TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burocracia no mundo moderno

Tese: Burocracia no mundo moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Tese  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. Introdução..................................................1

2. A burocracia no mundo atual.....................2

3. Teoria de dente de engrenagem..................3

4. Transformações nos órgãos públicos.........4

5. Modelo de gestão poupa tempo.................5

6. Referencias bibliográficas.........................7

1. Introdução

Neste trabalho abordaremos o significado da burocracia, onde iremos detalhar o ponto de vista da sociedade e de Max Webber. Falaremos também da teoria do dente de engrenagem teoria esta que nos faz relacionar com o princípio da impessoalidade, trará o conceito dos agentes públicos, sua história e principais funções e abordaremos sobre o modelo de gestão do Brasil e do mundo.

2. A burocracia no mundo atual.

A burocracia no mundo atual significa a eficiência, rapidez e competência, ou seja, é a forma mais racional de exercício de dominação porque nela tecnicamente se alcança o máximo de rendimento em virtude da precisão, não apenas no setor privado, mas também no setor público, continuidade, disciplina, rigor, confiabilidade, intensidade, e extensibilidade dos serviços. Tecnicamente a burocracia é superior a todas as formas de organização, não há nenhuma estrutura que ordene a vida melhor que ela e o meio de poder mais altamente desenvolvido.

O burocrata atual visa o aperfeiçoamento dos diplomas, o clamor pela criação de atestados de formação em todas as áreas, em geral servem a constituição de uma camada privilegiada nos escritórios públicos e privada. O funcionário de ter capacidade plena de trabalho e disponibilidade integral para exercer suas atividades, sua nomeação deve obedecer ao critério técnico, deve decorrer de um bom resultado em exames prévios e depois de nomeado ele tem o dever de cumprir suas obrigações da melhor forma possível. A burocracia aparece como ponto positivo nesse aspecto, como uma base na luta de direito ao cargo, tentando fazer transparentes os meios de ingresso no serviço publico evitando demissão arbitrária, baseadas em fundamentos pessoais.

3. Teoria de dente de engrenagem.

Hannah Arendt que criou a teoria de dente de engrenagem, cada pessoa deve ser descartada sem mudar o sistema as causas e conseqüências dessa teoria nas empresas geram muita rotatividade e gastos como: novas seleções, treinamento, insatisfação dos clientes, desligamento e substituições, perda do clima ambiental de trabalho e gerando insegurança nas pessoas quanto a sua permanência na empresa, levando a uma queda de produtividade. Outro fator importante é a redução de tempo que se gasta na capacitação de novos colaboradores, ganhando com isso maior produtividade para desempenhar as atividades para as quais a empresa foi contratada. As empresas são constituídas de pessoas, pela motivação, a liderança e a comunicação que são os principais meios de orientar as pessoas dentro das empresas, motivação gera satisfação na vida profissional e pessoal, desempenhando excelente satisfação para as empresas o individuo se sente a respeito do cargo a realização profissional, o reconhecimento, progresso profissional e responsabilidade e dentro da empresa espera ter condições de trabalho adequado, salário de acordo com seu cargo, relações de inteira harmonia com os supervisores, gerentes e obter vários benefícios.

Algumas ações podem aumentar a satisfação das pessoas em pertencerem à organização visando contribuir para a maior retenção de profissionais, e conseqüentemente do conhecimento tácito, que é mais valioso nas organizações.

Mudanças ocorrem constantemente e seremos obrigados a cada dia adaptar-nos a elas para conquistarmos os resultados planejados.

Nas organizações como em projetos vemos que as carreiras dos profissionais passam por diversas fases, cada indivíduo pretende guiar sua seqüência conforme seus desejos e necessidades, mas o mercado de trabalho interfere bruscamente nestes desejos, onde os movimentos internos e externos são determinantes para as ações.

4. Transformações nos órgãos públicos.

As transformações no mundo atual apontam, no setor público, significativas mudanças de paradigmas, com os novos enfoques, como flexibilidade de gestão, agilidade de decisão, transparência controle social, avaliação de resultados, valorização da competência, aumento da eficiência, enfoque no cidadão, gestão compartilhada, gestão de pessoas, e ética como forma de prevalência da moralidade.

Tempos atrás, existia funcionário mal-humorado, acomodado, alheios às tarefas que deviam ser executadas, e bem pagos. Esse perfil negativo do servidor publico, embora fortemente disseminado, esta mudando. E, se depender da nova geração de candidatos às vagas em órgãos públicos, ele já não coincide mais com a realidade. Hoje, os novos candidatos buscam mais que isso quando deixaram a iniciativa privada de lado. Eles têm um desejo de tomar nas mãos o rumo do País. O Jovem se sente atraído pela seleção democrática e pela falta de exigência de experiência anterior.

A ampliação da transparência das contas públicas esta incentivando os novos candidatos a migrarem do setor privado para o público. Os jovens sabem que o setor público tem como investir em áreas de pesquisa tecnológica e infraestrutura colocarem em pratica o espírito de liderança e de empreendedor logo no inicio de carreira também atrai cada vez mais candidatos as vagas públicas, já que exercer cargos que desempenham funções como essas no setor privado demanda mais tempo. Para conseguir isso a pessoa deve investir em educação e ter comprometimento.

No funcionalismo ou nas empresas privadas, a evolução da sua carreira é determinada pela sua atitude e comprometimento. Governo e comunidade têm procurado andar juntos por meio de audiências públicas, saber das opiniões para melhor desenvolver o trabalho do agente a fim de garantir um trabalho satisfatório envolvendo gestão pública, administração pública e sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com