TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menina Bonita Do Laço De Fita

Trabalho Escolar: Menina Bonita Do Laço De Fita. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  1.330 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Nesse livro podemos encontrar diversos aspectos muito debatidos no dia de hoje, como a autoestima das crianças negras, pois esse livro ele trata as diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra. Pois a diferença não basta apenas reconhecer e sim valoriza-las.

O trabalho foi elaborado para uma turma do pré escolar cujo o objetivo foi: levar ao aluno à valorização do ser humano, ajudando-os a reflexão, quanto as semelhanças, diferenças étnicas e sócias e relações familiares.

Durante todo o trabalho pode perceber que trabalhar nessa faixa etária é muito interessante, pela ausência de indicio de descriminação. Este grupo de crianças revela a possibilidade de transformação de valores de (pré) conceitos construídos socialmente.Será realizado um trabalho no período de quatro dias, levando em conta a pouca idade das crianças que já possuem uma rotina determinada. As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos.

Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, na infância, procuraremos valorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si . Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações entre crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção da identidade. Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação das diferenças enquanto características e abandonam-se preconceitos que ao longo do tempo da história serviam para adesvalorização dos atributos individuais. Levando-se em consideração que é preciso educar o indivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido, ao propor este trabalho, busca-se a compreensão de como são construídas as relações raciais e sociais. A importância disso consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção da equidade.

2-DESENVOLVIMENTO

Os planos será desenvolvido dentro da história “Menina bonita do laço de fita” que será contada por partes, intercalando os conteúdos curriculares e atividades interdisciplinar, relacionadas aos conteúdos, observando as habilidades e competências. As variações que se fizeram necessárias serão contextualizadas dentro das áreas ligadas a : Lingua Portuguesa, Artes e Educação Fisica.

TEMA/ATIVIDADE: O AMOR NÃO TEM COR

ANO/TURMA : Pré Escolar

CONTEÚDOS:

-Leitura, identificação e escrita de letras (4 e 5 anos), e famílias silábicas (5 anos) daspalavras-chave:

MÃE – COELHO – MENINA – ESCRAVO – FITA – CAFÉ

-Vogais (4 e 5 anos)

-Família silábica e consoante das sílabas estudadas nas palavras-chave

-Cores: Preto, branco, vermelho e marrom.

-Cor secundária: Cor-de-rosa

-Quem são nossos parentes.

-Cor dos povos que vinham da África.- Quem eram os escravos.- Como os escravos eram tratados.- Povo brasileiro, mistura de raças.

-Branca, negra, indígena.- A cor da pele de cada um:Valorização e respeito

OBJETIVOS:

Desenvolver o gosto pela leitura, mostrar aos alunos a importância do respeito às diferenças, conscientizar a todos dos valores que cada um tem perante a sociedade, incentivando aos conhecimentos de cada cultura, que cada um de nós devemos respeitar as etnias e desigualdades sociais. Deixando claro que temos características oriundas de sua família, assim como os personagens da História. Sendo assim somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial tanto para nossa família como para aqueles que nos rodeiam.

Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura raças para o respeito ao outro e a si mesmo.

Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.

Valorizar a cor da pele de cada um, levando-os a perceber que tem a ver com a cor da peledas pessoas da família de cada um.

Proporcionar meios para que a criança desenvolva a linguagem, a escrita e a coordenação de maneira contextualizada. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos. Reconhecer, ler e escrever vogais e o alfabeto. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita, explorar a expressão corporal.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Lingua Portuguesa:

-Reconhecimento do próprio nome no conjunto de nomes.

-Identificação de palavras pesquisadas através de caça-palavras

-Leitura, identificação e escrita das letras vogais e famílias silábicas estudadas nas palavras-chave . São elas:

MÃE – COELHO – MENINA – TELEFONE – ESCRAVO – FITA – CAFÉ.

-Leitura de fichas dos nomes.

-Vogais .

-Leitura de figuras e objetos

-Leitura de caixa de objetos e fichas

-Dramatização da história

-Leitura, identificação e escrita das letras vogais e famílias silábicas estudadas

-Reconto da história

-Conto de casos diversos (individual).

Educação fisica:

-Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas em suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com