TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeira E Aprendizado

Trabalho Universitário: Brincadeira E Aprendizado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e criatividade

A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil

O jogo ou atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil,

Vem sendo de grande importância, pois com os jogos e possível trabalhar diversas disciplinas de maneira divertida, o que permite atrair a atenção das crianças para o conteúdo.

E importante frisar que os jogos não e somente uma forma de “acalmar as crianças”, mas sim uma forma de ensina-las de maneira descontraída, assim podemos citar alguns benefícios dos jogos para a educação infantil: utilizar a dramatização para demonstrar a auto expressão do aluno, as ideias os sentimentos; jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio, o pensamento logico e a criatividade e jogos ou brincadeiras que desenvolvam no educando agilidade, coordenação, capacidade de atenção, memoria, a auto-estima positiva e a socialização entre eles.

Vale lembrar que a criança aprende vivendo, experimentando e fazendo.

“Se o brincar é típico da criança, se a infância é uma idade de jogo, se e atividade mais extensa, mais intensa, mais característica da infância é a ludicidade, não se pode conceber a infância sem brinquedo. Impedir-lhe o brincar equivale a roubar-lhe a infância.”

Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos

O ambiente físico se apresenta como um os principais elementos na educação de crianças, sua organização espacial constitui-se numa das referencias funcionais devendo receber destaque especial nas propostas pedagógicas. O ambiente e um elemento construtivo do processo educacional que expressa às concepções de infância, tornando um aliado pedagógico dos educadores, enfatizando que os ambientes destinados a crianças deveriam desempenhar funções relacionada ao desenvolvimento, tais como: promover a identidade pessoal, autonomia na execução de suas atividades, oportunidades para expressão dos movimentos e sentidos e possibilitar tanto o contato com os companheiros, quanto momentos de privacidade, a segurança e a confiança. Entende-se então, que o melhor espaço para que as crianças possam se desenvolver é o espaço que oferece possibilidades de ser mexido e transformado, para que desperte na criança a curiosidade e o interesse.

Os ambientes devem ser estruturados de modo que facilitem a orientação das crianças sobre a rotina cotidiana. Existem vários recursos que podem ser utilizados nesses ambientes para o desenvolvimento pedagógico, emocional, físico e ate mesmo de conduta das crianças.

Itens importantes relativos ao trabalho com crianças com necessidades especiais

• Não podemos esquecer que as crianças com necessidades educativas especiais são crianças e devem conviver com outros em mesmo ambiente e não isolados.

• A educação especial não pode mais ser olhada como um sistema paralelo a educação geral, e sim como um conjunto de recursos pedagógicos e de serviços de apoio que facilitem a aprendizagem de todos em turmas regulares.

• Estar sempre inovando as metodologias de ensino e recursos diferenciados que assegurem êxito na tarefade atingir os objetivos curriculares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com