TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying

Pesquisas Acadêmicas: Bullying. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 5

O BULLYING COMO FENÔMENO CONTEMPORÂNEO: PROBLEMA SOCIAL OU ESCOLAR?

INTRODUÇÃO

Sem tradução para a língua portuguesa, é um estrangeirismo importado da língua inglesa, o bullying é fenômeno mundialmente conhecido. Têm sido um dos temas do comportamento humano mais estudos na contemporaneidade, uma vez que envolve diretamente a relação entre pessoas. Conceitualmente, abrange formas de violência física, psicológica e verbal existentes em muitas comunidades. O preconceito e a exclusão também são marcas dos que o praticam (autor) e dos que são vítimas deste tipo de agressão, cuja motivação recai sob pessoas que apresentam algumas características diferenciais de sua personalidade ou aparência física, poder aquisitivo, cor da pele e até dificuldades de aprendizagem. Segundo Reis e Costa (2011, p.11) o bullying “[...] caracteriza-se pela intenção e duração das agressões, resultando em sofrimento e em relação de poder, já que há uma forma de desigualdade”. Para as mesmas autoras o bullying já é definido como um problema de saúde pública, prática que vem “[...] limitando o elenco não só escolar como também a sociedade de um modo geral” (REIS e COSTA, 2011, p.11).

Um Anteprojeto de Lei que tramita no Senado Federal conceitua o bullying em uma extensa gama de comportamentos violentos e sistemáticos em escolas e outros ambientes sociais, no qual se inclui, além da violência física, e o assédio moral, uma questão recorrente no relacionamento de pessoas no serviço público. Segundo Farenza (2008, apud Reis e Costa, 2011, p. 11) entende-se por bullying os seguintes comportamentos:

[...] bater, empurrar, dar pontapés, insultar, chamar nomes, faltar ao respeito, espalhar histórias humilhantes, contar segredos, ameaçar - enviar mensagens ameaçadoras; mentir para implicar, excluir - ignorar o colega; roubar com recurso à força, furtar objetos (roubo sem que seja percebido pela criança ou jovem que tem os objetos em seu poder ou, sendo percebido não foi assumida qualquer reação); pedir dinheiro, não tendo qualquer intenção de devolver (FARENZA, 2008, apud REIS e COSTA, 2011, p. 11).

Os conceitos acima chamam a atenção para uma questão fundamental sobre o bullying. Ou seja, fenômeno antes considerando restrito ao ambiente escolar é hoje, aceito como variável que pode ocorrer na relação entre estudantes, entre professores e alunos, portanto, restrito ao ambiente escolar, mas também entre adultos em um ambiente profissional qualquer. Albino e Terêncio (2009, p. 2), interpretam que o fato de o bullying ter extrapolado os limites dos ambientes escolares e acadêmicos, e invadido as relações mais gerais entre pessoas, revela que o fenômeno “[...] é um importante aspecto da violência social, cujo crescimento vem despertando atenção à necessidade de seu enfrentamento” (ALBINO e TERÊNCIO, 2009, p. 2).

Uma observação que este estudo chama a atenção é o fato de a maioria das pesquisas dar ênfase a fatores mais gerais à prática de bullying, como fatores econômicos, sociais, culturais e individuais, como sua sustentação principal. Pergunta-se se as influências familiares, de colegas, da escola e da comunidade, as relações de desigualdade e de poder, a relação negativa com os pais, parecem ainda não compor variáveis consideradas importantes para análise deste fenômeno.

Com o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação ao alcance de um maior número de pessoas, a Web (rede mundial de computadores) tem sido também um veículo usado para praticar o cyberbullying. Traduz-se, pelo uso da rede computadores, por meios de celulares, computadores e redes de relacionamento social, conectados a internet, para manifestar insultos e violências, e outras formas de comportamento que também caracterizam o bullying.

O FENÔMENO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

O bullying no ambiente escolar pode ser classificado como direto, com agressões físicas ou verbais sendo praticado diretamente ao alvo presente, ou indireta,O BULLYING COMO FENÔMENO CONTEMPORÂNEO: PROBLEMA SOCIAL OU ESCOLAR?

Camille Pantoja Cavalcante, Edivan Barros de Andrade,

Henrique Viana do Nascimento, Júlio Cesar Cardoso,

Joaquina Lopes da Silva e Plinio Quaresma.

INTRODUÇÃO

Sem tradução para a língua portuguesa, é um estrangeirismo importado da língua inglesa, o bullying é fenômeno mundialmente conhecido. Têm sido um dos temas do comportamento hom a vergonha, medo, depressão e ansiedade, dificultando dessa forma que peça ajuda ou receba ajuda.

Autor (agressor), ele é tipicamente popular, mais forte, dominador, controlador, agressivo com qualquer pessoa, impulsivo, egocêntrico, egoísta, sentindo prazer em causar danos e sofrimentos. Vem de lar desestruturado, permissivo demais, sofrendo agressões verbais ou físicas que acabam tomando para si esse modo de firmar seu poder. Alvo/autor (vitima/agressor), é a vitima que de tanto sofrer com os atos de bullying

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com