TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança Limpeza e a Desinfecção

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

As clinicas de estéticas devem conter itens para manter a limpeza e a desinfecção e aos quais são eles: detergentes germicidas que são mantidas em saboneteiras especificas e que devem ser higienizadas toda semana com álcool 70%, ter um dispensador com álcool 70% para fazer a assepsia das mãos e para a limpeza, papel toalha, torneiras de acendimento automático e lixeiras que são acionadas por pedal.

A desinfecção do local e dada através do calor e a temperatura, o uso correto dos equipamentos como autoclaves, as estufas, os esterilizadores e produtos químicos como o álcool 70%, hipoclorito de sódio, clorexidina, glutaraldéideo, ácido peracético a 1%, sabão (hidróxido de sódio), (Devilla, 2008). A limpeza de remoção mecânica ou química da sujeira, tem o objetivo de retirar os resíduos orgânicos, que sendo esta e realizada antes da desinfecção e a esterilização. E devem ser seguidos as instruções de manuseio e da limpeza de acordo com o fabricante tanto para a utilização das autoclaves, das estufas ou dos esterilizadores, o uso desses equipamentos são diferentes de um para o outro.

O álcool que tem concentração 70% a 92% e um dos desinfetantes mais utilizados no mundo e é compatível com metais e por evaporar com muita facilidade e ser de fácil manuseio e combater as bactérias como a Mycobacterium tuberculosis, fungos e os vírus. Além do seu custo ser baixo e de fácil acesso, também possui suas desvantagens por causar irritação das mucosas e pode danificar objetos como plásticos, emborrachados, acrílicos e também provocar um incêndio por ter uma substancia inflamável.

Estudos compravam que a clorexidina e 1% em relação ao álcool 70% que e mais eficaz na assepsia da superfície nos locais da saúde, e o custo benéfico ser maior em relação ao álcool em gel.

Os instrumentos que passam pelo processo de esterilização deve ser armazenados separadamente dos demais, em armários fechados, protegidos da umidade e livres de insetos e microrganismos. O local deve ser limpo em estado de conservação e organização. A validade do processo dependera do prazo da esterilização de cada equipamento e dos tipos de embalagens utilizado durante a desinfecção e condição do local de estoque.

O kit de primeiros socorros é obrigatório em um ambiente da saúde, sempre completo e acessível, e essencial conter matérias curativos de emergência, até o indivíduo ser encaminhado para o médico. E o kit medico deve conter instrumentos como: tesoura, pinça, termômetro, luvas cirúrgicas gazes, esparadrapo, algodão, cotonetes, micropore, ataduras de crepe e band-aid, soluções antissépticas como vaselina, soro fisiológico e solução iodada. E de medicamentos devem conter antiácidos, antiespasmódicos (para cólicas), colírios, analgésicos e antitérmico, medicamentos para cefaleia, garganta irritada e pomadas para hematomas. E também e interessante ter bolsa de agua quente e bolsa de água de gelada.

Extintores de incêndios são obrigatórios em toda as clínicas de estéticas, responsáveis pela proteção e salvamento de bens em um possível incêndio, e devem estar em um fácil acesso e engatado na parede de todo ambiente clinico, e os mais indicados para os serviços estéticos são os de C02 em pó ou em pó seco, próprios para fogo de origem elétricas e por substancias inflamáveis.

Torneiras e lixeiras comuns, e a grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com