TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Br Modelo

Trabalho Escolar: Br Modelo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 7

Caso a modelar

Um banco possui nome e código, este é composto de agencias que possuem numero e endereço. Cada agencia possui clientes com nome , cpf, telefone e endereço que podem ter contas do tipo corrente ou especial. A conta deve ter um numero e saldo; a conta do tipo especial possui limite especial. Cada cliente pode indicar outro cliente ao banco e também adquirir um título de capitalização da agencia, chamado CAP, que possui diversos valores de investimento. Os clientes que adquirem o CAP ganham um brinde especial e também passam a ter um tratamento diferenciado através de um gerente especial ( representado com nome e cpf ) que agencia possui.

Esta apostila tem o objetivo de nos orientar durante este período em nossas aulas de Banco de Dados, não tem a pretensão de ser a única fonte de informação para nosso êxito no curso. A intenção de elaborar este material é de possuirmos um referencial e facilitar o estudo do aluno nesta disciplina. Ela engloba materiais de livros diversos, apostilas, pesquisas na Internet e de conhecimento próprio em minha experiência no uso e construção de banco de dados.

Iremos ver durante o curso, entre outros tópicos, uma noção geral sobre a construção de sistemas de banco de dados, construção de projetos lógicos de bancos de dados, modelos para a construção de projetos físicos de banco de dados, controle de dependência de dados, consultas, redundância entre vários outros.

Veremos em nossas aulas práticas o processo de criação de tabelas, relacionamentos, views, stored procedures entre outros recursos importantes.

1 - Conceitos Gerais

A tecnologia aplicada aos métodos de armazenamento de informações vem crescendo e gerando um impacto cada vez maior no uso de computadores, em qualquer área em que os mesmos podem ser aplicados.

Um “banco de dados” pode ser definido como um conjunto de “dados” devidamente relacionados. Por “dados” podemos compreender como “fatos conhecidos” que podem ser armazenados e que possuem um significado implícito. Porém, o significado do termo “banco de dados” pode significar algo mais que a definição acima. Um banco de dados possui as seguintes propriedades:

• um banco de dados é uma coleção lógica coerente de dados com um significado inerente;

• um banco de dados é projetado, construído e populado com dados para um propósito específico; um banco de dados possui um conjunto pré definido de usuários e aplicações;

• um banco de dados representa algum aspecto do mundo real, o qual é chamado de “mini-mundo” ou “mundo real”; qualquer alteração efetuada no mini-mundo é automaticamente refletida no banco de dados.

Um banco de dados pode ser criado e mantido por um conjunto de aplicações desenvolvidas especialmente para esta tarefa ou por um “Sistema Gerenciador de Banco de Dados” (SGBD). Um SGBD permite aos usuários criarem e manipularem bancos de dados de propósito geral. O conjunto formado por um banco de dados mais as aplicações que manipulam o mesmo é chamado de “Sistema de Banco de Dados”.

Outra Definição

Um BD também pode ser definido como sendo:

"Uma coleção de dados operacionais inter-relacionados. Estes dados são armazenados de forma independente dos programas que os utilizam, servindo assim a múltiplas aplicações de uma organização."

Algumas partes desta definição são fundamentais para a compreensão do conceito de BD:

• Coleção: agrupamento com repetição;

• Operacionais: vitais; estratégicos para a tomada de decisões; permanentes;

• Inter-relacionados: um BD mantém um agrupamento de entidades (fatos da realidade em questão) e de relacionamentos entre estas entidades;

• Independentes dos programas: dados são mantidos em um meio de armazenamento destinado aos dados da organização e não necessariamente no espaço local do programa de aplicação;

• Serve à múltiplas aplicações: dados em um BD podem ser compartilhados por várias aplicações da organização. Cada uma delas define exatamente os dados que deseja manipular.

 Abordagem Banco de Dados X Abordagem Processamento Tradicional de Arquivos

- Auto Informação

Uma característica importante da abordagem Banco de Dados é que o SGBD mantém não somente os dados mas também a forma como os mesmos são armazenados, contendo uma descrição completa do banco de dados. Estas informações são armazenadas no catálogo do SGBD, o qual contém informações como a estrutura de cada arquivo, o tipo e o formato de armazenamento de cada tipo de dado, restrições, etc. A informação armazenada no catálogo é chamada de “Meta Dados”. No processamento tradicional de arquivos, o programa que irá manipular os dados deve conter este tipo de informação, ficando limitado a manipular as informações que o mesmo conhece. Utilizando a abordagem banco de dados, a aplicação pode manipular diversas bases de dados diferentes.

- Separação entre Programas e Dados

No processamento tradicional de arquivos, a estrutura dos dados está incorporada ao programa de acesso. Desta forma, qualquer alteração na estrutura de arquivos implica na alteração no código fonte de todos os programas. Já na abordagem banco de dados, a estrutura é alterada apenas no catálogo, não alterando os programas.

A diferença principal de um banco de dados evoluído de uma estrutura de armazenamento de dados tradicional ou menos evoluída é o fato destas estruturas estarem bem identificadas em um banco de dados. Existem no mercado algumas “bases de dados” que, embora possuam estrutura de armazenamento de dados, não possuem estruturas e ferramentas exigíveis de um banco de dados evoluído e completo. Poderíamos citar: Stored Procedures, Dados separados de aplicações (consultas, formulários), Triggers, Views, controle de acesso evoluído, dentre outros recursos.

Podemos verificar a característica de “separação de dados e aplicações” bem detalhada abaixo:

Um ambiente de Sistema de Banco de Dados

- Abstração de Dados

O SGBD deve fornecer ao usuário uma “representação conceitual”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com