TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boas Praticas De Manipulação

Artigos Científicos: Boas Praticas De Manipulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 11

Este estabelecimento tem como objetivo principal realizar a dispensação de medicamentos de forma correta e consciente usando para isso, profissionais habilitados e treinados, farmacêutico responsável, acesso à meios de comunicação e internet a fim de estarem sempre atualizados e, para tanto, desenvolvemos este manual.

OBJETIVOS DO MANUAL:

Este manual tem como objetivo organizar e orientar todos os profissionais que exercem atividade neste estabelecimento, a prestarem, de forma correta e orientada, todos os procedimentos de recebimento do medicamento, armazenagem em prateleiras, organização de estoque, controle de validade de medicamentos, atendimento ao cliente e correta dispensação de medicamentos bem como prestação de serviços farmacêuticos, todos orientados e supervisionados por profissional farmacêutico responsável.

REFERÊNCIAS:

Para desenvolvermos este material utilizamos Resolução RDC 44 de 17 de Agosto de 2009, RDC 417 de 29 de Setembro de 2004 e Referências internas da Agafarma.

ESTRUTURA FÍSICA- INSTALAÇÕES:

A área interna da farmácia é de 61m² sendo dividida em várias partes descritas abaixo.

Área interna para circulação de clientes, com perfumarias para escolha do cliente é de 31,5m². Todas as instalações possuem superfícies internas lisas e impermeáveis, em perfeitas condições, resistentes aos agentes sanitizantes e facilmente laváveis.

Possuímos sistema de ventilação, iluminação e refrigeração compatível com a metragem do estabelecimento.

Área destinada aos medicamentos(acesso somente aos funcionários é de 13,5m².

Estacionamento em frente.

Área para descanso e alimentação dos funcionários, em separado, e local específico para guarda dos pertences de funcionários que fica na parte administrativa da farmácia com 6 m².

Sanitários para uso de funcionários com água corrente, toalhas de uso individual e descartável, sabonete líquido e lixeira com pedal e tampa.

Não possuímos sanitários para uso de clientes.

Não dispomos de Área Ambulatorial.

Para desenvolvermos atividades dispomos de sistema informatizado ( 2 computadores).

Local de armazenagem de material de limpeza.

Nossos documentos estão todos afixados em quadros possibilitando fácil visualização de todos. Procuramos manter sempre atualizados nossos quadros e mantemos listas de autorizações de funcionamento. Segue documentos expostos:

1. Autorização de funcionamento da Empresa (Anvisa).

2. Alvará Sanitário expedido pela Vigilância Sanitária.

3. Certidão de regularidade Técnica

4. Manual de Boas Práticas Farmacêuticas

5. Razão Social e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

6. Quadro com o nome do Farmacêutico Responsável, horário de atendimento, e telefone e endereço do Conselho Regional de Farmácia.

O estabelecimento possui bom relacionamento com o quadro de médicos da cidade e mantemos agenda com o número de telefones de consultórios e clínicas e em alguns até mesmo celulares, para podermos ter contato em caso de dúvidas em prescrições. Também mantemos em local visível a todos os clientes, telefones úteis em caso de emergência, como Posto de Saúde, Hospital, Plantão Médico, SAMU, Delegacia, Bombeiros, Brigada Militar e Prefeitura.

O estabelecimento possui equipamento de combate à incêndio e recebe anualmente Alvará dos bombeiros para funcionamento. O documento é anexado no final deste manual.

LIMPEZA E SANITIZAÇÃO:

A limpeza do estabelecimento é realizada diariamente por profissional contratado e treinado. Este profissional recebe material para limpeza e também material de EPIs para desenvolver o mesmo, para tanto dispomos de luva de borracha que são utilizadas para a realização de toda a limpeza. Esta limpeza consiste de manter limpos sanitários, área de circulação, vidros e área externa nas dependências do estabelecimento, bem como organização de material de limpeza e estoque do mesmo.

À parte, temos a limpeza de prateleiras onde ficam medicamentos e perfumaria. Esta também é feita por profissional habilitado. Juntamente com esta limpeza é verificado também a validade do produto onde se está realizando o trabalho. No caso do medicamento é feito a cada dois meses, sendo separado então para uma estante à parte, medicamentos que tenham prazo de validade de seis meses adiante. Esses medicamentos são colocados em separado para evitar que se possa fazer a venda de um medicamento à vencer. Quando o funcionário busca este medicamento em separado, já há então cuidado em se verificar a data de validade e ver se este medicamento se encontra em condições de dispensação.

A limpeza de estantes de perfumaria é feita com mais frequência visto que estas se encontram na área de entrada da farmácia e consequentemente recebem mais pó e são mais manuzeados por clientes, necessitando de limpeza e organização quase diárias.

Dispomos de armário com chave para medicamentos controlados. Este é mantido chaveado, sendo aberto sempre que se for realizada a venda de medicamentos.

Anualmente é feito a sanitização e desratização e controle de pragas. Para tanto se contrata específica que ao final do trabalho nos fornece o laudo do serviço realizado o qual é armazenado e anexado no final deste manual.

Dentro da rotina de dispensação de medicamentos nossos funcionários não dispõe de materiais para proteção (EPIs), mas recebem uniformes e canetas para poderem dar as respectivas orientações sobre posologia de medicamentos.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

De acordo com nosso Organograma descrito, temos uma equipe com poucas variações de segmento. Na verdade todos desempenham funções importantes e cada um é treinado para o seu papel. A função de orientar e controlar todo o andamento do serviço fica à cargo de nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com