TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO LUDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  14/9/2015  •  Artigo  •  3.166 Palavras (13 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 13

       BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO LUDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  VIEIRA, Viviane Ferreira[1]

SIQUEIRA, Simone Bueno de Lara[2]

RESUMO

Esse artigo visa analisar importância da brinquedoteca como ambiente estimulador para as crianças, ao valorizar o brincar livremente, aspecto fundamental do cotidiano infantil. Constitui um espaço privilegiado para a produção de conhecimento sobre a infância e o desenvolvimento infantil ao expor sua própria criatividade através das atividades lúdicas. Esse estudo foi realizado a partir de levantamento bibliográfico, tendo como principais teóricos Kishimoto (1999), Vygotsky (2001) e Santos (1997) ressalta a importância da brinquedoteca, a função que o brincar exerce no desenvolvimento infantil, e ressalva a necessidade de se introduzir nos cursos de formação de profissionais que irão atuar na educação infantil, uma base e uma estrutura curricular lúdica. A Brinquedoteca pode ter várias funções: pedagógica, social e comunitária. Oferecer possibilidade de bons brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade é a função pedagógica. Deve ser um espaço da criança brincar-criar  e aprender que estimule as atividades lúdicas na busca da satisfação de seus desejos. Através desta pesquisa constatou-se que qualquer que seja o tipo de Brinquedoteca, o acervo de brinquedos, as brincadeiras, devem proporcionar a criança, momentos criativos, alegres, com muito prazer e aprendizado.

Palavras chave: Brinquedoteca. Crianças. Brincadeiras.

1INTRODUÇÃO

O presente artigo apresenta a Brinquedoteca como um espaço mediador de aprendizagens fundamental para compor o âmbito escolar infantil, fazendo parte de suas estruturas com práticas educativas que estabelece relacionamento entre professor e aluno, possibilitando aprender, de forma livre, espontânea e prazerosa, situações que devem fazer parte das atividades lúdicas no cotidiano infantil.

Com bases nos estudos feitos sobre o tema, e de acordo com SANTOS (1997), uma Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar os padrões de conduta em relação à criança; É abandonar métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo representa; é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.

A proposta da brinquedoteca destitui do processo de ensino aprendizagem as atividades mecânicas desprovidas de significados.

Vygostsky (2003) defende que a criança necessita de tempo e espaço para identificar e construir sua própria realidade e o faz por meio da prática da fantasia. Brincar é coisa séria. Isso envolve uma atitude por parte dos adultos, seja ela nos momentos planejados, livres ou na atuação pedagógica voltada para a aprendizagem significativa. Nesse sentido, Santos (1997) defende que a formação lúdica valoriza a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade. O adulto vivencia atividades lúdicas revive e resgata com prazer a alegria de brincar.

Nesse sentido, essa pesquisa pretende analisar a importância de um ambiente para estimular a criança a brincar, que comtemple todas as etapas do desenvolvimento infantil sendo um  recurso para os profissionais  da educação infantil para a construção do conhecimento pelos desafios que esse espaço lúdico proporciona.

2  BRINQUEDOTECA

De acordo com Santos (2000), a origem da brinquedoteca surgiu na década de 1930, nos Estados Unidos, quando o dono de uma loja de brinquedos foi reclamar ao diretor de uma escola municipal , o roubo de brinquedos. O diretor concluiu que as crianças que roubam eram por falta de brinquedos para brincar. Assim, inicia-se um serviço comunitário para emprestar brinquedos.

No Brasil, as concepções de Pestalozzi, Froebel e Montessori estimularam a valorização do brincar. Na década de 70, foram criados os primeiros setores de recursos pedagógicos dentro das Apaes, desde então  foram se desenvolvendo perspectivas sobre o brincar e crescendo os espaços lúdicos "Um bom brinquedo é aquele que convida a criança a brincar (CUNHA 2010.p .16)".

A Brinquedoteca é muito mais que um espaço para depositar brinquedos. Tem como objetivo principal estimular o brincar e oferecer variedades de brinquedos e brincadeiras num local organizado que atenda da melhor maneira possível a todos. É um espaço encantador para todos que dele fazem parte, seja criança, professor ou brinquedista.

A criança enquanto brinca naquele prazeroso momento, ela estará adquirindo varias habilidades, expressando seus sentimentos e suas emoções exercendo a troca de informações e experiências com as demais crianças. É um dos poucos lugares onde o lúdico é valorizado, sendo aceitável utilizar a brincadeira e o jogo como elemento estratégico para desenvolver ensino e aprendizagem.

Segundo Kishimoto (1990) apud Carvalho (2011, p. 28);

“Atualmente as brinquedotecas são consideradas espaços de animação sociocultural que se encarregam da transmissão da cultura infantil bem como do desenvolvimento da socialização, integração e construção de representações infantis”.

Na brinquedoteca, os brinquedos e materiais diversos devem ser de acordo com as necessidades e peculiaridades do desenvolvimento infantil, com espaço adequado brinquedos, jogos e outros objetos que estimulem a criança a brincar. É preciso ter o número de brinquedos suficientes para todas as crianças da escola.

Cunha (2010) destaca que o espaço da brinquedoteca pode ser organizado e uma sala ampla, arejada e iluminada, seguir as ideias dos contos pedagógicos e atender aos diversos temas: casinhas, mercados, fantasia. etc.

Nesse sentido, o estudo aprofundado sobre a questão da ludicidade é fundamental para um trabalho dinâmico por parte do educador e para o educando estimular sua imaginação e criatividade.

Ressalta-se a importância do brinquedista ou professor que atua na brinquedoteca, devendo ser observador e mediador das ações, que ocorre por meio da seleção criteriosa dos brinquedos ele deve estar comprometido com valores, princípios e atitudes que influenciarão na formação e na compreensão de Mundo dessas crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com