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Burle Marx E O Jardim De Cavanelas

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Por:   •  27/1/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

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Jardins da Residência Edmundo Cavanellas: uma potencialização

Nos jardins da residência Edmundo Cavanellas em Pedro do Rio (1954), o projeto paisagístico de

Burle Marx responde à arquitetura flexível e ao mesmo tempo rigorosa de Oscar Niemeyer de

duas maneiras diferentes. Canteiros sinuosos ocupam a parte oeste do jardim, enquanto o

tabuleiro e piscina geométricos ocupam a parte leste. A arquitetura funciona como elemento

separador e ao mesmo tempo integrador destas duas áreas aparentemente dissonantes que,

porém mantêm uma relação entre si e com a construção.

É importante ressaltar que o terreno em questão localiza-se em um vale, e a arquitetura é

implantada transversalmente a este, cortando-o. Neste projeto, o percurso de chegada é

fundamental, a apreensão do jardim ocorre através de um promenade. Num primeiro momento de

aproximação, o vale é avistado a partir de cima, e tem-se a visão global do conjunto. Chega-se à

residência primeiramente pela parte geometrizada do jardim, extremamente cartesiana, que evoca

um aparente distanciamento da fluidez da natureza. Neste jardim, planos e volumes de plantas

são disciplinados a partir de uma malha rígida.

Figura 6: Jardim geométrico. Residência Edmundo Cavanellas

Pedro do Rio, 1954

Passando através da arquitetura, que neste caso tem um papel divisor entre as áreas, chega-se

ao desenho curvilíneo livre e colorido, que se integra na topografia. Um novo ritmo é ditado por

esta paisagem, num processo de naturalização. Esta naturalização, no entanto, é extremamente

ambígua, no sentido em que o observador é guiado por estas curvas artificiais impostas pela mão

do artista. O olhar é então encaminhando para um terceiro momento, ainda com linhas sinuosas,

que agrega o lago e as montanhas circundantes. A paisagem se apresenta como uma

continuação e se dilui na vastidão da topografia do entorno.

Figura 7: Jardim orgânico. Residência Edmundo Cavanellas

Pedro do Rio, 1954

A arquitetura, neste projeto, ao mesmo tempo em que separa esta paisagem com ritmos tão

diferentes, as une, uma vez que através dela, por sua transparência, se apreende o lado oposto.

Assim,

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