TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying E Suas Conseguencias Finais

Casos: Bullying E Suas Conseguencias Finais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este desafio tem como finalidade a análise do estudo sobre a Estrutura e organização da Educação Brasileira, educação e diversidade organizacional da educação básica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) nº. 9394/96 que regulamenta e divide o sistema educacional em educação básica e educação superior, a básica subdivide-se em: educação infantil, ensino fundamental que se subdivide em fundamental menor de 1º ao 5º ano e fundamental maior do 6º ao 9º ano, além, do ensino médio constituído de três séries com propósito de preparar o educando para a vida e posterior continuidade dos estudos na modalidade de ensino superior. Nossa Constituição Federal nos mostra os direitos humanos e as liberdades fundamentais, tais como a liberdade de expressão, informação e comunicação, bem como a possibilidade dos indivíduos de escolherem expressões culturais.

Tem como objetivo estudar a relação entre educação e cultura, entender a sociedade multicultural, diversidade no âmbito das salas de aulas, relação entre educação e cultura, perspectiva intercultural, propostas pedagógicas para se trabalhar com a diversidade.

Aprender a conviver significa respeito e abertura para as relações humanas, significa habilidade pessoal de permitir a aproximação e não o afastamento do outro, através da empatia, do respeito, das formas alternativas de vida, da escuta, do diálogo, do interesse, etc., tendo sempre por base o envolvimento com a diferença sem qualquer preconceito.

O Multiculturalismo, no que diz respeito à diversidade, tem como aliada a escola, pois neste contexto, a escola é o espaço das identidades. A diversidade é um tema emergente no século XXI, por isso, na escola na cultura acadêmica e no meio social como um todo é preciso exercitar a ética, escola e sociedade são espaços de entrecruzamento de culturas.

Por fim, este trabalho tem por objetivo analisar a educação para uma sociedade multicultural, tendo como referência nossa ação o desenvolvimento e atitudes baseadas no respeito com as diversidades.

Desenvolvimento

Passo1

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) - A igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos;

- A compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história;

- Ao diálogo, via fundamental para entendimento entre diferentes, com a finalidade de negociações, tendo em vista objetivos comum; visando a uma sociedade justa.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

- Garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania.

- Questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é saber qual conhecimento de ser ensinado e ao se tratar de políticas voltadas para educação e cultura.

-Discurso de reforma cria a expectativa em relação a movimento, mudança, transformação.

Diretrizes Curriculares Nacionais para

a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

- A correção das desigualdades

- Reconhecimento e valorização: da história, da cultura e da identidade dos diversos grupos éticos.

- Um Estado propulsor das transformações sociais.

- Que saiba sua responsabilidade em mudar o quadro de discriminação.

- Tarefa do Estado e da Escola de superar as desigualdades raciais.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1. - Desenvolver uma imagem positiva de si.

- Descobrir e conhecer, progressivamente, seu próprio corpo.

- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças.

- Estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais.

- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade.

- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação.

- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação diante delas e valorizando a diversidade.

Passo 2

Título: Comemoração do dia das Mães da escola Júlia Lopes.

Disponível em: http://www.clicsoledade.com.br/clicnews/?pg=ler&id=7537

Acesso em: 23/03/2014.

Análise crítica:

No que diz respeito à comemoração do dia das mães da Escola Júlia Lopes, sabemos que é muito comum que os educadores, coordenadores, planejem festas para homenagear as mães. Porém é desejável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com