TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jardim Das Brincadeiras

Artigos Científicos: Jardim Das Brincadeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  7.606 Palavras (31 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 31

CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS)

Como podemos observar, os jogos são de suma importância como conteúdo pedagógico da Educação Física para as aulas de Pré a 4ª série. Os inúmeros benefícios, tais como: o desenvolvimento das qualidades intelectuais, do imaginário, o desenvolvimento das capacidades físicas básicas, são inquestionáveis para o crescimento do ser humano.

É neste aspecto que o profissional de Educação Físico pode se utilizar destas ferramentas (os jogos) para conduzir o seu processo de ensino aprendizagem, proporcionando aos seus educando s, aulas mais agradáveis e divertidas.

Um trabalho bem elaborado e desenvolvido nesta fase de desenvolvimento da criança, proporcionará aos mesmos o domínio sobre os seus padrões motores, tornando-os indivíduos mais sabedores de suas necessidades.

OBJETIVOS GERAIS DOS JOGOS

• oferecer à criança durante o horário escolar atividades recreativas orientadas, afim de prevenir a fadiga, permitir o relaxamento e aliviar tensões nervosas.

• favorecer a auto-expressão.

• desenvolver a capacidade física (força, resistência, coordenação, sentido de equilíbrio, velocidade, etc.).

• oferecer à criança a oportunidade de praticar padrões desejáveis de conduta, acostumando-a a respeitar e cumprir as regras impostas pelo jogo.

• despertar na criança o sentido de grupo, ensinando-a a conviver com outras crianças, praticando cooperação, lealdade, cortesia, espírito de luta e respeito ao semelhante. .

• favorecer a aprendizagem de atividades lúdicas, para que a criança possa utilizar nas suas horas de lazer fora da escola.

• oferecer à criança atividade física prazerosa e vigorosa.

• ensinar à criança habilidades fundamentais variadas, oferecendo-lhe a oportunidade de praticá-as em ambiente de prazer, afim de estimular o gosto pelo esporte.

• dar oportunidade à criança de solucionar problemas práticos, que as situações dos jogos oferecem.

• favorecer a iniciação esportiva.

TIPOS DE JOGOS

 JOGOS SENSORIAIS

Os jogos sensoriais desenvolvem principalmente as sensações, sejam elas estimuladas pelo tato, audição, paladar ou visão.

 JOGOS AFETIVOS:

Os jogos afetivos devem desenvolver a sensação de prazer e bem estar.A proposta é que os alunos sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência e ter espírito de amizade e respeito.

 JOGOS MOTORES:

Os jogos motores proporcionam às crianças oportunidades de vivenciar de diversas formas o princípio básico da locomoção, ampliando assim suas capacidades motoras, e “ oportunizar jogos motores, é a forma das crianças, descobrirem os movimentos fundamentais e ao professor a oportunidade de desenvolver o maior número possível de vivências e variações procurando levar os alunos a perceberem as condições motoras. ( Gallahue e Ozmun, 2001, p.100 ).

 JOGOS COMPETITIVOS:

Os jogos competitivos, têm um papel educacional, quando nos ensinam a lidar com a competitividade existente dentro de nós. Compreender a competição e as emoções relacionadas a ela num ambiente assistido, no espaço da aprendizagem, é uma oportunidade para que as crianças passem a lidar com a realidade do mundo competitivo de maneira mais serena e equilibrada. Afinal, a competição pode gerar diversos conflitos e emoções desagradáveis. Pode levar à comparação, frustração, ao sentimento de vitória ou de derrota, à exclusão, e as situações de aula, quando bem encaminhadas, podem contribuir para ajustar a percepção destes momentos à sua verdadeira dimensão íntima, visando o equilíbrio. No ambiente competitivo bem administrado também estão presentes a necessidade do respeito, a superação de limites e a amizade.

 JOGOS SIMBÓLICOS:

O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psico-motora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real. Por essa via, quando a criança estiver mais velha, é possível estimular a diminuição da atividade centrada em si própria, para que ela vá adquirindo uma socialização crescente.

 JOGOS INTELECTUAIS:

Os jogos intelectuais proporcionam aos alunos o desenvolvimento do raciocínio rápido e fazer com eles tenham a capacidade de pensar e agir e desenvolver o que raciocinaram e dessa forma correta e trabalhando a sua intelectualidade e lhes proporcionando um melhor raciocínio e auxiliar na memória.

“A uma criança daria asas, mas deixaria que aprendesse a voar sozinha”.

Gabriel Garcia Marques.

JOGOS SENSORIAIS

Atividade: O SENTINELA CEGO

Objetivo: estimular a exploração pelo tato

Material: venda para os olhos

Desenvolvimento: Um jogador com os olhos vendados deve confiar em seu tato para identificar os companheiros Escolher um jogador para ser o sentinela, vendando-lhe os olhos. Os demais participantes formam uma roda em volta, dando-se as mãos, o jogador com os olhos vendados deve pegar qualquer um da roda. Os participantes podem movimentar-se, caminhar e agachar para evitá-lo, mas não podem soltar as mãos. Quando um jogador é apanhado, o senti¬nela pode tocar-lhe o rosto para tentar reconhecê-lo. Se acertar, trocam-se os papéis; caso contrário, deve pegar outro jogador.

Atividade: TELEFONE SEM FIO

Objetivo: identificar a palavra desenvolvendo a audição.

Material : nenhum

Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com