se de umexemplo de:a) expressividade variável.b) mimetismo.c) fenocópia.d) pleiotropia.e) genocópia.08) (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos emcoelhos é definida geneticamente. No entanto,coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dosseus pélos alterada em função da peratura. Issoindica que o ambiente influencia:a) o fenótipo apenas na idade adulta.b) o genótipo da população.c) o genótipo e o fenótipo.d) o genótipo apenas para cor dos pêlos.e) o fenótipo dos indivíduos.09)

(Vunesp) Os vários tipos de diabete sãohereditários, embora o distúrbio possa aparecer emcrianças cujos pais são normais. Em algumas dessasformas, os sintomas podem ser evitados por meio deinjeções diárias de insulina. A administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com