TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras - Lúdico

Artigos Científicos: Brincadeiras - Lúdico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

BRINCADEIRAS

ESCRAVOS DE JÓ

Como brincar: Os jogadores sentam em círculo, cada um com uma pedrinha ou outro objeto pequeno, que será passado de um integrante para o outro em uma coreografia de vai e vem seguindo o ritmo da música “Escravos de Jó”:

Escravos de Jó jogavam caxangá (os jogadores vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só)

Tira, (cada um levanta a pedra que está em suas mãos)

põe, (colocam a pedra de novo no chão)

deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)

Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita)

fazem zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam)

zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam)

zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente)

Canais de Aprendizagem

Corporal - Os jogadores sentam em círculo, cada um com uma pedrinha ou outro objeto pequeno, que será passado de um integrante para o outro em uma coreografia de vai e vem.

Oral – Os jogadores cantam a música “Escravos de Jó” em sua forma original e depois vão direcionando a letra da musica para ser cantada nas vogais (exemplo: escravos de Jó; ascravas da Já; escreves de Jê; iscrivi de Ji; oscrovo do Jô; uscruvu du Ju) e por último joga-se em silêncio, apenas mentalmente, apenas marcando o ritmo pela passagem da pedrinha.

Auditivo – Os jogadores devem escutar a letra, prestando atenção nos comandos que ela apresenta para não pular nenhum passo da brincadeira. Se errar está fora.

Sonoro - Os jogadores devem seguir a melodia para conseguirem jogar, pois em um determinado momento da brincadeira, será jogado em silêncio, com o ritmo apenas na cabeça.

Musical – Nesta brincadeira há uma música que desenvolve a brincadeira.

Visual - Os jogadores ficam atentos visualmente, pois vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só.

ELEFANTE COLORIDO

Como brincar: crianças devem escolher quem será o mestre da brincadeira. Ele, então, grita: "Elefante colorido". E as outras perguntam: "De que cor?". O mestre escolhe uma cor e todas as crianças deverão tocar algum objeto na tonalidade pedida. Se não achar, tem que pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.

Canais de Aprendizagem

Oral – Os jogadores escolhem um mestre da brincadeira que grita: “Elefante colorido", e os outros participantes perguntam: “De que cor?” O mestre escolhe uma cor e fala para os jogadores.

Corporal - todos os participantes deverão tocar algum objeto na tonalidade pedida, para isso envolvem o deslocamento de seus corpos.

Sinestésico – Os participantes correm para tocar algum objeto na tonalidade pedida antes de seu colega, para não perder a chance de ficar sem nenhum objeto.

Auditivo – Os participantes devem estar atentos à tonalidade pedida pelo mestre.

Visual – Os participantes devem ter a atenção visual para achar e reconhecer objetos com as cores pedidas pelo mestre.

ALERTA

Como brincar: O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.

Canais de Aprendizagem

Corporal - Os jogadores em círculo esperam a voz do comando (a pessoa jogar a bola para o alto), todos correm para os lados, após o nome citado deve pegar a bola e gritar alerta, e todos pararem em posição de estátua.

Oral – Quem esta com a bola grita: “alerta”. Auditivo – Os jogadores devem estar atentos ao nome chamado. Visual - Os jogadores devem ficar atentos, pois aquele que for chamado tem que mirar um dos jogadores para acertar a bola, se acertar a pessoa esta fora da brincadeira. É preciso ver bem a posição de cada jogador para arriscar em quem vai jogar a bola. Sinestésico – Correm para todos os lados.

.

PULAR CORDA

Como brincar: Duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um dia um homem bateu na minha porta e disse assim: senhora, senhora, põe a mão no chão; senhora, senhora, pule de um pé só; senhora, senhora, dê uma rodadinha e vá pro meio da rua”. Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.

Canais de Aprendizagem

Musical – Aqui se canta uma musica para a brincadeira ficar mais divertida. Corporal – As crianças participam da brincadeira ao embalo da musica, seu corpo deve estar atento ao que diz a musica, sua ação corresponde á musica. Sinestésico – As crianças ao ritmo da musica tem que desenvolver corretamente a ação da musica, como, pule de um pé só. Deve ainda ter percepção para sentir a corda e pular certo. Aqui a criança deve ser capaz de guiar-se pela experiência motora. Auditivo – Os participantes devem escutar a musica para seguir as instruções passo a passo. Visual – Atentos á corda pra poder pular. Sonoro – Atentos ao som da música.

BATATA QUENTE

Como brincar: Os jogadores formam um círculo, com um deles sentado ao centro da roda com os olhos vendados. No círculo, cada jogador deve passar a bola – ou a batata – para o que está a sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: ‘Batata quente, quente, quente, quente... ’. A qualquer momento o jogador que está vendado pode gritar: ‘Queimou!’

Quem estiver com a bola nas mãos nesse instante será o próximo a ir para o centro da roda.

Canais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com