TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CADEIA DE SUPRIMENTOS

Trabalho Escolar: CADEIA DE SUPRIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

O significado e objetivo da cadeia de suprimentos.

A Cadeia de suprimentos é o processo que envolve desde a necessidade do consumidor em consumir determinado produto até todos os processos de fabricação até que o produto fique disponível para o cliente.

Abrange todas as atividades que se envolvem com o fluxo de transformação de mercadorias, temos tanto fluxo de materiais como fluxo de informações circulando por toda a cadeia.

Este fluxo pode partir do fornecedor para a fábrica e por sua vez para o atacado/varejo ou ao cliente final, também pode ocorrer reversamente.

Informações estas que são importantes para que não se tenha um fluxo maior ou menor de materiais necessários.

A cadeia de suprimentos é uma cadeia completa, abrange todo o processo de produção de um bem fisico ou de um serviço desde o estágio materia prima até o estagio de entrega para o consumidor final

Tem como objetivo satisfazer o cliente e gerar lucro, a cadeia de suprimentos deve maximizar o valor geral gerado, quanto maior sua lucratividade mais bem sucedida ela é, isso deve ser medido em termos de lucratividade como um todo, não apenas em um estágio individual da cadeia.

Os estagios de uma cadeia de suprimentos são: fornecedor; fabricante; distribuidor; varejista e clientes.

A fonte de receita de uma cadeia de suprimento é sempre uma: o cliente.

A cadeia de suprimentos abrange: compras, programação de produção, processamento de pedidos, gerenciamento de estoque, transporte, armazenagem e serviço ao cliente.

Conclusão:

A cadeia de suprimentos tornou-se a nova fronteira dos negocios.

Oferece vantagem competitiva, capaz de gerar mais valor que os concorrentes:

VALOR = BENEFICIO – CUSTO.

PROPENSÃO GASTO

MAXÍMA A PAGAR PARA PRODUZIR

É indispensável para o controle dos processos, indispensável para o sucesso desde a compra da materia prima até entregar se fato ao cliente a encomenda na hora e dia exatos.

O fluxo de informações que uma cadeia de suprimentos contém permite-se maximizar os custos e ganhos, quando por exemplo é possível controlar que não se tenha mais matéria prima que o necessário, e tão pouco que falte a materia prima suficiente.

A má administração da cadeia de suprimentos podem gerar grandes prejuizos as organizações como por exemplo a nike que Em maio de 2001, a anunciou que havia sofrido perda nas vendas no trimestre anterior por causa de problemas em sua cadeia de suprimentos. 0 valor da perda foi expressivo: US$ 100 milhões.

O gerenciamento da cadeia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com