TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CADEIA DE SUPRIMENTOS E SEU ESPAÇO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Monografias: CADEIA DE SUPRIMENTOS E SEU ESPAÇO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 9

CADEIA DE SUPRIMENTOS E SEU ESPAÇO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

BARBOSA, Camila

CASTRO, Sergio Francisco de Oliveira de

FRABETTI, João Luiz

OLIVEIRA, Gabriel Antonio Bom

SARAIVA, Antonio Wanderlan Pereira

RESUMO

O artigo a ser apresentado traz dados referentes à cadeia de suprimentos e seu espaço dentro das organizações, especificando suas aplicações, objetivo, importância e os benefícios que proporcionam as empresas. A Cadeia de Suprimentos traz também elementos indispensáveis para que sua implantação supra a demanda de consumidores, fazendo com o que as organizações atinjam a lucratividade e se torne competitiva no mercado.

A cadeia de suprimento mais elaborada e atualizada pode tornar a organização que a optou ser mais globalizada, devido à quantidade de mercadorias e serviços diferenciados que estão atrás de suas patentes mais desejadas e famosas, podendo assim, atrair cada vez mais consumidores.

Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos, Demanda, Clientes e Fornecedores.

ABSTRACT

The article presents data to be presented regarding the supply chain and its place with in organizations, specifying its application, purpose, importance and benefits that companies provide. The Supply Chain also provides elements necessary for its deployment above the demand of consumers, so that organizations achieve profitability and become competitive in the market.

The supply chain more elaborate and up can make the organization that chose to be more globalized, because the quantity of goods and services that are differentiated patents behind their most desirable and famous, thus being able to attract more consumers.

Key words: Supply Chain, Demand, Customers and Suppliers.

1. INTRODUÇÃO

Cadeia de suprimento refere-se às atividades de transformação e fluxos de produtos e serviços, que surge desde fornecedores de matéria-prima até o produto final. Neste processo, as organizações componentes da cadeia de suprimentos devem ter uma base de confiança e comprometimento, de forma que aprimore o elo do relacionamento. Seu foco é a preocupação com a produção, venda e sua distribuição. (Simchi-Levi, 2000, apud Souza, Carvalho, Liboreiro, 2006).

Segundo Nazário (1999) apud Souza, Carvalho, Liboreiro (2006), “maximizar a utilização de ativos, maximizar a utilização da atual cadeia de suprimentos incluindo a tecnologia da informação, temos nos anos 1970 preocupações voltadas à eficiência dos objetivos operacionais. Nos anos 1980, a eficiência estratégica foi a preocupação. Nessa época, sistemas como reservas de passagens aéreas funcionaram como uma forte vantagem competitiva. Hoje, a gestão da cadeia de suprimentos é um bom exemplo onde ambos, objetivos e utilização de tecnologias da informação, contêm aspectos de eficiência operacional e estratégica.”

Contudo, este artigo apresentará dados básicos referentes à composição das cadeias de suprimentos, características necessárias para sua utilização, recursos para a implantação da cadeia para tornar conhecida para os participantes e mostrar resultados de funcionamento após sua implantação.

2. A CADEIA DE SUPRIMENTOS

Cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, é constituída por um conjunto de organizações que na maioria são fornecedores, que supri as necessidades de uma organização que produz e distribui produtos e/ou serviços comercializados. Desta forma a cadeia de suprimentos pode ser definida como o ciclo de vida de processos que abrangem fluxos físicos, financeiros, informativos e de conhecimento, e as organizações que a utilizam têm como o objetivo à satisfação das expectativas do consumidor final na aquisição de produtos e serviços. É papel da cadeia de suprimentos controla o fluxo de informações e produtos de forma a equilibrá-los, evitando assim oscilações na demanda, objetivando o aumento os resultados como um todo, ou seja, as receitas e os custos como um valor global.

“Toda cadeia de suprimentos é formada por elos que devem ser mantidos sempre muito bem coesos, pois se um deles se rompe, toda a cadeia é afetada. Então é muito importante manter uma boa administração em todos os níveis, para que eles possam assegurar uma boa desenvoltura e suprir com as necessidades de todos os envolvidos com a cadeia, devido também a interdependência de cada elo para com os resultados finais. Uma das tarefas mais difíceis dentro de uma empresa é ter uma cadeia de suprimentos bem equilibrada, balanceada, isto é, com elos firmes que mantenham estabilidade e uma racionalidade quando da tomada de decisões.” (Abreu, 2009).

A estruturação de uma cadeia de suprimentos exige que a empresa conheça algumas informações sobre a sua aplicação, como o tipo de demandas a serem atendidas, o nível dos serviços requeridos pelo consumidor final, a localização da maior parte de seus clientes, os custos envolvidos, dentre outros. Uma cadeia de suprimentos deve conter alguns elementos básicos, os quais são expostos por Brustello (2006) como sendo:

Produção: a empresa deve se focar na produção de produtos procurados pelos consumidores e o que a demanda de mercado exige, como qualidade, valores, quantidades, etc.

Fornecedor: a organização deve buscar por fornecedores que possam produzir com capacidade focando a economia e a eficiência dos produtos necessários, onde a terceirização é um item relevante quando a empresa não tem como objetivo a fabricação de determinados tipos de componentes dos produtos fabricados.

Estoque: a partir desse ponto a empresa deve concentrar–se em um equilíbrio entre controlar um grande estoque, o qual envolve em alto custo para a mesma, ou não controlar, quando não há necessidade, um exemplo, estoque enxuto

(por encomenda), havendo o comprometimento da capacidade de atendimento da demanda.

Localização: a empresa deve decidir onde serão implantadas suas instalações, dependendo assim de sua demanda de mercado e satisfação dos clientes, onde devem ser consideras a localização das linhas de produção, dos centros de distribuição e de estoques.

Transporte: a empresa deve buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com