TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying

Projeto de pesquisa: Bullying. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 11

Bullying

1.Conceito e Terminologia

Bullying é uma ação praticada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais, com o objetivo de intimidar ou agredir a pessoa que não tem a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Os autores das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.

Segundo a Psicóloga Angela Soligo, conceitua o termo da seguinte forma:

“…na base do bullying está alguma forma de preconceito. São em geral vítimas de bullying aquelas crianças ou adolescentes que carregam alguma marca desvalorizada socialmente: negros, gordos, portadores de certas deficiências ou dificuldades, meninas em alguns contextos, muito pobres, etc.”A situação se torna ainda mais grave quando o alvo é uma criança ou um jovem com algum tipo de deficiência - que nem sempre têm habilidade física ou emocional para lidar com as agressões. Tais atitudes costumam ser impulsionadas pela falta de conhecimento sobre as deficiências, sejam elas físicas ou intelectuais, e, em boa parte, pelo preconceito trazido de casa. E por tratar-se de um tema polemico, vem ganhando grande espaço em discussões de especialistas em educação e outros profissionais, que buscam combater a sua incidência nos vários ambientes.

2. Locais e Apelidos.

O bullying pode acontecer em diversos locais como escolas, universidades, ambientes de trabalho, em ambientes familiares, ambientes militares, vizinhança e de policia, e até mesmo em ambientes públicos. Vale exemplificar cada item mencionado sobre os locais, a seguir:

• Escolas: em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente. Onde grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas criados para humilhar os colegas. 

• Local de trabalho: algumas vezes chamado de "Bullying Adulto", muitos consideram isso como parte do assédio moral.

• Ciberespaço: cyberbullying ocorre em e-mail, mensagens de texto de celulares e pagers

• Vizinhança: Entre vizinhos, o bullying normalmente toma a forma de intimidação por comportamento inconveniente.

• Política: O bullying entre países ocorre quando um país decide impor sua vontade a outro. Isto é feito normalmente com o uso de força militar.

• Militar: uso de força física ouabuso de autoridade para intimidar os outros.

E no tocante aos apelidos, ocorre quando um ou mais alunos xingam, agridem fisicamente ou isolam um colega, além de colocar apelidos grosseiros. O uso de apelidos pejorativos, humilhações apontando diferenças individuais (especialmente as físicas) ou comparações grotescas de pessoas/personagens em textos da literatura de comédia, tiram risos inusitados ou programados do leitor ou espectador. Um bom exemplo disto são os famosos pequenos livros de piadas vendidos em bancas de jornal, cujas páginas brincam grotescamente com as louras, com os homossexuais, os portugueses, os negros e etc. Ou ainda, se formos na literatura voltada para o teatro, podemos encontrar, por exemplo, os apelidos pejorativos dos personagens no teatro popular de Ariano Suassuna: Euricão Engole-cobra, João Grilo (que é chamado de amarelo) e assim por diante.

E se observarmos no caso em tela, podemos de alguma forma, identificar a presença do Bullying, e, principalmente, quando esta fatalidade é apresentada comicamente, e que muitas vezes, acontecem no dia a dia.

3. Tipos de Bullying

a) Física: empurrar, socar, chutar, beliscar, bater;

b) Verbal: apelidar, xingar, insultar, zoar;

c) Material: destroçar, estragar, furtar, roubar;

d) Moral: difamar, disseminar rumores, caluniar;

e) Psicológica: ignorar, excluir, isolar, perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, tiranizar, chantagear, manipular, ameaçar, discriminar, ridicularizar;

f) Sexual: assediar, induzir e/ou abusar; e

g) Virtual: divulgar imagens, criar comunidades, enviarmensagens, invadir a privacidade (cyberbullying – bullying praticado por meio da internet e de celulares, geralmente de forma anônima.)

4. Caracteristicas de Bullying 

1) Agressão física e/ou psicológica: existem dois tipos de agressões no bullying, a direta (física) e a indireta (psicológica e verbal). A agressão direta envolve contato físico, sendo, por isso, mais evidente. Acontece por meio de socos, pontapés, beliscões, empurrões ou outros tipos de comportamento, como prender uma pessoa em um armário ou em um cômodo. A agressão indireta é mais sutil e, por isso, difícil de identificar. Ela ocorre normalmente sem contato físico, através de fofocas, difamações, rotulações pejorativas e exclusão social.

2) Entre pares: o bullying acontece dentro de um contexto no qual os envolvidos se encontram no mesmo patamar de força. Não existe uma função hierárquica que possa impedir ou incentivar determinada atitude, no que se refere a agredir ou ser agredido.

3) Intencionalidade: o autor de bullying possui clareza de seus atos e sabe que o alvo das suas agressões não gosta de suas atitudes, mas, mesmo assim, as faz. Agride para ganhar o destaque na turma, os seus pares.

4)Repetição, freqüência: É comum, no bullying, que os alvos sejam agredidos ou ridicularizados todos os meses, semanas ou, até mesmo, várias vezes ao dia. Essas agressões ocorrem no intervalo das aulas, na entrada e saída do colégio e em outros espaços escolares como, a própria sala de aula.

5)Violência gratuita: o alvo de bullying não precisa motivar as agressões sofridas. O autor agrideporque quer se aparecer e, para isso, diminui e menospreza o outro gratuitamente, sem motivação aparente.

6) Violência Velada: outra característica do bullying é que ele acontece escondido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com