TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Borracha Na Construção Civil

Trabalho Universitário: Borracha Na Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

No câmbio se processa a transformação dos açucares e amidos em celulose e lignina, principais constituintes do tecido lenhoso.

c) Alburno

De cor mais clara que o cerne é formado de células vivas e atuantes. Além da função resistente, faz-se condutor da seiva bruta, por ascensão capilar, desde as raízes até a copa. Varia de 25 a 50 % do lenho. O seu aproveitamento na construção civil de forma permanente não é recomendado.

d) Cerne

De cor mais escura é formado de células mortas e esclerosadas. as alterações do alburno vão formando e ampliando o cerne.

As alterações progressivas são processos de crescente espessamento das paredes celulares, provocados por sucessivas impregnações de lignina, resinas, taninos e corantes. Em conseqüência o cerne tem mais densidade, resistência mecânica, compacidade e principalmente maior durabilidade, pois sendo tecido morto não é atrativo aos insetos e outros agentes de deterioração.

e) Medula

É o miolo central da seção transversal da tora da madeira. Tecido frouxo, mole e esponjoso, não tem resistência mecânica e nem durabilidade.

A medula desaparece com o aumento da idade das árvores.

f) Raios medulares

São encontrados ainda na seção do tronco de uma árvore os raios medulares, que são linhas partindo da medula para diferentes pontos da casca. Sua principal função é o transporte e armazenamento de nutrientes. Sua presença quando em abundância, é benéfica na medida em que realiza uma amarração transversal das fibras impedindo que trabalhem exageradamente frente às variações do teor de umidade.

6.3. Crescimento do tronco

O crescimento do caule no sentido transversal faz-se por camadas concêntricas, periféricas e sucessivas alojadas sobre o alburno de dentro para fora, e sobre o líber de fora para dentro formando o câmbio. O crescimento de lenho é interrompido no inverno, de forma que a idade da árvore pode ser conhecida pelo número de camadas concêntricas de seu corpo lenhoso.

As camadas concêntricas são oriundas da transformação dos açucares e amidos em celulose e lignina ocorridas no câmbio e são denominadas anéis anuais de crescimento.

O crescimento da árvore varia conforme a natureza do solo, a essência florestal, o clima e a sua exposição. Enquanto a árvore é nova o crescimento anual é rápido, tornando-se mais lento de ano para ano até anular-se por completo quando a árvore atinge o máximo de seu desenvolvimento.

Exemplo:

- carvalho (atinge o máximo de desenvolvimento aos 80 anos)

- pinheiro (atinge o máximo de desenvolvimento aos 115 anos)

Os anéis de crescimento permitem caracterizar três direções diferenciais da anisotropia da madeira:

axial - segundo o eixo da árvore

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com