TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burocracia

Tese: Burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Tese  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese.

(1)- Roman,1998,explica quem foi o percursor da burocracia organizacional. (2)-Ele também define burocracia segundo o povo brasileiro, sua história e seus princípios, também define a desburocratização.

(3)-Cunha diferencia burocracia do burocratismo.

(4)-Roman diferencia retorica persuasiva de retorica ornamental.

(5)-Ele descreve comunicação ascendente de descendente.

(6)-Explica a gramática burocrática e cita a utilização da linguagem.

(7)-Roman aplica as novas tecnologias nas organizações e da dicas para uma redação administrativa de qualidade.

Citações.(1)-“(...)Max Weber foi o primeiro a examinar a natureza da organização burocrática, considerando o tipo mais adequado de organização para empresas do governo, departamentos e instituições públicas e privadas.”

(2)-“(...)O povo brasileiro tem uma grande aversão pela burocracia, passou a identifica-la como ’complicação, morosidade no desempenho do serviço administrativo ‘,papelório ,excesso de formalismo(...)”

“(...)A burocracia no Brasil obedece à leis, decretos, regulamentos e portarias que determinam tudo minuciosamente (...)Princípios burocráticos: Conjunto de regras que asseguram a disciplina no trabalho tolhendo a espontaneidade e a criatividade de seus membros.(...)

(...)Desburocratizar não é meramente racionalizar e reorganizar a burocracia:’ desburocratizar implica modificar a própria estrutura do poder e a forma por que é exercido dentro da administração’.

(...)”

(3)-“(...)Burocratismo, é exatamente o uso excessivo do sistema burocrático .E, ainda ,da importância , para o administrador ,de perceber o excesso de burocracia e de romper com o exagero ,concedendo maior competitividade à empresa em que atua.”

(4)-“(...)Retorica persuasiva e retórica ornamental: a primeira visa ao convencimento através dos argumentos; a segunda busca também o convencimento ,mas através do discurso ostentoso(...)”

(5)-“(..)Comunicação ascendente: o contato com o núcleo do poder será de forma apenas respeitosa, mas aduladora.A comunicação decrescente, por sua vez será composta basicamente de ordens a serem obedecidas . (...) A comunicação é um diferencial competitivo na conquista e fidelização do cliente.(...)Na comunicação interna, ainda é forte a utilização das regras redacionais do burocratês.”

(6)-“(...)Percebe-se nas mensagens que o redator, temendo ser vulgar, evita escrever de modo simples e direto. Não é o uso de frases sinteticamente complexas eu torna o pensamento mais rico. A clareza do pensamento se manifesta através de textos que,lidos, são facilmente entendidos pelo leitor.(...)

(...)No passado, citávamos expressões em latim para enobrecer os textos. Nas empresas, substituímos o latim pelo inglês. O que deve ser combatido é o exagero de citações em inglês, colocadas nos textos com a pretensão de mostrar sintonia com as ideias administrativas dos gurus americanos. Se passarmosa utilizar linguagem simples nos textos administrativos, o processo de trabalho ganha em eficácia.

(...)Na falta de latinismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com