TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying

Projeto de pesquisa: Bullying. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

BULLYING

MANAUS

2014

DANIELE PASSOS

BULLYING

Trabalho solicitado, elaborado e apresentado à disciplina de Tópicos Especiais Pedagógicos, como pre requisito para obter nota parcial neste 8º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro.

Orientadora profª: Maria Rosinete

MANAUS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. BULLYING 5

1.1 O que é? 5

2. Por que se pratica o bullying? 5

3. Bullying com agressão física e moral 5

4. Consequências do bullying 6

4.1 O que fazer para evitar o bullying? 6

5. O que o professor pode fazer caso se depare com esta situação? 7

6. A Conversa com os pais dos alunos envolvidos 8

7. Bulliyng entre professor e aluno 8

8. Bullyng é crime 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

Quem nunca sofreu algum tipo de comentários maldoso quando criança? A maioria dos estudantes já passaram por isso. Antigamente não se ligava muito para estas agressões, se dizia que passaria com o tempo. Mas muitas pessoas formaram personalidades diferentes do que costumavam ser por causa de perseguições acompanhadas de chacotas e muita humilhação.

O Bullying como é conhecido este tipo de agressão, seja ela física ou moral, foi criando cada vez mais adeptos dessa pratica tão destrutiva para a mora l da vítima.

O ambiente escolar é mais comum, seguido pelo ambiente de trabalho. Há crianças que sofrem perseguição pela parte dos professores, que também ridicularizam o aluno, abrindo o caminho para os demais colegas.

Através do conteúdo a seguir vamos abordar um pouco mais essa pratica, e saber como evita-la, e se caso for , como punir o agressor. Vejamos.

1. BULLYING

1.1 O que é?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

2. Por que se pratica o bullying?

Na maioria das vezes o agressor quer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, sente-se satisfeito com a opressão do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.

3. Bullying com agressão física e moral

Ambas as agressões são graves e causam danos ao alvo do bullying. Por ter consequências imediatas e facilmente visíveis, a violência física muitas vezes é considerada mais grave do que um xingamento ou uma fofoca.

A dificuldade que a escola encontra é justamente porque o professor também vê uma blusa rasgada ou um material furtado como algo concreto. Não percebe que uma exclusão, por exemplo, é tão dolorida quanto ou até mais.

Os jovens também podem repetir esse mesmo raciocínio e a escola deve permanecer alerta aos comportamentos moralmente abusivos.

Alunos com deficiência - Conversar abertamente sobre a deficiência é uma ação que deve ser cotidiana na escola. O bullying contra esse público costuma ser estimulado pela falta de conhecimento sobre as deficiências, sejam elas físicas ou intelectuais, e, em boa parte, pelo preconceito trazido de casa. É normal os alunos reagirem negativamente diante de uma situação desconhecida. Cabe ao educador estabelecer limites para essas reações e buscar erradicá-las não pela imposição, mas por meio da conscientização e do esclarecimento.

Não se trata de estabelecer vítimas e culpados quando o assunto é o bullying. Isso só reforça uma situação polarizada e não ajuda em nada a resolução dos conflitos. Melhor do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com