TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A brinquedoteca e sua importancia na educação infantil

Pesquisas Acadêmicas: A brinquedoteca e sua importancia na educação infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 5

2- A BRINQUEDOTECA E SUA IMPORTANCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O ser humano passa por diversas transformações, sendo referenciado de acordo com as atitudes vivenciadas em cada fase da vida. Desde o momento em que o se encontra no ventre da mãe, inicia- se um modo de brincar, utilizando como brinquedo o cordão umbilical, por meio de toques, puxões e apertos, o bebê, em desenvolvimento, começa a criar relação com algo. Ao nascer observa objetos que estimulam essa ação caracterizando a fase da infância. Desse modo o ato de brincar se faz presente em todos os espaços, em diferentes tempos e lugares e de acordo com o contexto histórico e social que a criança está inserida.

Esse meio em que a criança vivencia é o fator determinante para expor as brincadeiras a ser realizadas. Entretanto, a brincadeira não apresentava-se importante, sendo vista apenas como uma atividade banal da criança, porém com o passar do tempo, esse ato infantil de brincar, começou a ser observado como algo que promove o desenvolvimento da criança. Assim o a sociedade, passou a valorizar a brincadeira como forma de aprendizado de maneira lúdica e agradável, pois de acordo com Piaget (1969), não há nada que seja necessário que a criança aprenda que não possa ser instruído brincando. Se algum aprendizado não pode ser transformado em jogos, brincadeiras ou atividades lúdicas, certamente não deverão ser apresentadas para a criança nesse momento.

Nesse contexto, verifica-se que brincando a criança consegue executar suas experiências de forma mais simples e prazerosa, para isso o recurso mais utilizado é o brinquedo, o qual promove a exploração e do aprendizado concreto do mundo exterior, utilizando e estimulando os órgãos dos sentidos, a função sensorial, a função motora e a emocional. A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o lado intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e vivenciar situações emocionais e conflitos sentidos no cotidiano.

Diante disso, torna-se necessário um espaço que permita que a criança sinta-se livre para realizar tais funções, assim inclui-se a presença da brinquedoteca, pois é considerado um espaço lúdico onde a criança brinca livremente estimulando sua criatividade e o desenvolvimento de suas habilidades motoras, imaginativas e cognitivas.

Esse ambiente surgiu em Los Angeles, Estados Unidos em 1934, com objetivo de emprestar brinquedos para crianças que não tinham condições de obter para brincar. Na Suécia, as “Lekoteks” recebem as crianças portadoras de deficiências e ensinam suas famílias a brincarem com intuito de promover estimulação do desenvolvimento. Na Itália, França, Suíça e Bélgica, as “Ludotecas” emprestam brinquedos e recebem visitas de várias crianças. Constatando a presença da brinquedoteca no mundo, observa que foi criada para promover a brincadeira mesmo através de empréstimo de brinquedos, mas sempre ligada à ação lúdica da criança e, consequentemente, ao processo de aprendizagem, já que brincando a criança aprende de forma mais clara e agradável.

No Brasil, esse espaço lúdico nasceu na década de 80. Na brinquedoteca o maior objetivo é promover momentos de prazer e alegria para as pessoas que a visitam e descubram por meio do brincar suas possibilidades lúdicas. Segundo o dicionário Larousse (1992) citado por Dorneles (2011) o termo lúdico vem do Latim - Ludus e traduz-se por jogo, brinquedo, divertimento, passatempo, relativo ao jogo enquanto componente do comportamento humano. Os principais objetivos de uma brinquedoteca é adaptar um local em que a criança brinque sem pressões estimulando sua capacidade de concentração e atenção, o favorecimento do equilíbrio emocional para o desenvolvimento da sociabilidade e criatividade, dar oportunidade para brincar e participar incentivando a valorização do brinquedo com atividades geradoras de desenvolvimento intelectual, emocional e social etc.

Conduto, para que os objetivos da brinquedoteca possam ser colocados em prática é preciso que haja um responsável para manutenção de regras, que cuide do ambiente de forma criativa e construtiva, que organize e classifique os jogos e brinquedos, catalogue os materiais existentes na brinquedoteca, além de ser a pessoa que está mediante a criança para estimula-la a realizar as atividades elaboradas, essas funções são direcionadas ao brinquedista.

Além do brinquedista, a brinquedoteca precisa ser estabelecida normas, para que a criança aprenda o que pode e o que não pode ser realizado nesse local. As normas são acordos preparados pelos integrantes do grupo que beneficiam a todos, ordenando as relações. Esses acordos não são rígidos, estáticos ou preestabelecidos, nem privilegiam alguns em detrimento de outros. As regras condizem com o fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com