TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bonita lã com fita

Tese: Bonita lã com fita. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Tese  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO DA HISTÓRIA: "Menina bonita do laço de fitas"

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Fala sobre uma menina preta e graciosa, que a sua mãe fazia trancinhas, amarrado-as com fitas coloridas.

Na história ela não era discriminada como muitas pessoas negras na vida real.

A menina tinha um coelho amigo que admirava-a muito, e perguntava sempre como ela fazia para ser preta. E a menina inventava: cair na tinta preta, tomar muito café, comer muita jabuticaba... e a menina já não sabia mais o que inventar.

Mas que pena! Nada adiantou. O coelho tentava ficar da cor da menina e não conseguia.

A mãe ouvindo, explicou que era arte de uma avó preta.

A menina entendeu e aconselhou o coelhinho a ter filhos com uma coelha preta que ele amasse, pois assim teria filhos de raças diferentes, tantos brancos como pretos..

Mas só teve uma coelhinha pretinha, pois os outros eram malhados, preto listrado com branco, branco listrado com preto. Cada vez que a coelhinha saia de laço colorido no pescoço, todo mundo perguntava: coelha bonita do laço de fita qual é o teu segredo para ser tão pretinha? E ela respondia: São os conselhos de minha madrinha.

EMILY BORGES DO NASCIMENTO

A linda obra da autora Ana Maria Machado (MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA)foi publicada em 1996 ,nascida no Rio de janeiro , em Santa Teresa, no dia 24 de dezembro de 1942 Ana Maria foi pintora,tradutora e jornalista.Em 1993 Ana Maria se tornou hos-concours dos premios da Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.EM 2000 ganhou o prêmio de Hans Christian Andersen,considerado o premio Nobel de literatura infantil mundial , em 2001 Ana Maria,recebeu o maior premio literario nacional,o Machado de Assis , pela Academia Nacional de Letras.

Nessa história a autora relata sobre uma linda menina cuja pele escura,morava ao lado de sua casa um coelhinho que achava a menina mais bonita que ja tinha visto na vida por causa de sua pele negra,e dai por diante ele tambem quer ter a pele escura,igual a da menina.

Então o coelhinho faz de tudo para ficar da cor da linda menina:entra numa lata de tinta preta ,come jabuticabas até não aguentar mais e inúmeras xicaras de café.Tudo histórinhas que a menina contava para enganar o coelhinho.Chega então um grande dia que o coelhinho vai até a casa da menina negra e encontra com ela e sua mãe uma bela mulata e pergunta novamente para a menina o porque de sua pele escura,então sua mãe toma a frente da resposta e explica ao coelhinho sobre a parentela da menina,então o coelhinho resolveu procurar uma coelhinha pretinha,logo encontrou e teve seus tão sonhado filhotes e passou a ser mais amigo da linda menina.Esse livro é de uma sensibilidade imensa,pois trata as diferenças valorizando a diversidade a partir da raça negra , podendo valorizar cada vez mais a auto-estima das crianças negras.Um livro infantil, mas recomendamos para todas as idades.

Ana Maria Machado publicou seu livro Menina bonita do laço de fita na épocaem que a Literatura Infantil brasileira estava na efervescência de sua criação,descontruindo o valor moralizante das obras e valorizando a qualidade estéticados textos.Esse livro conta a história de um coelho branco que faz de tudo para ficar pretinho como aquela menina do laço de fita que ele acha linda. O coelho, noentanto, não sabe como ela herdou aquela cor e tenta descobrir seu segredode ser tão pretinha. Com a insistê

ncia do coelho sempre perguntando “Meninabonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?”, a meninainventava respostas como “Ah, deve ser porque eu tomei muito café quandoera pequena”.

Até que a mãe da menina diz que ela era assim porque tinhauma avó preta. O coelho foi, então, procurar uma coelha preta para se casar.

Encontrou “uma coelha escura como a noite” e juntos tiveram muitos

coelhinhos: brancos, cinzas, malhados de branco e uma bem pretinha.Com um enredo simples, porém marcante, Ana Maria Machado traz nessahistória o tema da inclusão do negro e da diversidade e mais do que isso, deforma interativa, apresenta a valorização do negro. O coelho que é branco, vê amenina negra com uma beleza ímpar e inigualável, tentando de certa formaapagar sua identidade em detrimento da outra. Não se pretende discutir aqui ascomplexas questões identitárias, entretanto, é possível observar nessa obraque o preconceito racial não existe.Compreendendo que a Literatura

e aqui incluída a Literatura Infantil - tem umpapel fundamental na formação

do homem, como bem aponta Candido “

Aliteratura pode formar; mas não segundo a pedagogia oficial [...]. Longe de ser um apêndice da instrução moral e cívica, [...], ela age com oimpacto indiscriminado da própria vida e educa como ela [...]. Dado que aliteratura ensina na medida em que atua com toda a sua gama, é artificial querer que ela funcione como os manuais de virtude e boa conduta

(CANDIDO, 1972)

as obras que tratam dessa questão racial de forma positivapossuem fundamental importância para a construção do imaginário infantil.,

Relatório do Livro “A Menina Bonita do Laço de Fita”

A obra “Menina bonita do laço de fita”, foi publicada em 1996, pela autora Ana Maria Machado, nascida no Rio de Janeiro, em Santa Teresa, em pleno 24 de dezembro de 1942. Foi pintora, professora, tradutora e jornalista. Em 1993 ela se tornou hos-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Finalmente, a coroação. Em 2000, ganhou o premio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da Literatura Infantil Mundial. E em 2001, a Academia Brasileira de Letras lhe deu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto de obra. Em 2003, Ana, foi convidada para ocupar a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras.

Nesse livro, a autora, relata a história de uma menina linda, cuja pele escura, e do lado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com