TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca, a valorização do lúdico infantil

Artigo: Brinquedoteca, a valorização do lúdico infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 3

Brinquedoteca, a valorização do lúdico infantil.

Por volta de 1934, em Los Angeles, quando acontecia uma das maiores depressões norte-americanas, um dono de uma loja de brinquedos queixou-se ao diretor da Escola Municipal, que crianças estavam roubando brinquedos. Foi quando o diretor chegou à conclusão de que isso acontecia porque as crianças não tinham com o que brincar. Assim, iniciou um serviço comunitário de empréstimos de brinquedos a crianças carentes da cidade. O chamado Los Angeles Toy Loan foi um destes serviços e existe até hoje. Em 1963, na Suécia o programa foi mais bem desenvolvido. Com o objetivo de emprestar brinquedos e dar orientação às famílias sobre como poderiam brincar com seus filhos, para melhor estimulá-los e ajuda-los a crescer, foi onde duas professoras, mães de excepcionais, fundaram a Lekotek (ludoteca, em sueco), em Estocolmo.

No Brasil também começou a ser desenvolvido a partir da necessidade de ajudar a estimular crianças deficientes. Em 1971, por ocasião da inauguração do Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, aconteceu uma exposição de brinquedos pedagógicos. O interesse despertado pelo evento foi tanto que fez com que ele fosse transformado em um Setor de Recursos Pedagógicos dentro da APAE, que em 1973 implantou o Sistema de Rodízios de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, a Ludoteca. Todos os brinquedos do Setor Educacional da APAE foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes de uma biblioteca circulante. Apenas em 1981 foi montada a primeira brinquedoteca do país, a Brinquedoteca Indianópolis, em São Paulo, tendo como diretora, a responsável pela criação do termo Brinquedoteca, a pedagoga Nylse Cunha.

O planejamento de uma brinquedoteca inicia-se por uma análise do espaço físico disponível para sua instalação. Não há recomendação para uma área específica, podendo a brinquedoteca funcionar em casas, edifícios, salas, barracões, etc; especialmente projetados para este fim ou que devam ser reformados ou adaptados para tal. Um planejamento arquitetônico correto contribuirá para uma melhor utilização do lay-out da brinquedoteca, consequentemente, de suas atividades lúdicas.

Propõe-se esta área como experimental, sendo que após um ano de instalação pretende-se uma avaliação que fornecerá subsídios para definição de instalações definitivas.

O direito da criança à liberdade de brincar e desenvolver-se no seio de sua família e de sua comunidade é assegurado pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças (1959), adotado pelas Nações Unidas. Semelhante à Declaração, no Brasil há uma lei específica, o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), que compreende a criança como sujeito de direitos. Em seu artigo 15, o Estatuto assegura o direito da criança e do adolescente à liberdade, ao respeito e à dignidade, sendo liberdade de brincar. Custódio e Veronese (2007) fazem um resgate histórico do trabalho infantil no Brasil e as consequências drásticas para a infância, apontando que ao não poder brincar a criança assimila desde novas regras do trabalho, podendo ter má-formação no seu desenvolvimento, além de não poder fazer aquilo que lhe é assegurado: brincar.

O principal objetivo deste projeto é assegurar à criança este direito básico:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com