TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Brinquedoteca Para O Desenvolvimento Infantil

Exames: A Importancia Da Brinquedoteca Para O Desenvolvimento Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da Brinquedoteca Para o Desenvolvimento Infantil

Se perguntares a uma criança o que ela mais gosta de fazer, a resposta não será dormir, comer, passear, nem descançar... a resposta será brincar.

Pode-se dizer que brincar é uma necessidade da vida, é o jeito proprio da criança aprender o mundo. Os espaços lúdicos são indispensáveis no desenvolvimento infantil, através da brinquedoteca, ou ludotecas, este espaço torna-se definido, organizado, atrativo para brincar.

As duas palavras significam a mesma coisa. A primeira é formada com a raíz da palavra portuguesa brinquedo; a segunda, da palavra latina ludo, que significa brinquedo, jogo. Além da possibilidade de brincar sozinha, há muita motivação e convite para brincar em grupo, a variedade dos jogos e brinquedos possibilita as mais diversificadas experiências, com materiais, situações, ambientes e enredos, são desenvolvidas atividades motoras, plasticas, musicais, teatrais, folclóricas, de criação, de faz-de-conta...

A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente da criança, de suma importância para seu desenvolvimento, através desta, constrói seus proprios pensamentos e desenvolvendo suas próprias potencialidades. Através da brinquedoteca a criança amplia suas possibilidades, oportuniza e cria várias situações de seu cotidiano, neste espaço a crinça desenvolve sua própria personalidade, seus valores, ética e atitude diante de outras crianças.

A brinquedoteca tem um papel fundamental, uma vez que proporciona aprendizagem, onde a criança adquire conhecimentos, constrói saberes, uma vez que este ambiente seja criativo, aconchegante onde a criança seja bem-vinda e que possa socializar-se, desenvolver-se culturalmente e socialmente.

Aspectos Que Devem Contemplar o Espaço da Brinquedoteca

A decoração deve ser expressiva, o afeto e a alegria devem ser palpáveis, onde a criança sinta que está sendo acolhida, onde a criança sinta segurança e conforto. A brinquedoteca é um espaço mediador de aprendizagem, que estimula a autonomia, esta não pode ser interventiva de ação docente, é preciso evitar o direcionamento das atividades, a professora não pode definir previamente quem vai brincar com o quê, é preciso que as crianças façam suas escolhas. Os brinquedos devem ser pedagógicos e contemplar todas as faixas-etárias, jogos de tabuleiros, peças de montar, bonecas, bonecos, muitas fantasias, aguçar a curiosidade, o irreal... objetos que simulem a vida cotidiana dos adultos como móveis de escritórios, casa e hospitalares entre outros...

Tudo o que for colocado á disposição das crianças deve ter o certificado do Instituti Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) que é a garantia que os objetos não oferecem perigo para as crianças ao manuseá-los.

A brinquedoteca vem de encontro ao desenvolvimento da criança, uma vez que estimula a capacidade de concentração e atenção, estimula a operatividade das crianças, favorece o equilíbrio emocional, sendo que brincar é uma atividade saudável e imprecindível, um direito irrefutável que jamais pode ser negado a uma criança.

"Brincar é a forma da criança dialogar com o mundo."

Kishimoto

Bibliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com