TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menina Bonita Do Laço De Fita

Dissertações: Menina Bonita Do Laço De Fita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 6

MENINA BONITA DE LAÇO DE FITA

O presente trabalho foi elaborado com duas finalidades: preencher os requisitos necessários para a conclusão da produção textual em grupo e atender o desejo de refletir a importância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento da criança na sociedade escolar.

2. DESENVOVIMENTO

1ª Aula Disciplina: Português

Conteúdo: Língua Oral: Valores, normas e atitudes

Carga horaria: 2 horas

Ano de Ensino: 2º Ano

Objetivos gerais:

Desenvolver o gosto pela leitura, mostrar aos alunos a importância do respeito às diferenças.

Conscientizar a todos dos valores que cada um tem perante a sociedade,

Objetivos específicos:

Incentivar os conhecimentos de cada cultura, que cada um de nós devemos respeitar as etnias e desigualdades sociais.

Deixar claro que temos características oriundas de sua família, assim como os personagens da História. Sendo assim somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial tanto para nossa família como para aqueles que nos rodeiam.

Procedimentos de ensino e método:

Agora vou apresentar para vocês a história dessa bonequinha aqui a “Menina Bonita do Laço de Fita”. A boneca estará presente na sala de aula para que as crianças tenham contato direto com ela e se interessam pelo assunto. Apresentar a história em forma de vídeo animado.

Na sequência a professora juntamente com os alunos fará a interpretação do livro oralmente, interpretando fatos da história a partir de perguntas sugeridas. Qual era a cor da pele da menina? Porque o Coelho se encantou com ela? Você conhece alguma história parecida com essa?

Havendo alguma criança negra na sala, a professor poderá ressaltá-la dizendo das semelhanças com a menina da História. Abordar o tema de forma natural, para que as crianças reconheçam a importância que cada um se tem, independente de posição social, raça ou cor. Que Deus nos fez especiais, cada um diferente do outro mas com valor inigualável.

Avaliação será realizada no decorrer do desenvolvimento observando a participação de todos, e os desenhos avaliados com o objetivo de analisar se as produções tem sentido com o tema trabalhado.

2ª Aula Disciplina: Arte

Carga horaria 1 horas.

Ano de Ensino: 2º Ano

Conteúdo: Cores

Objetivos gerais:

• Identificar as cores primárias na capa do livro menina bonita de laço de fita..

• Despertar o interesse pela arte;

• Desenvolver a criatividade.

Objetivos específicos:

• Identificar as cores primárias

• Desenvolver o raciocínio lógico através de associações entre o que veem na pintura e o que acontece em seu cotidiano.

• Valorizar a pintura como alternativa de lazer.

• Desenvolvimento da criatividade.

Procedimentos de ensino e método:

Através do procedimento sócio individualizante e da junção dos métodos intuitivos e ativos trabalharemos as cores da seguinte forma:

Nessa aula, relembraremos as cores primárias contando uma pequena história, cada cor representada por um fantoche e aprofundaremos o conteúdo com os alunos apresentando questionamentos sobre o tema abordado na aula anterior. Utilizando da obra escolhida “Menina Bonita de Fita”, apresentaremos imagens fotográficas e objetos sobre o tema, discutindo sobre de que forma irão ser encontrados em seu cotidiano e trabalhando com as experiências visuais e táteis dos alunos. E problematizando de que forma os aspectos reais poderiam contribuir na construção da cor. Assim orientaremos os alunos para que utilizem o papel A4 para fazer as misturas das cores com cola colorida, pediremos que trabalhem em grupo, propondo sair do egocentrismo e trabalhar com o desenho cooperativo. Depois de finalizado o desenho, faremos uma dinâmica com uma musica “Para entrar na casa do Zé” e finalizando a aula, as obras dos alunos serão dispostas de forma com que todos na sala possam ver, possibilitando a discussão sobre o que mais gostaram ao pintá-la, o que acharam interessante nas obras de seus colegas e as dificuldades que tiveram. E juntos analisaremos como cada tipo de pintura é uma maneira de expressão da arte explicaremos que nenhuma delas é melhor ou pior do que a outra.

A avaliação será realizada no decorrer do desenvolvimento observando a participação de todos, e os desenhos avaliados com o objetivo de analisar se as produções tem sentido com o tema trabalhado. Acompanhar a evolução dos alunos observando o interesse e participação nas atividades através de seus hábitos diários.

3ª Aula Disciplina : educação Física

Conteúdo: Que bicho é esse?

Carga horaria: 1 hora

Objetivo

Esta atividade tem como objetivo desenvolver qualidades físicas, associadas ao controle motor e mental.

Procedimentos de ensino e método:

Primeiro passo: apresentarei-me aos alunos e em seguida pedirei que eles se apresentem também, após as apresentações falarei qual o meu objetivo em estar trabalhando com eles. Farei alguns questionamentos em relação ao trabalho proposto. Farei uma abordagem das variadas expressões dessa prática, e apresentado conhecimentos sobre a resistência muscular localizada, força muscular e feito a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com